12186
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Quebra-cabeça - potência com expoente inteiro negativo

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Quebra-cabeça - potência com expoente inteiro negativo

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação de potência com expoentes inteiros negativos

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar as quatro operações com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

  • Aprofundar o conceito do cálculo de potência com expoentes inteiros negativos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente negativo. Peça aos alunos que resolvam expressões e indiquem quais estão corretas, pintando seus respectivos círculos.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente inteiro negativo que será necessários para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos fazer para resolver uma potência com o expoente negativo?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Divida a turma em duplas, distribua para cada dupla as peças para serem montadas e oriente aos alunos que eles devem colocar as peças sobre a mesa e encontrar a peça com a resposta correspondente à cada potência. Após achar os correspondentes, os alunos deverão colar as peças juntas no caderno para posterior desenvolvimento através da discussão da solução.

Há algumas opções de uso do jogo.

Eles podem usar apenas as peças que têm pares e fazer um “jogo da memória” ou deixar todas as peças embaralhadas (incluindo as despareadas) e tentar formar todos os pares possíveis. De qualquer forma é importante entregar as peças já recortadas para eles, de modo que eles precisem fazer os cálculos para descobrir os pares.

Propósito: trabalhar o conceito de potência de números racionais com expoente inteiro negativo

Discuta com a turma:

  • qual a relação do expoente negativo e um número racional fracionário?
  • o acontece com o numerador?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem as suas peças unidas em pares. Tente fazer com que todos participem falando pelo menos um par de peças por dupla. Caso alguma expressão fique sem ser respondida corretamente, você poderá projetar esse slide, ou fazê-lo no quadro, demonstrando para os alunos a solução correta. Solicite aos alunos que façam a verificação de todos os resultados, de acordo com o que os colegas estão apresentando, corrigindo os resultados incorretos e refazendo caso necessário.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com as potências quando o expoente é negativo?
  • Se a base sempre for um número inteiro não nulo, o numerador será sempre um? Por quê?

Propósito: Compartilhar e promover uma discussão sobre os resultados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: conclua retomando o objetivo da aula que era aprofundar o conceito de cálculo de potência com expoentes inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
  • Observou que o numerador permaneceu sempre igual a um?
  • Identificou a relação existente entre o resultado obtido a base da potência? O que acontece com o expoente?

Propósito: Apresentar o que foi explorado durante essa aula de maneira resumida.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente. Neste momento o professor deve verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, buscar identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, procure separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular a potência de um inteiro com expoente negativo em situações contextualizadas.

Discuta com a turma:

  • Os resultados que completam a tabela também são inteiros? Como é possível identificar?
  • Isso seria uma sequência? Se sim, crescente ou decrescente? Por quê?

Material complementar

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação de potência com expoentes inteiros negativos

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar as quatro operações com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

  • Aprofundar o conceito do cálculo de potência com expoentes inteiros negativos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente negativo. Peça aos alunos que resolvam expressões e indiquem quais estão corretas, pintando seus respectivos círculos.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente inteiro negativo que será necessários para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos fazer para resolver uma potência com o expoente negativo?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Divida a turma em duplas, distribua para cada dupla as peças para serem montadas e oriente aos alunos que eles devem colocar as peças sobre a mesa e encontrar a peça com a resposta correspondente à cada potência. Após achar os correspondentes, os alunos deverão colar as peças juntas no caderno para posterior desenvolvimento através da discussão da solução.

Há algumas opções de uso do jogo.

Eles podem usar apenas as peças que têm pares e fazer um “jogo da memória” ou deixar todas as peças embaralhadas (incluindo as despareadas) e tentar formar todos os pares possíveis. De qualquer forma é importante entregar as peças já recortadas para eles, de modo que eles precisem fazer os cálculos para descobrir os pares.

Propósito: trabalhar o conceito de potência de números racionais com expoente inteiro negativo

Discuta com a turma:

  • qual a relação do expoente negativo e um número racional fracionário?
  • o acontece com o numerador?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem as suas peças unidas em pares. Tente fazer com que todos participem falando pelo menos um par de peças por dupla. Caso alguma expressão fique sem ser respondida corretamente, você poderá projetar esse slide, ou fazê-lo no quadro, demonstrando para os alunos a solução correta. Solicite aos alunos que façam a verificação de todos os resultados, de acordo com o que os colegas estão apresentando, corrigindo os resultados incorretos e refazendo caso necessário.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com as potências quando o expoente é negativo?
  • Se a base sempre for um número inteiro não nulo, o numerador será sempre um? Por quê?

Propósito: Compartilhar e promover uma discussão sobre os resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: conclua retomando o objetivo da aula que era aprofundar o conceito de cálculo de potência com expoentes inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
  • Observou que o numerador permaneceu sempre igual a um?
  • Identificou a relação existente entre o resultado obtido a base da potência? O que acontece com o expoente?

Propósito: Apresentar o que foi explorado durante essa aula de maneira resumida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente. Neste momento o professor deve verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, buscar identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, procure separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular a potência de um inteiro com expoente negativo em situações contextualizadas.

Discuta com a turma:

  • Os resultados que completam a tabela também são inteiros? Como é possível identificar?
  • Isso seria uma sequência? Se sim, crescente ou decrescente? Por quê?

Material complementar

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano