Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: Oriente aos alunos que tentem fazer a atividade individualmente por 2 minutos, e depois, em dupla, eles devem discutir como foi feito. Retome a multiplicação com racionais fracionários negativos e positivos, de maneira coletiva, a fim de verificar e sanar qualquer dúvida que possa existir.
Retomada
Resolução da Retomada
Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.
Discuta com a turma:
- Faz alguma diferença multiplicar primeiro o numerador ou o denominador? Por que?
- Durante a multiplicação, o que devemos fazer com os sinais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 19 minutos.
Orientação: Proponha uma gincana para a turma. Para isso, leve as perguntas cortadas e dobradas dentro de uma caixa, de preferência com estilo para presente e divida a sala em dois grupos. Se houver tempo e achar pertinente, peça aos grupos para que escolham sua cor e seu grito de guerra. Marque o início do jogo e peça para que um integrante de cada grupo retire uma pergunta. Cada grupo terá um minuto para resolver a questão sorteada. Após a resolução nos grupos, cada equipe terá um minuto para resolver a questão no quadro e demonstrar seu resultado para toda a turma. Caso a resposta esteja incorreta, o grupo não marca ponto.
Sugiro que você tenha a ficha com as resoluções em mãos, a fim de que a correção e marcação de pontos seja feita com agilidade. É interessante registrar a pontuação dos grupos no quadro para que todos acompanhem o andamento da pontuação.
Se possível, deixe as 8 soluções feitas pelos alunos no quadro para o momento da discussão de soluções. Se não for possível, faça um registro, pode ser na sua ficha de resoluções, do que foi respondido corretamente e o que não foi, para que possa ser trabalhado na discussão de soluções.
Essa tarefa pode gerar barulho devido ao seu estilo de gincana, sendo assim é recomendável que após a análise de perfil da turma em momentos anteriores, seja verificado um local na escola onde essa atividade pode ser realizada sem prejuízo às demais turmas.
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Como durante a atividade os alunos já terão apresentado suas soluções, retome-as junto com o registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha em foco a comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.
Lembre-se que o objetivo da aula é trazer fluência para os cálculos de multiplicação de racionais. Assim, incentive os alunos a compartilhar as estratégias que usaram para fazer as verificações, de modo que todos possam desenvolver novas habilidades de cálculo mental e escrito.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
- É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
- Como saber se os resultados são diferentes?
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
- É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
- Como saber se os resultados são diferentes?
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
- É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
- Como saber se os resultados são diferentes?
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da multiplicação durante a aula, onde foi relacionada a linguagem matemática e a representação numérica de racionais fracionários.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
- Percebeu como representar o inverso de um racional?
- Identificou que a ordem dos fatores multiplicação não interfere no produto (resultado)?
- Verificou que o inverso de um racional interfere em seu resultado final?