12188
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Baralho - potência de racional fracionário

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Baralho - potência de racional fracionário

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação de potência com números racionais fracionários positivos e negativos.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar as quatro operações com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência de um racional fracionário positivo e negativo.

Conceito-chave

  • Reforçar o conceito do cálculo de potência de um racional fracionário.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: neste slide retome o conceito de potência com base racionais fracionários negativos e positivos. Peça aos alunos que resolva as expressões brevemente e ligue aos resultados equivalentes. Reserve cerca de 2 minutos, para fazer verificação dos resultados correspondentes.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisa ser feito para encontrar o resultado?
  • O resultado sempre será um número racional fracionário? Como saber?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Divida a turma em trios, sendo dois jogadores e um juiz, podendo alternar funções caso haja tempo. Estimule o cálculo mental.

Essa atividade é composta por um jogo de cartas. Apresentamos um baralho, com um total de 24 lâminas, onde 12 delas possuem expressões e as outras 12 suas respectivas respostas. Cada jogador deve receber 8 cartas para iniciar, e, ao longo do jogo, terá direito de escolher até três das cartas que sobraram e que ficaram reservadas para a compra.

Oriente os alunos para tirar ímpar ou par, para ver quem inicia a jogada.

O jogador iniciante escolhe uma de suas cartas e joga na mesa. Se ele jogar uma expressão, o outro jogador deverá procurar em suas cartas a resposta dessa expressão. Se ele jogar um número, o outro procura a expressão cuja resposta seja o número jogado. Encontrando a carta correspondente, o jogador a mostra e recolhe o par para si.

Caso o outro jogador não tenha a carta correspondente, pode escolher dentre aquelas que estão reservadas para a compra, lembrando que o seu limite de compras é até 3 cartas ao longo da duração do jogo. Se mesmo assim não tiver, ele coloca uma de suas cartas na mesa e passa a sua vez para o outro jogador, que deverá verificar em suas cartas se possui a carta correspondente a uma das que estão na mesa. Caso tenha, joga a sua e recolhe o par correspondente. Caso não tenha, descarta outra carta e o jogo segue. Os pares recolhidos por cada jogador devem ser guardados para computar a pontuação no final do jogo. Vence o jogador que tiver mais cartas no final do jogo.

Dica: as peças podem ser impressas em folha A4 e coladas em papel cartolina para obter cartas mais firmes na hora de jogar.

Propósito: trabalhar potenciação de números racionais fracionários, positivos e negativos, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

  • o expoente interfere no resultado final?
  • o que precisa ser feito quando o expoente é negativo?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, resumindo o conceito de potenciação com números racionais fracionários positivos e negativos trabalhado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Perceberam a diferença de quando o expoente é maior e menor que zero?
  • O que de novo vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Alguma dúvida?
  • O que vcs acharam da aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos adquiriram as habilidades esperadas dentro do conteúdo.

Discuta com a turma:

  • o que acontece quando o expoente é menor que zero?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação de potência com números racionais fracionários positivos e negativos.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar as quatro operações com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência de um racional fracionário positivo e negativo.

Conceito-chave

  • Reforçar o conceito do cálculo de potência de um racional fracionário.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: neste slide retome o conceito de potência com base racionais fracionários negativos e positivos. Peça aos alunos que resolva as expressões brevemente e ligue aos resultados equivalentes. Reserve cerca de 2 minutos, para fazer verificação dos resultados correspondentes.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisa ser feito para encontrar o resultado?
  • O resultado sempre será um número racional fracionário? Como saber?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Divida a turma em trios, sendo dois jogadores e um juiz, podendo alternar funções caso haja tempo. Estimule o cálculo mental.

Essa atividade é composta por um jogo de cartas. Apresentamos um baralho, com um total de 24 lâminas, onde 12 delas possuem expressões e as outras 12 suas respectivas respostas. Cada jogador deve receber 8 cartas para iniciar, e, ao longo do jogo, terá direito de escolher até três das cartas que sobraram e que ficaram reservadas para a compra.

Oriente os alunos para tirar ímpar ou par, para ver quem inicia a jogada.

O jogador iniciante escolhe uma de suas cartas e joga na mesa. Se ele jogar uma expressão, o outro jogador deverá procurar em suas cartas a resposta dessa expressão. Se ele jogar um número, o outro procura a expressão cuja resposta seja o número jogado. Encontrando a carta correspondente, o jogador a mostra e recolhe o par para si.

Caso o outro jogador não tenha a carta correspondente, pode escolher dentre aquelas que estão reservadas para a compra, lembrando que o seu limite de compras é até 3 cartas ao longo da duração do jogo. Se mesmo assim não tiver, ele coloca uma de suas cartas na mesa e passa a sua vez para o outro jogador, que deverá verificar em suas cartas se possui a carta correspondente a uma das que estão na mesa. Caso tenha, joga a sua e recolhe o par correspondente. Caso não tenha, descarta outra carta e o jogo segue. Os pares recolhidos por cada jogador devem ser guardados para computar a pontuação no final do jogo. Vence o jogador que tiver mais cartas no final do jogo.

Dica: as peças podem ser impressas em folha A4 e coladas em papel cartolina para obter cartas mais firmes na hora de jogar.

Propósito: trabalhar potenciação de números racionais fracionários, positivos e negativos, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

  • o expoente interfere no resultado final?
  • o que precisa ser feito quando o expoente é negativo?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que verifiquem sua pontuação de acordo com as regras do jogo. Logo após peça que eles compartilhem suas respostas e estratégias para realização dos cálculos. Valorize as respostas dos alunos e, caso alguém apresente algum resultado incorreto, busque compreender o que o fez errar e trabalhe a importância do erro para o aprendizado.

Note que, caso os alunos simplifiquem os resultados, nem sempre encontrarão a carta certa. O único resultado que aparece simplificado é o (-125).

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados e permitir ao aluno que reforce sua habilidade de trabalhar potenciação com números fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível ter como resultado um número inteiro?
  • Qual foi sua maior dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, resumindo o conceito de potenciação com números racionais fracionários positivos e negativos trabalhado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Perceberam a diferença de quando o expoente é maior e menor que zero?
  • O que de novo vocês aprenderam na aula de hoje?
  • Alguma dúvida?
  • O que vcs acharam da aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos adquiriram as habilidades esperadas dentro do conteúdo.

Discuta com a turma:

  • o que acontece quando o expoente é menor que zero?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano