Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rosiane F. Prates
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação de potência com expoentes inteiros negativos
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar as quatro operações com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)
Objetivos específicos
- Calcular potência com expoente inteiros negativos
Conceito-chave
- Aprofundar o conceito do cálculo de potência com expoentes inteiros negativos
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: neste slide retome o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente negativo. Peça aos alunos que resolvam expressões e indiquem quais estão corretas, pintando seus respectivos círculos.
Propósito: Relembrar o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente inteiro negativo que será necessários para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- O que precisamos fazer para resolver uma potência com o expoente negativo?
- E com os sinais? O que precisa ser feito?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação:
Divida a turma em duplas, distribua para cada dupla as peças para serem montadas e oriente aos alunos que eles devem colocar as peças sobre a mesa e encontrar a peça com a resposta correspondente à cada potência. Após achar os correspondentes, os alunos deverão colar as peças juntas no caderno para posterior desenvolvimento através da discussão da solução.
Há algumas opções de uso do jogo.
Eles podem usar apenas as peças que têm pares e fazer um “jogo da memória” ou deixar todas as peças embaralhadas (incluindo as despareadas) e tentar formar todos os pares possíveis. De qualquer forma é importante entregar as peças já recortadas para eles, de modo que eles precisem fazer os cálculos para descobrir os pares.
Propósito: trabalhar o conceito de potência de números racionais com expoente inteiro negativo
Discuta com a turma:
- qual a relação do expoente negativo e um número racional fracionário?
- o acontece com o numerador?
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem as suas peças unidas em pares. Tente fazer com que todos participem falando pelo menos um par de peças por dupla. Caso alguma expressão fique sem ser respondida corretamente, você poderá projetar esse slide, ou fazê-lo no quadro, demonstrando para os alunos a solução correta. Solicite aos alunos que façam a verificação de todos os resultados, de acordo com o que os colegas estão apresentando, corrigindo os resultados incorretos e refazendo caso necessário.
Discuta com a turma:
- O que acontece com as potências quando o expoente é negativo?
- Se a base sempre for um número inteiro não nulo, o numerador será sempre um? Por quê?
Propósito: Compartilhar e promover uma discussão sobre os resultados.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: conclua retomando o objetivo da aula que era aprofundar o conceito de cálculo de potência com expoentes inteiros negativos.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
- Observou que o numerador permaneceu sempre igual a um?
- Identificou a relação existente entre o resultado obtido a base da potência? O que acontece com o expoente?
Propósito: Apresentar o que foi explorado durante essa aula de maneira resumida.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente. Neste momento o professor deve verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, buscar identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, procure separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular a potência de um inteiro com expoente negativo em situações contextualizadas.
Discuta com a turma:
- Os resultados que completam a tabela também são inteiros? Como é possível identificar?
- Isso seria uma sequência? Se sim, crescente ou decrescente? Por quê?
Material complementar