Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND03
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1946/entrevista
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso ao site para leitura da biografia indicada.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do context, pergunte aos alunos quem são as pessoas que aparecem na imagem e o que eles estão fazendo. Espera-se que os alunos digam que é uma entrevista. Continue esse momento seguindo as orientações do slide.
Input
Após o context, acesse e compartilhe na tela a entrevista a ser estudada. Siga as orientações propostas no slide.
Output
Diga aos alunos que agora eles irão criar perguntas para entrevistar alguém. Sugira entrevistas com artistas da terra, profissionais que continuaram trabalhando durante a pandemia, etc. Pode ser um parente, um amigo ou vizinho, ou seja, pessoas possíveis de serem encontradas de acordo com a realidade local.
Crie e compartilhe uma pasta da turma no Google Drive, peça que acessem o template da atividade, criem uma cópia e nomeiem com identificação da atividade e do aluno. Assim, ficará mais fácil o acesso e orientação às produções.
Explique que, após o encontro síncrono, eles devem preencher o documento criando cinco (ou mais) perguntas para a pessoa que desejam entrevistar, usando as estruturas de pergunta no passado e conectores vistos anteriormente.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem realizar a entrevista com um membro da família.
Sugestão Enviada Por: Gleima Vanin
Código: ING7_09UND03
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes