12261
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, iremos verificar com nossos alunos as diferentes formas de vibração do ar nos instrumentos musicais produzindo com eles alguns exemplos dos mesmos utilizando materiais recicláveis. Para iniciar, conversaremos com eles sobre música e orquestra, valorizando sempre questões relacionadas ao tema principal: a produção do som nos instrumentos musicais. Você pode acessar o link http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/ onde você encontrará alguns instrumentos musicais, com imagens e comentários curiosos sobre cada instrumento.

Materiais necessários para a aula: Um equipamento de som (para reproduzir a música do Contexto), rolo de barbante, copos plásticos de diversos tamanhos, um pacote de bexigas (balões), caixas variadas, elástico amarelo (de dinheiro), grãos (arroz, feijão…), palitos de churrasco, palitos de picolé, canudos, rolinhos de papel higiênico, garrafa PET, fita adesiva e papel.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para iniciar a aula, você poderá apresentar o tema apresentando este slide. Você poderá perguntar a eles se o que já sabem sobre uma orquestra:
1. Parte do teatro grego, localizada entre o público e o palco, na qual ficavam os músicos e o coro e realizavam-se bailes e danças. 2. Lugar reservado aos senadores e magistrados no teatro romano. Ou, também: O conjunto de instrumentistas que executam peças musicais camerísticas, sinfônicas e operísticas, geralmente sob a regência de um maestro. Fonte: Dicionário Google. Alguns alunos, além de saber o que é uma orquestra, já podem ter visto uma apresentação. Valorize as experiências deles e peça que eles compartilhem com os colegas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coloque uma música orquestrada para que os alunos ouçam. Segue link como sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=9x9gjFadhH8 . Esta é uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (música Garota de Ipanema). Neste momento, será interessante fazer com que os alunos ouçam a música e tentem distinguir os instrumentos presentes na orquestra. Caso a música somente não seja suficiente para que os alunos identifiquem os instrumentos, você poderá colocar o vídeo e pedir que eles enumerem os instrumentos vistos. Quais as diferenças entre estes instrumentos? Uma curiosidade interessante seria compartilhar com os alunos a diferença entre orquestra sinfônica, orquestra filarmônica e orquestra de câmara: o tamanho da orquestra (número de instrumentos), os tipos músico (profissionais e amadores) e o financiamento da orquestra (de vínculo público ou privado) diferem estes três tipos de orquestra. Você pode ler mais sobre o assunto em https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-a-diferenca-entre-orquestra-sinfonica-filarmonica-e-de-camara/ e em https://blogs.gazetaonline.com.br/blogdomaestro/70/orquestra-sinfonica-ou-filarmonica-qual-a-diferenca/ .

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Partindo do contexto, faça a Questão disparadora aos alunos e verifique o que eles já sabem sobre o assunto. Algum aluno toca um instrumento musical? Que experiências musicais os alunos já possuem? Os instrumentos musicais possuem formas iguais? E os materiais dos quais são feitos, são iguais?
Peça que projetem hipóteses sobre a produção do som para as três classes de instrumentos musicais: de sopro, de percussão e de cordas, mas sem citar estas classificações. Dê exemplos como o clarinete, a bateria e o violino (respectivamente). Como o som é produzido em cada um destes instrumentos? O som de cada instrumento é diferente pois suas estruturas fazem o ar vibrar de formas diferentes. Iremos testar as vibrações de cada um no próximo passo, no Mão na massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Disponibilize para os alunos os materiais solicitados para a aula (ou peça que eles os levem para a sala de aula). Peça a eles que formem duplas e utilizem os materiais disponíveis para construir um instrumento musical. Após a construção dos instrumentos, peça que os alunos os testem (fazendo música) e sintam ou observem a vibração neste instrumento. Os alunos poderão trocar os instrumentos entre si para observar as diferentes vibrações que serão demonstradas. O plano de aula CIE03_01ME02 trata de duas das propriedades do som: frequência e intensidade. Se esta aula já foi aplicada em sua turma, você poderá pedir que os alunos diferenciem as frequências e intensidades apresentadas nos instrumentos musicais criados por eles. Vale a pena lembrar que: Frequência = som grave ou agudo; Intensidade = som forte e fraco.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de ler os slides da Sistematização, pergunte aos alunos quais as diferenças entre os instrumentos de cordas, de sopro e de percussão. Leia os slides para os alunos e verifique com eles se seus comentários foram corretos. Se você tiver a oportunidade, leve alguns desses instrumentos para a sala de aula a fim de que os alunos possam manusear. Alguns alunos, provavelmente, nunca tiveram contato com um instrumento antes (dependendo da realidade de cada localidade). Portanto, este momento poderá ter uma importância maior do que imaginamos. Outro item interessante a ser discutido é: Como se chama a pessoa que fabrica e conserta instrumentos musicais? Luthier!!! Esta pergunta pode surgir na sua aula! Prepare-se lendo um texto muito interessante na revista Ciência Hoje das Crianças que fala um pouco sobre a história da música popular e dos instrumentos de cordas no Brasil disponível em http://chc.org.br/historia-de-um-violeiro/ ! Vale a pena a leitura. Nos instrumentos de cordas, quando estas são tocadas (acionadas), produzem oscilações no ar. Estas oscilações são recebidas por nossa audição, e chegam ao cérebro, onde são interpretadas. Vale destacar que o piano também é considerado um instrumento de cordas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia os slides para os alunos e vá discutindo com eles as diferenças encontradas entre os instrumentos musicais. No slide anterior, falamos sobre o som produzido pelos instrumentos de corda. Já nos instrumentos de sopro, o ar dentro do instrumento causa vibração no material e consequentemente no ar, e, da mesma forma, chegam à nossa audição e são interpretadas pelo cérebro. E nos instrumentos de percussão, a vibração é realizada na superfície ou na membrana do instrumento. Se alguma dupla de alunos construir um tambor, é bem fácil demonstrar este fenômeno: corte papéis picados (pequenos) e coloque sobre a parte superior do tambor; bata com um palito ou com a baqueta construída e observe os papéis - eles estarão “pulando”. Isso acontece graças a vibração da membrana do instrumento! A aula poderá encerrar-se como uma linda apresentação da orquestra formada por seus alunos e instrumentos construídos com materiais recicláveis… o que você acha?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de um agrupamento de planos sobre a produção do som. Nesta aula, iremos verificar com nossos alunos as diferentes formas de vibração do ar nos instrumentos musicais produzindo com eles alguns exemplos dos mesmos utilizando materiais recicláveis. Para iniciar, conversaremos com eles sobre música e orquestra, valorizando sempre questões relacionadas ao tema principal: a produção do som nos instrumentos musicais. Você pode acessar o link http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/ onde você encontrará alguns instrumentos musicais, com imagens e comentários curiosos sobre cada instrumento.

Materiais necessários para a aula: Um equipamento de som (para reproduzir a música do Contexto), rolo de barbante, copos plásticos de diversos tamanhos, um pacote de bexigas (balões), caixas variadas, elástico amarelo (de dinheiro), grãos (arroz, feijão…), palitos de churrasco, palitos de picolé, canudos, rolinhos de papel higiênico, garrafa PET, fita adesiva e papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para iniciar a aula, você poderá apresentar o tema apresentando este slide. Você poderá perguntar a eles se o que já sabem sobre uma orquestra:
1. Parte do teatro grego, localizada entre o público e o palco, na qual ficavam os músicos e o coro e realizavam-se bailes e danças. 2. Lugar reservado aos senadores e magistrados no teatro romano. Ou, também: O conjunto de instrumentistas que executam peças musicais camerísticas, sinfônicas e operísticas, geralmente sob a regência de um maestro. Fonte: Dicionário Google. Alguns alunos, além de saber o que é uma orquestra, já podem ter visto uma apresentação. Valorize as experiências deles e peça que eles compartilhem com os colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coloque uma música orquestrada para que os alunos ouçam. Segue link como sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=9x9gjFadhH8 . Esta é uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (música Garota de Ipanema). Neste momento, será interessante fazer com que os alunos ouçam a música e tentem distinguir os instrumentos presentes na orquestra. Caso a música somente não seja suficiente para que os alunos identifiquem os instrumentos, você poderá colocar o vídeo e pedir que eles enumerem os instrumentos vistos. Quais as diferenças entre estes instrumentos? Uma curiosidade interessante seria compartilhar com os alunos a diferença entre orquestra sinfônica, orquestra filarmônica e orquestra de câmara: o tamanho da orquestra (número de instrumentos), os tipos músico (profissionais e amadores) e o financiamento da orquestra (de vínculo público ou privado) diferem estes três tipos de orquestra. Você pode ler mais sobre o assunto em https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-a-diferenca-entre-orquestra-sinfonica-filarmonica-e-de-camara/ e em https://blogs.gazetaonline.com.br/blogdomaestro/70/orquestra-sinfonica-ou-filarmonica-qual-a-diferenca/ .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Partindo do contexto, faça a Questão disparadora aos alunos e verifique o que eles já sabem sobre o assunto. Algum aluno toca um instrumento musical? Que experiências musicais os alunos já possuem? Os instrumentos musicais possuem formas iguais? E os materiais dos quais são feitos, são iguais?
Peça que projetem hipóteses sobre a produção do som para as três classes de instrumentos musicais: de sopro, de percussão e de cordas, mas sem citar estas classificações. Dê exemplos como o clarinete, a bateria e o violino (respectivamente). Como o som é produzido em cada um destes instrumentos? O som de cada instrumento é diferente pois suas estruturas fazem o ar vibrar de formas diferentes. Iremos testar as vibrações de cada um no próximo passo, no Mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Disponibilize para os alunos os materiais solicitados para a aula (ou peça que eles os levem para a sala de aula). Peça a eles que formem duplas e utilizem os materiais disponíveis para construir um instrumento musical. Após a construção dos instrumentos, peça que os alunos os testem (fazendo música) e sintam ou observem a vibração neste instrumento. Os alunos poderão trocar os instrumentos entre si para observar as diferentes vibrações que serão demonstradas. O plano de aula CIE03_01ME02 trata de duas das propriedades do som: frequência e intensidade. Se esta aula já foi aplicada em sua turma, você poderá pedir que os alunos diferenciem as frequências e intensidades apresentadas nos instrumentos musicais criados por eles. Vale a pena lembrar que: Frequência = som grave ou agudo; Intensidade = som forte e fraco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de ler os slides da Sistematização, pergunte aos alunos quais as diferenças entre os instrumentos de cordas, de sopro e de percussão. Leia os slides para os alunos e verifique com eles se seus comentários foram corretos. Se você tiver a oportunidade, leve alguns desses instrumentos para a sala de aula a fim de que os alunos possam manusear. Alguns alunos, provavelmente, nunca tiveram contato com um instrumento antes (dependendo da realidade de cada localidade). Portanto, este momento poderá ter uma importância maior do que imaginamos. Outro item interessante a ser discutido é: Como se chama a pessoa que fabrica e conserta instrumentos musicais? Luthier!!! Esta pergunta pode surgir na sua aula! Prepare-se lendo um texto muito interessante na revista Ciência Hoje das Crianças que fala um pouco sobre a história da música popular e dos instrumentos de cordas no Brasil disponível em http://chc.org.br/historia-de-um-violeiro/ ! Vale a pena a leitura. Nos instrumentos de cordas, quando estas são tocadas (acionadas), produzem oscilações no ar. Estas oscilações são recebidas por nossa audição, e chegam ao cérebro, onde são interpretadas. Vale destacar que o piano também é considerado um instrumento de cordas.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia os slides para os alunos e vá discutindo com eles as diferenças encontradas entre os instrumentos musicais. No slide anterior, falamos sobre o som produzido pelos instrumentos de corda. Já nos instrumentos de sopro, o ar dentro do instrumento causa vibração no material e consequentemente no ar, e, da mesma forma, chegam à nossa audição e são interpretadas pelo cérebro. E nos instrumentos de percussão, a vibração é realizada na superfície ou na membrana do instrumento. Se alguma dupla de alunos construir um tambor, é bem fácil demonstrar este fenômeno: corte papéis picados (pequenos) e coloque sobre a parte superior do tambor; bata com um palito ou com a baqueta construída e observe os papéis - eles estarão “pulando”. Isso acontece graças a vibração da membrana do instrumento! A aula poderá encerrar-se como uma linda apresentação da orquestra formada por seus alunos e instrumentos construídos com materiais recicláveis… o que você acha?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano