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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de racionais fracionários na prática (ampliação)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Multiplicação de racionais fracionários na prática (ampliação)

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de multiplicação.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Efetuar a multiplicação de racionais fracionários

Conceito-chave

ampliar o conceito de multiplicação com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Oriente aos alunos que tentem fazer a atividade individualmente por 2 minutos, e depois, em dupla, eles devem discutir como foi feito. Retome a multiplicação com racionais fracionários negativos e positivos, de maneira coletiva, a fim de verificar e sanar qualquer dúvida que possa existir.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Faz alguma diferença multiplicar primeiro o numerador ou o denominador? Por que?
  • Durante a multiplicação, o que devemos fazer com os sinais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientação: Proponha uma gincana para a turma. Para isso, leve as perguntas cortadas e dobradas dentro de uma caixa, de preferência com estilo para presente e divida a sala em dois grupos. Se houver tempo e achar pertinente, peça aos grupos para que escolham sua cor e seu grito de guerra. Marque o início do jogo e peça para que um integrante de cada grupo retire uma pergunta. Cada grupo terá um minuto para resolver a questão sorteada. Após a resolução nos grupos, cada equipe terá um minuto para resolver a questão no quadro e demonstrar seu resultado para toda a turma. Caso a resposta esteja incorreta, o grupo não marca ponto.

Sugiro que você tenha a ficha com as resoluções em mãos, a fim de que a correção e marcação de pontos seja feita com agilidade. É interessante registrar a pontuação dos grupos no quadro para que todos acompanhem o andamento da pontuação.

Se possível, deixe as 8 soluções feitas pelos alunos no quadro para o momento da discussão de soluções. Se não for possível, faça um registro, pode ser na sua ficha de resoluções, do que foi respondido corretamente e o que não foi, para que possa ser trabalhado na discussão de soluções.

Essa tarefa pode gerar barulho devido ao seu estilo de gincana, sendo assim é recomendável que após a análise de perfil da turma em momentos anteriores, seja verificado um local na escola onde essa atividade pode ser realizada sem prejuízo às demais turmas.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade os alunos já terão apresentado suas soluções, retome-as junto com o registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha em foco a comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Lembre-se que o objetivo da aula é trazer fluência para os cálculos de multiplicação de racionais. Assim, incentive os alunos a compartilhar as estratégias que usaram para fazer as verificações, de modo que todos possam desenvolver novas habilidades de cálculo mental e escrito.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da multiplicação durante a aula, onde foi relacionada a linguagem matemática e a representação numérica de racionais fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
  • Percebeu como representar o inverso de um racional?
  • Identificou que a ordem dos fatores multiplicação não interfere no produto (resultado)?
  • Verificou que o inverso de um racional interfere em seu resultado final?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser aplicada individualmente com intuito de identificar o progresso da aprendizagem do aluno de acordo com o objetivo de aprendizagem dessa aula.

Propósito: Observar o aprendizado dos alunos quanto ao objetivo da aula.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de multiplicação.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Efetuar a multiplicação de racionais fracionários

Conceito-chave

ampliar o conceito de multiplicação com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Oriente aos alunos que tentem fazer a atividade individualmente por 2 minutos, e depois, em dupla, eles devem discutir como foi feito. Retome a multiplicação com racionais fracionários negativos e positivos, de maneira coletiva, a fim de verificar e sanar qualquer dúvida que possa existir.

Retomada

Resolução da Retomada

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Faz alguma diferença multiplicar primeiro o numerador ou o denominador? Por que?
  • Durante a multiplicação, o que devemos fazer com os sinais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientação: Proponha uma gincana para a turma. Para isso, leve as perguntas cortadas e dobradas dentro de uma caixa, de preferência com estilo para presente e divida a sala em dois grupos. Se houver tempo e achar pertinente, peça aos grupos para que escolham sua cor e seu grito de guerra. Marque o início do jogo e peça para que um integrante de cada grupo retire uma pergunta. Cada grupo terá um minuto para resolver a questão sorteada. Após a resolução nos grupos, cada equipe terá um minuto para resolver a questão no quadro e demonstrar seu resultado para toda a turma. Caso a resposta esteja incorreta, o grupo não marca ponto.

Sugiro que você tenha a ficha com as resoluções em mãos, a fim de que a correção e marcação de pontos seja feita com agilidade. É interessante registrar a pontuação dos grupos no quadro para que todos acompanhem o andamento da pontuação.

Se possível, deixe as 8 soluções feitas pelos alunos no quadro para o momento da discussão de soluções. Se não for possível, faça um registro, pode ser na sua ficha de resoluções, do que foi respondido corretamente e o que não foi, para que possa ser trabalhado na discussão de soluções.

Essa tarefa pode gerar barulho devido ao seu estilo de gincana, sendo assim é recomendável que após a análise de perfil da turma em momentos anteriores, seja verificado um local na escola onde essa atividade pode ser realizada sem prejuízo às demais turmas.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade os alunos já terão apresentado suas soluções, retome-as junto com o registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha em foco a comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Lembre-se que o objetivo da aula é trazer fluência para os cálculos de multiplicação de racionais. Assim, incentive os alunos a compartilhar as estratégias que usaram para fazer as verificações, de modo que todos possam desenvolver novas habilidades de cálculo mental e escrito.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Como durante a atividade, os alunos já apresentaram as soluções. Dessa forma, retome às soluções feitas pelo aluno, ou seu registro do que foi apresentado corretamente e o que não foi. Se for necessário, apresente essa sequência de slides com as soluções. Tenha foco na comparação entre a linguagem matemática utilizada na pergunta e a representação numérica, a fim de que os estudantes percebam como é válida a interpretação correta dos termos técnicos dentro do contexto da Matemática, em especial do conteúdo dos racionais fracionários positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre um inverso de um racional e um número inteiro? Como você percebe isso?
  • É possível identificar quantidade em fração de um outro racional? Como pode ser feito?
  • Como saber se os resultados são diferentes?

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da multiplicação durante a aula, onde foi relacionada a linguagem matemática e a representação numérica de racionais fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu de novo na aula de hoje?
  • Percebeu como representar o inverso de um racional?
  • Identificou que a ordem dos fatores multiplicação não interfere no produto (resultado)?
  • Verificou que o inverso de um racional interfere em seu resultado final?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser aplicada individualmente com intuito de identificar o progresso da aprendizagem do aluno de acordo com o objetivo de aprendizagem dessa aula.

Propósito: Observar o aprendizado dos alunos quanto ao objetivo da aula.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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