Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_08NUM04
Recursos
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Zoom
- Vídeo: “Multiplicação e divisão com potências de dez”- Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/e/orders-of-magnitude, acesso em 23 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do WhatsApp para que, um a um, postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate será ótimo, senão, procure apresentar mais de uma possibilidade, para que comparem com suas soluções. Analise as soluções enviadas pelos alunos e, se possível, compartilhe algumas pelo meio de comunicação estabelecido por vocês. Nesse momento você pode questionar aos alunos se a sequência com base diferente continua decrescente e se o resultado da potência continua sendo um número menor do que 1.
Depois de fazer essas intervenções e ouvir dos alunos (seja por áudio do WhatsApp ou pelo Meet, por exemplo), você pode pedir que eles pensem e compartilhem uma estratégia para saber o total de cerâmicas necessárias para cobrir 5 salas idênticas, utilizando a cerâmica verde e cinza. Perceba que aqui podem surgir várias sol
Encerramento
Convide os alunos a assistirem ao vídeo “Multiplicação e divisão com potências de dez” do Khan Academy para o fechamento do assunto.
Raio X
O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.