Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de brincadeiras e jogos. A escolha é sua: Você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de um pote ou vasilha e de tiras de papel para escrever as habilidades (o arquivo para impressão ou cópia a mão das habilidades está disponível aqui). Após escrevê-las, dobre os papéis e coloque-os dentro do pote.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Como introdução ao tema abilities, mostre o printscreen do site Bulbapedia.net aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- Do you know any of these Pokémon from the list? Which one (s)? (esta pergunta serve para ativar o conhecimento prévio sobre Pokémon e aumentar o interesse dos alunos na aula que se inicia).
Em seguida, chame a atenção dos alunos para as diferenças existentes entre os Pokémon:
- Does Bulbasaur have the same characteristics as Charizard? Take a look at columns ‘ability 1’ and ‘hidden’ before answering (espera-se que eles consigam identificar que Bulbassauro e Charizard possuem habilidades diferentes: overgrow e chlorophyll; blaze e solar power, respectivamente).
- So, am I right if I say that there are some things Bulbasaur can do that Charizard can’t? (espera-se que os alunos digam que sim). Neste momento, recuperamos os significados de can e can’t com os alunos).
- After our comments on the list of Pokémon presented, are you able to complete the slide’s/image’s title? (espera-se que os alunos digam que sim e respondam abilities).
Após a descoberta do título, faça perguntas à turma que explorem o conceito de ability:
- What are your abilities? (resposta pessoal)
- What can you do that you think your friend next to you can’t? (resposta pessoal)
Fonte da imagem: https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/List_of_Pok%C3%A9mon_by_Ability
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão interagir em inglês e falar sobre habilidades durante uma dinâmica em sala (Today you’re going to interact with your friends and talk about abilities during a dynamic).
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Prepará-los para a dinâmica ‘The ability bowl’.
Expectativa: Que eles falem sobre as habilidades estranhas apresentadas no vídeo.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=muIEHMhdLJI (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s title and tell me: what do you think he is going to talk about? (Espera-se que, ao lerem o título do vídeo, os alunos respondam abilities ou, mais especificamente, strange abilities).
- Now look at the printscreen: do you know what he is trying to do? (Por ser bastante famosa na internet, os alunos provavelmente reconhecerão a brincadeira do cotovelo mostrada no slide).
Depois, incentive-os a fazer mais previsões (respostas pessoais):
- As you can see it, the guy is trying to lick his elbow. Is he going to succeed or is he going to fail?
- Can you guess another weird ability that will be presented during the video?
Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas (respostas pessoais):
- Was the guy able to lick his own elbow? Is this a difficult or an easy task for you?
- Were you able to guess any weird ability presented? If ‘yes’, which one?
- Can you do at least one of the things presented in the video?
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com imagens impressas das habilidades esquisitas apresentadas no vídeo. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o top 10 completo, mostre apenas uma das imagens e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente o top 10 de weird abilities e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 31 minutos.
Propósito: Que os alunos utilizem a língua para falar sobre habilidades em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos se engajem na brincadeira e que consigam falar sobre habilidades na língua alvo.
Orientações: Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles terão a oportunidade de falar sobre suas habilidades (Now you are going to talk about the abilities you possess and the ones you don’t). Em seguida, apresente as instruções para a dinâmica (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.
Após dar as instruções, comece a dinâmica. É importante que você assuma o papel de mediador (a), ou seja, não interfira diretamente na brincadeira. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.
Ao final da dinâmica, pergunte (respostas pessoais):
- How did you like the activity? Was it fun?
- Did you discover any ability you didn’t know you had?
- Was it difficult to perform any weird ability?
- Alternativa: caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a dinâmica no quadro.
- Material: você encontra as tiras de papel necessárias para a atividade aqui. É só imprimir, recortar cada retângulo e dobrar. Caso não possa imprimi-las, copie as habilidades a mão nos papéis.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!