Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: neste slide retome o conceito de adição e subtração com racionais fracionários negativos e positivos, fazendo uma revisão oral e coletiva. Relembre como é feita adição e subtração quando os denominadores são diferentes e oriente sobre o uso dos sinais.
Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.
Discuta com a turma:
- O que precisa ser feito para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes? Por que?
- E com os sinais? O que precisa ser feito?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação:
Separe a turma em grupos de 3 ou 4 alunos, distribua a atividade, uma para cada aluno, solicite que seja feita uma leitura coletiva, a fim de conhecer o contexto do problema.
Oriente-os a fazer nova leitura em grupo, incentive os a fazer uma discussão sobre a possível solução, solicite que façam anotações referente a solução, enquanto isso é indicado que o professor observe e acompanhe o desenvolvimento de cada grupo. Esteja atento para dificuldades, possíveis erros, capacidade de raciocínio lógico, pois esses aspectos irão contribuir no próximo passo da aula, que é a discussão da solução da atividade, onde ao considerar esses aspectos o docente consegue identificar se será preciso fazer adaptações ou não acerca da linguagem empregada. Por exemplo, mesmo com nível de oratória voltado para o aluno, às vezes é necessário facilitar ainda mais o processo de comunicação, devido alguns agravantes relacionados a aprendizagem cognitiva dos alunos, não observados anteriormente.
Propósito: trabalhar o contexto de adição e subtração de números racionais de maneira contextualizada em situações próximas do cotidiano do aluno, de maneira prática e dinâmica.
Discuta com a turma:
Mantendo o custo de produção, e considerando que nos outros dias Daniele não teve problemas com as formigas, como ficaria a situação nos casos abaixo:
I) O que acontecerá se ela mantiver o preço de venda e o dobrar a quantidade produzida?
II) E se, ela dobrar a quantidade produzida e triplicar o preço de venda?
Sugestão: caso a escola tenha a disciplina de Empreendedorismo, seria interessante uma atividade prática englobando as duas disciplinas, Matemática e Empreendedorismo. Confeccionar os brigadeiros para a venda, a fim de aplicar conceito matemática e ainda trabalhar habilidades empreendedoras dos alunos. Onde no final poderiam utilizar os recursos adquiridos a partir da venda dos brigadeiros em algum passeio, viagem, ou simplesmente dividir o valor entre os integrantes da turma. Caso a escola não tenha a disciplina Empreendedorismo, leve a proposta até o seu coordenador ou supervisor pedagógico e verifique as possibilidades.
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.
Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).
Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
Discuta com a turma:
- Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
- Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
- Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
- A parte que sobrou pode ser vendida?
- O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.
Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).
Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
Discuta com a turma:
- Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
- Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
- Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
- A parte que sobrou pode ser vendida?
- O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.
Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).
Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.
Discuta com a turma:
- Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
- Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
- Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
- A parte que sobrou pode ser vendida?
- O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da adição e subtração durante a aula, onde foi relacionada a quantidade unitária e valores monetários.
Discuta com a turma:
- Conseguiu perceber o objetivo de aprendizagem durante execução da atividade?
- Como você avalia o lucro de Daniele?
- Quais dicas você daria para prevenir futuras perdas?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, é possível identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem efetuar adição e subtração de racionais fracionários em situações contextualizadas.
Discuta com a turma:
- quantos gramas de queijo você acha que cada um comeu a partir da quantidade expressa em forma de fração?
- Será que ficou muito ou pouco queijo para D. Sonia? Seria possível representar em forma de fração? Qual seria essa fração
Material complementar:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar