12135
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Receita

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 23/10/2018
Código: ING7_10UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Receita

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

HOMEWORK: Os alunos deverão trazer de casa o significado de algumas palavras específicas que serão usadas nessa aula. Na aula anterior a essa, dê a eles como dever de casa procurar os significados das palavras. Você encontra um modelo aqui.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito o modo de preparo de uma receita. Diga:

At the end of this class you’ll have written the instructions for a recipe.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conforme sugerido na preparação desta aula, na aula anterior você pediu aos alunos que procurassem os significados de algumas palavras. Faça a correção. Você pode usar uma maneira diferente para corrigir. Faça uma variação do jogo Imagem & Ação. Escreva cada palavra em um pedaço de papel. Você encontra todas as palavras para imprimir aqui. Coloque todas dentro de uma caixa ou um saco. Esteja certo de que os alunos não consigam ver as palavras. Eles devem pegar uma das palavras e descrevê-la para os colegas, mas com uma condição: NÃO PODEM FALAR NADA! Apenas desenhar ou fazer mímica. Diga: Let’s check your homework. To do so we are going to play. There’s one very import rule for this game: YOU CAN’T SPEAK! You can draw or mime something to help your friend figure the word out. But no sound is allowed.

Assim que alguém descobrir peça para outro aluno pegar outro papel. Você pode optar por ser o aluno que acertou ou não. Faça isso até que tenha acabado todas as palavras. Por ser apenas uma atividade de revisão de vocabulário (uma vez que eles já pesquisaram seus significados em casa), faça-a de maneira bem dinâmica. Você encontra a tradução das palavras aqui.

Opcional

Outra forma de contextualização é levar de casa os utensílios de cozinha que utilizamos para fazer cada ação ou o próprio objeto, no caso dos substantivos, e apresentar aos alunos.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Apresentar um texto do gênero receita.

Expectativa: Que os alunos consigam entender a organização da receita e como o modo de fazer é apresentado a partir de uma atividade de colocar as partes em ordem.

Orientações: Entregue a folha de atividade disponível aqui. Leia os ingredientes com os alunos. É muito provável que eles não conheçam todos os ingredientes. Você pode mostrar algumas imagens e falar um pouco sobre os ingredientes. Você encontra mais detalhes sobre eles aqui. Diga: Now that we already know some vocabulary related to recipes, let’s get to know a very good recipe.

Após a leitura dos ingredientes, peça para os alunos colocarem as partes do modo de preparo em ordem de 1 a 5. Chame atenção para o fato de a sobremesa ser montada em camadas, assim eles identificam que a primeira camada é de chocolate e facilita para eles entenderem a ordem. É importante que eles vejam a foto da sobremesa. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula, imprima a imagem em tamanho grande (mínimo A3) e mostre a eles. Diga: Now that you know the ingredients, you are going to order the directions of this recipe. Write 1 to 5 from the first to the last step. Remember that this dessert is made in layers, first chocolate, then cream and so on.

Após alguns minutos faça a correção da atividade. Você encontra a resolução aqui.

Material complementar

Caso você fique em dúvida em relação a conversão da medida do peso, você encontra uma tabela de conversão de cream cheese (cup ? grams ? ounce) aqui.

Importante

Essa receita foi tirada do site foodnetwork.com. Você encontra ela na íntegra aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Escrever o modo de preparo de uma receita a partir dos ingredientes.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever o modo de preparo da receita a partir do vocabulário que já conhecem. Espera-se que eles usem frases simples, não tão elaboradas quanto as da receita original.

Orientações: Entregue os ingredientes de uma outra receita. Você encontra a atividade aqui. Os alunos devem ler os ingredientes e escreverem como eles pensam que deve ser o modo de preparo. É importante que eles vejam a foto da sobremesa. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula, imprima a imagem em tamanho grande (mínimo A3) e mostre a eles. Explique: These are the ingredients of this dessert on the picture. I want you to read the ingredients and, based on them and on the picture, write the directions the way you think this recipe is made. Você deve ler os ingredientes com os alunos e esclarecer dúvidas. Você encontra mais informações sobre os ingredientes aqui.

Após a leitura dos ingredientes, peça para conversarem com um colega sobre como eles pensam que essa receita é preparada. Diferente da receita anterior, que é apenas montada, essa receita tem mais combinações de ingredientes. Diga: Before you write, discuss with your partner what you think the directions for this recipe are. This recipe has more combinations of ingredients than the other one. Dê a eles 5 minutos no máximo.

Após a conversa eles devem escrever seus textos com o modo de preparo. Incentive-os a usarem a imaginação. Torne a aprendizagem divertida. Diga: Let’s be chefs! You’re the expert now! There’s no wrong or right once you have the final dessert. How would you make this recipe? It must be delicious, okay? Circule pela sala enquanto eles fazem e os ajude caso seja necessário.

Depois que eles tiverem escrito seus textos, peça para trocarem de texto com um colega. O colega deve ler e entender o modo de preparo da receita. Caso tenha alguma dúvida deve conversar com o autor do texto. Eles podem fazer modificações após essa conversa. Explique: Exchange your texts with a friend. He/She is going to read yours and you are going to read his/hers. It’s important that you can understand what you are reading. If you have any problem with that, ask the author.

Logo após conversarem, mostre a receita original. Eles provavelmente ficarão curiosos. Você pode abrir o site com a receita, imprimir em tamanho grande (mínimo A3) ou entregar uma cópia para cada aluno. Para acessar o site clique aqui. Se preferir a versão para impressão clique aqui.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com um conhecimento grande sobre o gênero receita. Mesmo que eles ainda não consigam escrever textos elaborados como as receitas originais, eles já conseguiram organizar seus pensamentos (modo de preparo) em um texto simples.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere. Eles podem dizer algo como I learned about an American recipe. Mesmo que esse não tenha sido o foco da aula, eles acreditam que seja algo relevante e que eles não sabiam. Vale a pena considerar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

HOMEWORK: Os alunos deverão trazer de casa o significado de algumas palavras específicas que serão usadas nessa aula. Na aula anterior a essa, dê a eles como dever de casa procurar os significados das palavras. Você encontra um modelo aqui.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito o modo de preparo de uma receita. Diga:

At the end of this class you’ll have written the instructions for a recipe.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conforme sugerido na preparação desta aula, na aula anterior você pediu aos alunos que procurassem os significados de algumas palavras. Faça a correção. Você pode usar uma maneira diferente para corrigir. Faça uma variação do jogo Imagem & Ação. Escreva cada palavra em um pedaço de papel. Você encontra todas as palavras para imprimir aqui. Coloque todas dentro de uma caixa ou um saco. Esteja certo de que os alunos não consigam ver as palavras. Eles devem pegar uma das palavras e descrevê-la para os colegas, mas com uma condição: NÃO PODEM FALAR NADA! Apenas desenhar ou fazer mímica. Diga: Let’s check your homework. To do so we are going to play. There’s one very import rule for this game: YOU CAN’T SPEAK! You can draw or mime something to help your friend figure the word out. But no sound is allowed.

Assim que alguém descobrir peça para outro aluno pegar outro papel. Você pode optar por ser o aluno que acertou ou não. Faça isso até que tenha acabado todas as palavras. Por ser apenas uma atividade de revisão de vocabulário (uma vez que eles já pesquisaram seus significados em casa), faça-a de maneira bem dinâmica. Você encontra a tradução das palavras aqui.

Opcional

Outra forma de contextualização é levar de casa os utensílios de cozinha que utilizamos para fazer cada ação ou o próprio objeto, no caso dos substantivos, e apresentar aos alunos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Apresentar um texto do gênero receita.

Expectativa: Que os alunos consigam entender a organização da receita e como o modo de fazer é apresentado a partir de uma atividade de colocar as partes em ordem.

Orientações: Entregue a folha de atividade disponível aqui. Leia os ingredientes com os alunos. É muito provável que eles não conheçam todos os ingredientes. Você pode mostrar algumas imagens e falar um pouco sobre os ingredientes. Você encontra mais detalhes sobre eles aqui. Diga: Now that we already know some vocabulary related to recipes, let’s get to know a very good recipe.

Após a leitura dos ingredientes, peça para os alunos colocarem as partes do modo de preparo em ordem de 1 a 5. Chame atenção para o fato de a sobremesa ser montada em camadas, assim eles identificam que a primeira camada é de chocolate e facilita para eles entenderem a ordem. É importante que eles vejam a foto da sobremesa. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula, imprima a imagem em tamanho grande (mínimo A3) e mostre a eles. Diga: Now that you know the ingredients, you are going to order the directions of this recipe. Write 1 to 5 from the first to the last step. Remember that this dessert is made in layers, first chocolate, then cream and so on.

Após alguns minutos faça a correção da atividade. Você encontra a resolução aqui.

Material complementar

Caso você fique em dúvida em relação a conversão da medida do peso, você encontra uma tabela de conversão de cream cheese (cup ? grams ? ounce) aqui.

Importante

Essa receita foi tirada do site foodnetwork.com. Você encontra ela na íntegra aqui.

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Escrever o modo de preparo de uma receita a partir dos ingredientes.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever o modo de preparo da receita a partir do vocabulário que já conhecem. Espera-se que eles usem frases simples, não tão elaboradas quanto as da receita original.

Orientações: Entregue os ingredientes de uma outra receita. Você encontra a atividade aqui. Os alunos devem ler os ingredientes e escreverem como eles pensam que deve ser o modo de preparo. É importante que eles vejam a foto da sobremesa. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula, imprima a imagem em tamanho grande (mínimo A3) e mostre a eles. Explique: These are the ingredients of this dessert on the picture. I want you to read the ingredients and, based on them and on the picture, write the directions the way you think this recipe is made. Você deve ler os ingredientes com os alunos e esclarecer dúvidas. Você encontra mais informações sobre os ingredientes aqui.

Após a leitura dos ingredientes, peça para conversarem com um colega sobre como eles pensam que essa receita é preparada. Diferente da receita anterior, que é apenas montada, essa receita tem mais combinações de ingredientes. Diga: Before you write, discuss with your partner what you think the directions for this recipe are. This recipe has more combinations of ingredients than the other one. Dê a eles 5 minutos no máximo.

Após a conversa eles devem escrever seus textos com o modo de preparo. Incentive-os a usarem a imaginação. Torne a aprendizagem divertida. Diga: Let’s be chefs! You’re the expert now! There’s no wrong or right once you have the final dessert. How would you make this recipe? It must be delicious, okay? Circule pela sala enquanto eles fazem e os ajude caso seja necessário.

Depois que eles tiverem escrito seus textos, peça para trocarem de texto com um colega. O colega deve ler e entender o modo de preparo da receita. Caso tenha alguma dúvida deve conversar com o autor do texto. Eles podem fazer modificações após essa conversa. Explique: Exchange your texts with a friend. He/She is going to read yours and you are going to read his/hers. It’s important that you can understand what you are reading. If you have any problem with that, ask the author.

Logo após conversarem, mostre a receita original. Eles provavelmente ficarão curiosos. Você pode abrir o site com a receita, imprimir em tamanho grande (mínimo A3) ou entregar uma cópia para cada aluno. Para acessar o site clique aqui. Se preferir a versão para impressão clique aqui.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com um conhecimento grande sobre o gênero receita. Mesmo que eles ainda não consigam escrever textos elaborados como as receitas originais, eles já conseguiram organizar seus pensamentos (modo de preparo) em um texto simples.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere. Eles podem dizer algo como I learned about an American recipe. Mesmo que esse não tenha sido o foco da aula, eles acreditam que seja algo relevante e que eles não sabiam. Vale a pena considerar.

Contents

  1. INPUT: A recipe
  2. OUTPUT: Write the directions of a recipe

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica e de formato do texto.

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes