12260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O Sol e as Cores

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O Sol e as Cores

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a percepção da relação entre absorção do calor de uma fonte de energia luminosa e as cores das superfícies. Para melhor entendimento dos conceitos, o professor pode trabalhar antes o Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz, que trata de reflexão e absorção da luz.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização, utilizando vídeo ou o texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, leia o texto ou disponibilize para os estudantes, para uma leitura compartilhada.

Material para o mão na Massa: O experimento deve ser realizado em um dia de sol, vela (utilizada no preparo, somente pelo professor), papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm), papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura), cola em bastão, tesoura e 4 prendedores de roupa. Material para a sistematização: papel branco e lápis.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=Wp2fbdD60kY

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre a diferença dos níveis de absorção dos raios luminosos por superfícies de cor clara e escura. Relembre os fenômenos de absorção e reflexão da luz que são discutidos no Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz. Este plano vai tratar do fenômeno oposto a reflexão (a luz incide em uma superfície e retorna para o meio). Na absorção parte da energia presente nos raios luminosos é absorvida e transformada em calor.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Mencione que, ao longo do tempo, os seres humanos vêm entendendo e se afundando acerca das características e propriedades da luz. O entendimento e a utilização de tais fenômenos podem favorecer a vida cotidiana.

Faça a leitura do texto introdutório:

Texto inspirado em - https://www.youtube.com/watch?v=bLmNPye4ioI

Depois da contextualização, utilize questões como: O que aparentavam os jogadores do time do segundo ano da tarde que utilizava uniforme preto?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos:

  • A partir do texto de contextualização, qual foi o time que teve melhor desempenho na tarde ensolarada e de calor, em que aconteceu a primeira partida do campeonato?
  • Qual era a cor do uniforme do time vencedor?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. O experimento deve ser parcialmente preparado pelo professor e depois distribuído e finalizado pelos grupos.

O experimento deve ser realizado em um dia de sol. Materiais para o experimento, para o professor:

  • vela (utilizada no preparo somente pelo professor)
  • papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm)
  • papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura)
  • cola em bastão
  • Tesoura
  • 4 prendedores de roupa.

Preparo do experimento (material complementar).

Distribua o material para os grupos e explique a montagem ou projete a imagem do experimento montado. Oriente os estudantes que os dois preparos devem ficar na mesma posição: com a face de cor branca e preta voltadas para o sol e a parte dos pingos da vela devem ficam em sombra. Leve os estudantes para uma área ensolarada da escola e oriente a montagem do experimento de maneira que eles fiquem envolvidos na observação (observar atentamente os pingos de veja).

Observe e anotar a cor do papel, assim que a primeira bolinha de vela começar a derreter. Depois dessa anotação feita por todos os grupos, lever toda a turma para a sala de aula e faça uma tabela no quadro, com os resultados. Estimule os estudantes a tirarem suas conclusões.

Questione:

  • Qual superfície derreteu primeiro, a branca ou a preta?
  • Qual cor absorve calor mais facilmente?
  • Qual relação podemos fazer entre o experimento e o caso do jogo de futebol que a professora contou?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre os fenômenos de reflexão e absorção da luz. Na reflexão, os raios de luz chegam em uma superfície e são refletidos de volta ao meio, como exemplo disso temos o espelho. Na absorção, os raios de luz chegam em uma superfície e são absorvidos, essa absorção pode transformar a energia luminosa em energia térmica, como exemplo disso temos superfícies pretas que absorvem os raios de luz e aquecem com mais facilmente.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as superfícies de cores escuras absorvem a energia luminosa mais facilmente que as superfícies de cores claras, que refletem a luz.

Questione os estudantes:

  • Se vc tivesse que escolher a cor do uniforme para um time de futebol jogar em uma tarde de sol é calor, qual seria a cor?

Como sugestão de registro para a sistematização, peça para que os estudantes desenhem e pintem uma partida de futebol em um dia de sol com muito calor, em que as cores dos uniformes não prejudiquem nenhum dos times. Espera-se que os estudantes utilizem cores claras para a pintura dos uniformes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a percepção da relação entre absorção do calor de uma fonte de energia luminosa e as cores das superfícies. Para melhor entendimento dos conceitos, o professor pode trabalhar antes o Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz, que trata de reflexão e absorção da luz.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização, utilizando vídeo ou o texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, leia o texto ou disponibilize para os estudantes, para uma leitura compartilhada.

Material para o mão na Massa: O experimento deve ser realizado em um dia de sol, vela (utilizada no preparo, somente pelo professor), papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm), papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura), cola em bastão, tesoura e 4 prendedores de roupa. Material para a sistematização: papel branco e lápis.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=Wp2fbdD60kY

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre a diferença dos níveis de absorção dos raios luminosos por superfícies de cor clara e escura. Relembre os fenômenos de absorção e reflexão da luz que são discutidos no Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz. Este plano vai tratar do fenômeno oposto a reflexão (a luz incide em uma superfície e retorna para o meio). Na absorção parte da energia presente nos raios luminosos é absorvida e transformada em calor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Mencione que, ao longo do tempo, os seres humanos vêm entendendo e se afundando acerca das características e propriedades da luz. O entendimento e a utilização de tais fenômenos podem favorecer a vida cotidiana.

Faça a leitura do texto introdutório:

Texto inspirado em - https://www.youtube.com/watch?v=bLmNPye4ioI

Depois da contextualização, utilize questões como: O que aparentavam os jogadores do time do segundo ano da tarde que utilizava uniforme preto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos:

  • A partir do texto de contextualização, qual foi o time que teve melhor desempenho na tarde ensolarada e de calor, em que aconteceu a primeira partida do campeonato?
  • Qual era a cor do uniforme do time vencedor?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. O experimento deve ser parcialmente preparado pelo professor e depois distribuído e finalizado pelos grupos.

O experimento deve ser realizado em um dia de sol. Materiais para o experimento, para o professor:

  • vela (utilizada no preparo somente pelo professor)
  • papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm)
  • papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura)
  • cola em bastão
  • Tesoura
  • 4 prendedores de roupa.

Preparo do experimento (material complementar).

Distribua o material para os grupos e explique a montagem ou projete a imagem do experimento montado. Oriente os estudantes que os dois preparos devem ficar na mesma posição: com a face de cor branca e preta voltadas para o sol e a parte dos pingos da vela devem ficam em sombra. Leve os estudantes para uma área ensolarada da escola e oriente a montagem do experimento de maneira que eles fiquem envolvidos na observação (observar atentamente os pingos de veja).

Observe e anotar a cor do papel, assim que a primeira bolinha de vela começar a derreter. Depois dessa anotação feita por todos os grupos, lever toda a turma para a sala de aula e faça uma tabela no quadro, com os resultados. Estimule os estudantes a tirarem suas conclusões.

Questione:

  • Qual superfície derreteu primeiro, a branca ou a preta?
  • Qual cor absorve calor mais facilmente?
  • Qual relação podemos fazer entre o experimento e o caso do jogo de futebol que a professora contou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre os fenômenos de reflexão e absorção da luz. Na reflexão, os raios de luz chegam em uma superfície e são refletidos de volta ao meio, como exemplo disso temos o espelho. Na absorção, os raios de luz chegam em uma superfície e são absorvidos, essa absorção pode transformar a energia luminosa em energia térmica, como exemplo disso temos superfícies pretas que absorvem os raios de luz e aquecem com mais facilmente.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as superfícies de cores escuras absorvem a energia luminosa mais facilmente que as superfícies de cores claras, que refletem a luz.

Questione os estudantes:

  • Se vc tivesse que escolher a cor do uniforme para um time de futebol jogar em uma tarde de sol é calor, qual seria a cor?

Como sugestão de registro para a sistematização, peça para que os estudantes desenhem e pintem uma partida de futebol em um dia de sol com muito calor, em que as cores dos uniformes não prejudiquem nenhum dos times. Espera-se que os estudantes utilizem cores claras para a pintura dos uniformes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano