Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: neste slide retome o conceito de potência com base racionais fracionários negativos e positivos. Peça aos alunos que resolva as expressões brevemente e ligue aos resultados equivalentes. Reserve cerca de 2 minutos, para fazer verificação dos resultados correspondentes.
Retomada
Resolução da Retomada
Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.
Discuta com a turma:
- O que precisa ser feito para encontrar o resultado?
- O resultado sempre será um número racional fracionário? Como saber?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação:
Divida a turma em trios, sendo dois jogadores e um juiz, podendo alternar funções caso haja tempo. Estimule o cálculo mental.
Essa atividade é composta por um jogo de cartas. Apresentamos um baralho, com um total de 24 lâminas, onde 12 delas possuem expressões e as outras 12 suas respectivas respostas. Cada jogador deve receber 8 cartas para iniciar, e, ao longo do jogo, terá direito de escolher até três das cartas que sobraram e que ficaram reservadas para a compra.
Oriente os alunos para tirar ímpar ou par, para ver quem inicia a jogada.
O jogador iniciante escolhe uma de suas cartas e joga na mesa. Se ele jogar uma expressão, o outro jogador deverá procurar em suas cartas a resposta dessa expressão. Se ele jogar um número, o outro procura a expressão cuja resposta seja o número jogado. Encontrando a carta correspondente, o jogador a mostra e recolhe o par para si.
Caso o outro jogador não tenha a carta correspondente, pode escolher dentre aquelas que estão reservadas para a compra, lembrando que o seu limite de compras é até 3 cartas ao longo da duração do jogo. Se mesmo assim não tiver, ele coloca uma de suas cartas na mesa e passa a sua vez para o outro jogador, que deverá verificar em suas cartas se possui a carta correspondente a uma das que estão na mesa. Caso tenha, joga a sua e recolhe o par correspondente. Caso não tenha, descarta outra carta e o jogo segue. Os pares recolhidos por cada jogador devem ser guardados para computar a pontuação no final do jogo. Vence o jogador que tiver mais cartas no final do jogo.
Dica: as peças podem ser impressas em folha A4 e coladas em papel cartolina para obter cartas mais firmes na hora de jogar.
Propósito: trabalhar potenciação de números racionais fracionários, positivos e negativos, de maneira prática e dinâmica.
Discuta com a turma:
- o expoente interfere no resultado final?
- o que precisa ser feito quando o expoente é negativo?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.
Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.
Discuta com a turma:
- Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
- Qual foi sua maior dificuldade?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.
Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.
Discuta com a turma:
- Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
- Qual foi sua maior dificuldade?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.
Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.
Discuta com a turma:
- Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
- Qual foi sua maior dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, resumindo o conceito de potenciação com números racionais fracionários positivos e negativos trabalhado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Perceberam a diferença de quando o expoente é maior e menor que zero?
- O que de novo vocês aprenderam na aula de hoje?
- Alguma dúvida?
- O que vcs acharam da aula?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.
Propósito: Avaliar se os alunos adquiriram as habilidades esperadas dentro do conteúdo.
Discuta com a turma:
- o que acontece quando o expoente é menor que zero?
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar