Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, peça que eles socializem suas respostas.
Propósito: Retomar o conceito de dependência de variáveis.
Discuta com a turma:
- Qual a relação de dependência entre duas variáveis?
- Em uma associação entre variáveis, podemos admitir que há sempre uma relação de dependência?
Materiais complementares:
Para explorar profundadamente o conceito de relação de dependência de variáveis sugere-se que você faça a leitura deste plano.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.
Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.
Discuta com a turma:
- Existe somente uma resposta para esta pergunta? Peça que os alunos apresentem suas respostas comparem com a de outros colegas.
- Como podemos representar essas relações?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.
Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a relação dos valores encontrados, dando ênfase ao fato do número 12 ser associado a vários outros elementos.
Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.
Discuta com a turma:
- Existe uma relação entre os valores encontrados?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Deixe que os alunos façam a leitura do conceito apresentado. Na sequência, peça para que eles expressem o que foi compreendido. Para facilitar a compreensão de todos, sugere-se que seja feito outros exemplos no quadro utilizando diagramas para observar outras situações em que relações podem ou não ser funções.
Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.
Discuta com a turma:
- É possível afirmar que toda relação é uma função?
- E toda função é uma relação?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a definição de função.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais são os pontos principais para que uma relação seja considerada uma função?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.
Discuta com a turma:
- Toda relação é uma função?
- E toda função é uma relação de conjuntos?
- Quais são as propriedades necessárias para que uma relação seja um função?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.