12131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Escrever sobre sua Família

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Escrever sobre sua Família

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edson José Cortiano

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).

Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado.

Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.

Também, há um plano de aula, ING6_02UN03, focado em apresentações sobre a família, que pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

  • Peça aos alunos que releiam seus cadernos / livros / pesquisem um pouco na biblioteca ou internet sobre o vocabulário para falar da família. O ideal é que venham para esta aula familiarizados com alguns vocábulos básicos do campo semântico family: father, mother, brother, sister, grandfather, uncle, etc. Há um documento aqui, chamado Extra Material - Vocabulary - Family - ING06_13UN02, contendo esse vocabulário.
  • Como usaremos o vídeo What is Family (https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU), deixe reservado computador e projetor. Você também pode baixar o vídeo e salvar em um pendrive. Se não for possível, tente baixar o áudio e imprimir alguns print screens do vídeo.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Expectativa: Que os alunos brinquem um pouco com o vocabulário que será utilizado nesta aula.

Orientações: Projete ou escreva no quadro uma das, ou ambas, atividades lúdicas a seguir.

Explique como funcionam OMOs (Odd Man Out) / riddles. Explique: “Odd significa ímpar ou esquisito.”

Diga: Odd Man Out is a game. You have a set of words and one does not fit in with the others. Which word is the odd one out and why?

Em seguida, lance o desafio: Copy these activities in your notebooks and try to solve them.

Após 2 ou 3 minutos, peça a voluntários que tentem dar as respostas corretas e, no caso dos OMOs, explicar o motivo da resposta.

Prosiga para o slide seguinte para mostrar as respostas.

1) Odd Man Out (Estranho no Ninho, Peixe Fora D’Água) Eles devem escolher a palavra que não se encaixa com as outras;

father – grandmother – mother – sister – aunt (father – masculino)aunt – brother – father – mother – uncle (brother – não tem par)mom – grandma – bro – sis – father (father - não é informal).

Se desejar começar com uma atividade um pouco mais simples você pode:

  • Montar séries com apenas quatro itens: father - grandmother - mother - sister;
  • Montar séries com o odd man out mais óbvio: aunt - mother - teacher - uncle;
  • A última série é mais difícil. Se achar melhor, pode substituí-la por uma mais fácil, como: aunt - mom - mother - mum (aunt – não é sinônimo de mother)

2) Riddles - Os alunos devem resolver a charada.

Who is he/she?

a) He is my father’s brother. He is my ________ (uncle)

b) She is my mother’s sister. She is my ________ (aunt)

c) She is my father’s mother. She is my ________ (grandmother)

d) She is my father’s daughter. She is my ________ (sister)

e) She is my father’s wife. She is my ________ (mother)

Context select-down

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Orientações: Este slide é só para mostrar as respostas da atividade do slide anterior. Pode usar caso achar útil.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you’re going to describe your family in writing. We are going to talk about fathers, mothers, brothers, sisters, etc. And then we’re going to write a paragraph about them.

Input select-down

Tempo Sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler uma carta de um pen pal descrevendo-se e a sua família e aproximar aos alunos ao uso do simple present.

Orientações:

1) Projete o slide ou escreva no quadro o texto da carta.

2) Pergunte: What kind of letter is this? (os alunos devem responder: A letter to a pen-pal) Who is writing? (os alunos devem responder: João)

3) Peça para cada aluno ler uma frase ou fazer uma leitura compartilhada.

3) Explique/revise a expressão “What are you like?” (Como você é?).

4) Explique que usarão esta carta como modelo para escrever sua própria ao final de seis aulas.

Input select-down

Propósito: Ouvir crianças falando sobre membros de suas famílias.

Expectativa: Que os alunos compreendam o básico sobre o que as crianças dizem no vídeo: as palavras e termos que utilizam quando falam sobre irmãos, irmãs, pais, etc. Explique aos alunos que eles não precisam entender tudo o que as crianças dizem sobre suas famílias.

Orientações: 1) Acesse o vídeo “What is Family?” (link https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU ) em sala ou baixe-o e projete-o para a sala, pelo menos duas vezes.

2) Peça para que anotem no mínimo seis frases que as crianças usam contendo palavras ligadas à família. Você pode tocar o vídeo duas ou três vezes, pausar, etc., de modo que os alunos tenham tempo de anotar algo. O alunos devem anotar coisas como: My family is me, my mum and my cat. ).

3) Peça a alguns alunos para lerem o que conseguiram anotar.

4) Escreva e comente algumas das principais frases do vídeo na lousa: My family is fun. / My family is my me, my mum (mom) and my cat. / They’re a bit Scottish and they’re a bit Italian. / And my grandparents live in Turkey.

Você pode perguntar, por exemplo, What is her family like? (Her, her mom and her cat.) / Who is she talking about? (Her parents.) / Where do her grandparents live? (In Turkey.)

Se desejar, foque um pouco no uso do verb to be. Você pode dizer: Notice that we use I am or I’m, he is or he’s and they are or they’re to describe people.

5) Pergunte: Are all families the same? (No.) / Are pets part of our family? (Yes / No.)

6) Se desejar, e se houver tempo, comente algumas falas mais interessantes, como: I’m an only child. (Sou filha única.)

?Material complementar:

  • A partir de 1:58 no vídeo, as crianças mostram desenhos que fizeram de suas famílias. Se puder combinar com o professor de artes, seria uma atividade interdisciplinar muito interessante produzir desenhos semelhantes.
  • Se desejar, consulte o documento com a transcrição das falas das crianças no vídeo neste link.

Output select-down

Propósito: Escrever um parágrafo descrevendo a si mesmo e a sua família.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases como “I’m a boy / girl / I’m 12 years old,” etc, para descrever suas famílias, como no modelo. Eles podem escrever também sobre onde moram, o que os pais fazem, onde estudam, etc. Os alunos não precisam, neste estágio, entrar em detalhes como descrição física (cor de olhos ou cabelos, por exemplo).

Orientações:

1) Após a leitura do modelo, os alunos escrevem seu parágrafo no caderno.

2) Lembre-os do que é um pen-pal, (A friend from a different place that we write to by email or letter) e de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.

3) Depois de terminarem, você pode circular possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.

4) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para a turma.

?Material complementar:

Para os fast-finishers (alunos que terminam rápido):

  • Você pode trazer mais alguns brain teasers (quebra-cabeças) como os do slide 2. Por exemplo: He is my father’s father. He is my ________ (grandfather).
  • Pedir-lhes que desenhem sua Family Tree.
  • Em vez de uma carta, podem usar cartões postais como meio de atingir o objetico da atividade (apresentar-se por escrito).
  • Outra sugestão é solicitar às crianças que criem seus próprios cartões postais usando imagens recortadas de revistas. As imagens podem ser coladas em cartolina, por exemplo. Se esta sugestão for seguida, o professor pode fazer uma exposição dos postais produzidos pela turma (ou dos postais trazidos de casa), em um mural (ou fixados numa parede da sala). Esta etapa não é necessária. Seria apenas outra maneira de contextualizar e compartilhar a atividade.
  • Outra alternativa de output para esta aula, além da sugerida carta a um pen pal, é um mini book ou foldable book. Ele pode ir sendo construído nessas seis aulas sobre uso do simple present e do present continuous para comunicar informações pessoais. Exemplo de mini book / foldable: https://www.youtube.com/watch?v=EP5SonqP9Hk

Feedback select-down

Feedback

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que estão progredindo, aprendendo vocabulário e habilidades novas e relevantes, como escrever uma carta em inglês.

Orientações: Este slide pode ser apresentado para os alunos para resumir o que foi trabalhado na aula. Ele serve ainda, caso opte por não exibi-lo, para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum tipo feedback. Você pode avaliar os estudantes observando a participação deles nas diversas fases da aula.

Resumindo: Nesta aula

  • aprendemos / revisamos o simple present do verbo to be.
  • aprendemos / revisamos palavras relacionada com family.
  • aprendemos a falar / escrever sobre family.
  • continuamos a série de atividades que resultarão na produção de uma carta a um pen pal.

Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado: vocabulário sobre família

. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar o slide já com as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).

Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado.

Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.

Também, há um plano de aula, ING6_02UN03, focado em apresentações sobre a família, que pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

  • Peça aos alunos que releiam seus cadernos / livros / pesquisem um pouco na biblioteca ou internet sobre o vocabulário para falar da família. O ideal é que venham para esta aula familiarizados com alguns vocábulos básicos do campo semântico family: father, mother, brother, sister, grandfather, uncle, etc. Há um documento aqui, chamado Extra Material - Vocabulary - Family - ING06_13UN02, contendo esse vocabulário.
  • Como usaremos o vídeo What is Family (https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU), deixe reservado computador e projetor. Você também pode baixar o vídeo e salvar em um pendrive. Se não for possível, tente baixar o áudio e imprimir alguns print screens do vídeo.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Expectativa: Que os alunos brinquem um pouco com o vocabulário que será utilizado nesta aula.

Orientações: Projete ou escreva no quadro uma das, ou ambas, atividades lúdicas a seguir.

Explique como funcionam OMOs (Odd Man Out) / riddles. Explique: “Odd significa ímpar ou esquisito.”

Diga: Odd Man Out is a game. You have a set of words and one does not fit in with the others. Which word is the odd one out and why?

Em seguida, lance o desafio: Copy these activities in your notebooks and try to solve them.

Após 2 ou 3 minutos, peça a voluntários que tentem dar as respostas corretas e, no caso dos OMOs, explicar o motivo da resposta.

Prosiga para o slide seguinte para mostrar as respostas.

1) Odd Man Out (Estranho no Ninho, Peixe Fora D’Água) Eles devem escolher a palavra que não se encaixa com as outras;

father – grandmother – mother – sister – aunt (father – masculino)aunt – brother – father – mother – uncle (brother – não tem par)mom – grandma – bro – sis – father (father - não é informal).

Se desejar começar com uma atividade um pouco mais simples você pode:

  • Montar séries com apenas quatro itens: father - grandmother - mother - sister;
  • Montar séries com o odd man out mais óbvio: aunt - mother - teacher - uncle;
  • A última série é mais difícil. Se achar melhor, pode substituí-la por uma mais fácil, como: aunt - mom - mother - mum (aunt – não é sinônimo de mother)

2) Riddles - Os alunos devem resolver a charada.

Who is he/she?

a) He is my father’s brother. He is my ________ (uncle)

b) She is my mother’s sister. She is my ________ (aunt)

c) She is my father’s mother. She is my ________ (grandmother)

d) She is my father’s daughter. She is my ________ (sister)

e) She is my father’s wife. She is my ________ (mother)

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Orientações: Este slide é só para mostrar as respostas da atividade do slide anterior. Pode usar caso achar útil.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you’re going to describe your family in writing. We are going to talk about fathers, mothers, brothers, sisters, etc. And then we’re going to write a paragraph about them.

Tempo Sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler uma carta de um pen pal descrevendo-se e a sua família e aproximar aos alunos ao uso do simple present.

Orientações:

1) Projete o slide ou escreva no quadro o texto da carta.

2) Pergunte: What kind of letter is this? (os alunos devem responder: A letter to a pen-pal) Who is writing? (os alunos devem responder: João)

3) Peça para cada aluno ler uma frase ou fazer uma leitura compartilhada.

3) Explique/revise a expressão “What are you like?” (Como você é?).

4) Explique que usarão esta carta como modelo para escrever sua própria ao final de seis aulas.

Propósito: Ouvir crianças falando sobre membros de suas famílias.

Expectativa: Que os alunos compreendam o básico sobre o que as crianças dizem no vídeo: as palavras e termos que utilizam quando falam sobre irmãos, irmãs, pais, etc. Explique aos alunos que eles não precisam entender tudo o que as crianças dizem sobre suas famílias.

Orientações: 1) Acesse o vídeo “What is Family?” (link https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU ) em sala ou baixe-o e projete-o para a sala, pelo menos duas vezes.

2) Peça para que anotem no mínimo seis frases que as crianças usam contendo palavras ligadas à família. Você pode tocar o vídeo duas ou três vezes, pausar, etc., de modo que os alunos tenham tempo de anotar algo. O alunos devem anotar coisas como: My family is me, my mum and my cat. ).

3) Peça a alguns alunos para lerem o que conseguiram anotar.

4) Escreva e comente algumas das principais frases do vídeo na lousa: My family is fun. / My family is my me, my mum (mom) and my cat. / They’re a bit Scottish and they’re a bit Italian. / And my grandparents live in Turkey.

Você pode perguntar, por exemplo, What is her family like? (Her, her mom and her cat.) / Who is she talking about? (Her parents.) / Where do her grandparents live? (In Turkey.)

Se desejar, foque um pouco no uso do verb to be. Você pode dizer: Notice that we use I am or I’m, he is or he’s and they are or they’re to describe people.

5) Pergunte: Are all families the same? (No.) / Are pets part of our family? (Yes / No.)

6) Se desejar, e se houver tempo, comente algumas falas mais interessantes, como: I’m an only child. (Sou filha única.)

?Material complementar:

  • A partir de 1:58 no vídeo, as crianças mostram desenhos que fizeram de suas famílias. Se puder combinar com o professor de artes, seria uma atividade interdisciplinar muito interessante produzir desenhos semelhantes.
  • Se desejar, consulte o documento com a transcrição das falas das crianças no vídeo neste link.

Propósito: Escrever um parágrafo descrevendo a si mesmo e a sua família.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases como “I’m a boy / girl / I’m 12 years old,” etc, para descrever suas famílias, como no modelo. Eles podem escrever também sobre onde moram, o que os pais fazem, onde estudam, etc. Os alunos não precisam, neste estágio, entrar em detalhes como descrição física (cor de olhos ou cabelos, por exemplo).

Orientações:

1) Após a leitura do modelo, os alunos escrevem seu parágrafo no caderno.

2) Lembre-os do que é um pen-pal, (A friend from a different place that we write to by email or letter) e de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.

3) Depois de terminarem, você pode circular possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.

4) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para a turma.

?Material complementar:

Para os fast-finishers (alunos que terminam rápido):

  • Você pode trazer mais alguns brain teasers (quebra-cabeças) como os do slide 2. Por exemplo: He is my father’s father. He is my ________ (grandfather).
  • Pedir-lhes que desenhem sua Family Tree.
  • Em vez de uma carta, podem usar cartões postais como meio de atingir o objetico da atividade (apresentar-se por escrito).
  • Outra sugestão é solicitar às crianças que criem seus próprios cartões postais usando imagens recortadas de revistas. As imagens podem ser coladas em cartolina, por exemplo. Se esta sugestão for seguida, o professor pode fazer uma exposição dos postais produzidos pela turma (ou dos postais trazidos de casa), em um mural (ou fixados numa parede da sala). Esta etapa não é necessária. Seria apenas outra maneira de contextualizar e compartilhar a atividade.
  • Outra alternativa de output para esta aula, além da sugerida carta a um pen pal, é um mini book ou foldable book. Ele pode ir sendo construído nessas seis aulas sobre uso do simple present e do present continuous para comunicar informações pessoais. Exemplo de mini book / foldable: https://www.youtube.com/watch?v=EP5SonqP9Hk

Feedback

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que estão progredindo, aprendendo vocabulário e habilidades novas e relevantes, como escrever uma carta em inglês.

Orientações: Este slide pode ser apresentado para os alunos para resumir o que foi trabalhado na aula. Ele serve ainda, caso opte por não exibi-lo, para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum tipo feedback. Você pode avaliar os estudantes observando a participação deles nas diversas fases da aula.

Resumindo: Nesta aula

  • aprendemos / revisamos o simple present do verbo to be.
  • aprendemos / revisamos palavras relacionada com family.
  • aprendemos a falar / escrever sobre family.
  • continuamos a série de atividades que resultarão na produção de uma carta a um pen pal.

Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado: vocabulário sobre família

. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar o slide já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: Video What is Family? (https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU)
  2. OUTPUT: Students will write a paragraph about their family.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Código: ING6_13UND02

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes