9643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Relação e Função

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre compreender a diferença entre relações e funções.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Compreender a diferença entre relações e funções.

Conceito-chave

Relação e Funções.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Representação de conjuntos.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, peça que eles socializem suas respostas.

Propósito: Retomar o conceito de dependência de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação de dependência entre duas variáveis?
  • Em uma associação entre variáveis, podemos admitir que há sempre uma relação de dependência?

Materiais complementares:

Para explorar profundadamente o conceito de relação de dependência de variáveis sugere-se que você faça a leitura deste plano.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.

Discuta com a turma:

  • Existe somente uma resposta para esta pergunta? Peça que os alunos apresentem suas respostas comparem com a de outros colegas.
  • Como podemos representar essas relações?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a relação dos valores encontrados, dando ênfase ao fato do número 12 ser associado a vários outros elementos.

Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.

Discuta com a turma:

  • Existe uma relação entre os valores encontrados?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Deixe que os alunos façam a leitura do conceito apresentado. Na sequência, peça para que eles expressem o que foi compreendido. Para facilitar a compreensão de todos, sugere-se que seja feito outros exemplos no quadro utilizando diagramas para observar outras situações em que relações podem ou não ser funções.

Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.

Discuta com a turma:

  • É possível afirmar que toda relação é uma função?
  • E toda função é uma relação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a definição de função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os pontos principais para que uma relação seja considerada uma função?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.

Discuta com a turma:

  • Toda relação é uma função?
  • E toda função é uma relação de conjuntos?
  • Quais são as propriedades necessárias para que uma relação seja um função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Compreender a diferença entre relações e funções.

Conceito-chave

Relação e Funções.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Representação de conjuntos.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Em seguida, peça que eles socializem suas respostas.

Propósito: Retomar o conceito de dependência de variáveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação de dependência entre duas variáveis?
  • Em uma associação entre variáveis, podemos admitir que há sempre uma relação de dependência?

Materiais complementares:

Para explorar profundadamente o conceito de relação de dependência de variáveis sugere-se que você faça a leitura deste plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.

Discuta com a turma:

  • Existe somente uma resposta para esta pergunta? Peça que os alunos apresentem suas respostas comparem com a de outros colegas.
  • Como podemos representar essas relações?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Explorar as diferenças entres funções e relações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a relação dos valores encontrados, dando ênfase ao fato do número 12 ser associado a vários outros elementos.

Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.

Discuta com a turma:

  • Existe uma relação entre os valores encontrados?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Deixe que os alunos façam a leitura do conceito apresentado. Na sequência, peça para que eles expressem o que foi compreendido. Para facilitar a compreensão de todos, sugere-se que seja feito outros exemplos no quadro utilizando diagramas para observar outras situações em que relações podem ou não ser funções.

Propósito: Introduzir o conceito de função à partir do conceito de relações.

Discuta com a turma:

  • É possível afirmar que toda relação é uma função?
  • E toda função é uma relação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a definição de função.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os pontos principais para que uma relação seja considerada uma função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.

Discuta com a turma:

  • Toda relação é uma função?
  • E toda função é uma relação de conjuntos?
  • Quais são as propriedades necessárias para que uma relação seja um função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Verificar se os alunos assimilaram a diferença entre relações e funções. Compreendendo, especialmente, a definição de função.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano