Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve. Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: neste slide retome o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente negativo. Peça aos alunos que resolvam expressões e indiquem quais estão corretas, pintando seus respectivos círculos.
Retomada
Resolução da Retomada
Propósito: Relembrar o conceito de potências com base racional fracionário (negativo e positivo) e expoente inteiro negativo que será necessários para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- O que precisamos fazer para resolver uma potência com o expoente negativo?
- E com os sinais? O que precisa ser feito?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação:
Divida a turma em duplas, distribua para cada dupla as peças para serem montadas e oriente aos alunos que eles devem colocar as peças sobre a mesa e encontrar a peça com a resposta correspondente à cada potência. Após achar os correspondentes, os alunos deverão colar as peças juntas no caderno para posterior desenvolvimento através da discussão da solução.
Há algumas opções de uso do jogo.
Eles podem usar apenas as peças que têm pares e fazer um “jogo da memória” ou deixar todas as peças embaralhadas (incluindo as despareadas) e tentar formar todos os pares possíveis. De qualquer forma é importante entregar as peças já recortadas para eles, de modo que eles precisem fazer os cálculos para descobrir os pares.
Propósito: trabalhar o conceito de potência de números racionais com expoente inteiro negativo
Discuta com a turma:
- qual a relação do expoente negativo e um número racional fracionário?
- o acontece com o numerador?
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem as suas peças unidas em pares. Tente fazer com que todos participem falando pelo menos um par de peças por dupla. Caso alguma expressão fique sem ser respondida corretamente, você poderá projetar esse slide, ou fazê-lo no quadro, demonstrando para os alunos a solução correta. Solicite aos alunos que façam a verificação de todos os resultados, de acordo com o que os colegas estão apresentando, corrigindo os resultados incorretos e refazendo caso necessário.
Discuta com a turma:
- O que acontece com as potências quando o expoente é negativo?
- Se a base sempre for um número inteiro não nulo, o numerador será sempre um? Por quê?
Propósito: Compartilhar e promover uma discussão sobre os resultados.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: conclua retomando o objetivo da aula que era aprofundar o conceito de cálculo de potência com expoentes inteiros negativos.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
- Observou que o numerador permaneceu sempre igual a um?
- Identificou a relação existente entre o resultado obtido a base da potência? O que acontece com o expoente?
Propósito: Apresentar o que foi explorado durante essa aula de maneira resumida.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente. Neste momento o professor deve verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, buscar identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, procure separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem calcular a potência de um inteiro com expoente negativo em situações contextualizadas.
Discuta com a turma:
- Os resultados que completam a tabela também são inteiros? Como é possível identificar?
- Isso seria uma sequência? Se sim, crescente ou decrescente? Por quê?
Material complementar
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar