12131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrever sobre sua Família

POR: Edson José Cortiano 23/10/2018
Código: ING6_13UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Escrever sobre sua Família

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).

Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado.

Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.

As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.

Também, há um plano de aula, ING6_02UN03, focado em apresentações sobre a família, que pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

  • Peça aos alunos que releiam seus cadernos / livros / pesquisem um pouco na biblioteca ou internet sobre o vocabulário para falar da família. O ideal é que venham para esta aula familiarizados com alguns vocábulos básicos do campo semântico family: father, mother, brother, sister, grandfather, uncle, etc. Há um documento aqui, chamado Extra Material - Vocabulary - Family - ING06_13UN02, contendo esse vocabulário.
  • Como usaremos o vídeo What is Family (https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU), deixe reservado computador e projetor. Você também pode baixar o vídeo e salvar em um pendrive. Se não for possível, tente baixar o áudio e imprimir alguns print screens do vídeo.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Expectativa: Que os alunos brinquem um pouco com o vocabulário que será utilizado nesta aula.

Orientações: Projete ou escreva no quadro uma das, ou ambas, atividades lúdicas a seguir.

Explique como funcionam OMOs (Odd Man Out) / riddles. Explique: “Odd significa ímpar ou esquisito.”

Diga: Odd Man Out is a game. You have a set of words and one does not fit in with the others. Which word is the odd one out and why?

Em seguida, lance o desafio: Copy these activities in your notebooks and try to solve them.

Após 2 ou 3 minutos, peça a voluntários que tentem dar as respostas corretas e, no caso dos OMOs, explicar o motivo da resposta.

Prosiga para o slide seguinte para mostrar as respostas.

1) Odd Man Out (Estranho no Ninho, Peixe Fora D’Água) Eles devem escolher a palavra que não se encaixa com as outras;

father – grandmother – mother – sister – aunt (father – masculino)aunt – brother – father – mother – uncle (brother – não tem par)mom – grandma – bro – sis – father (father - não é informal).

Se desejar começar com uma atividade um pouco mais simples você pode:

  • Montar séries com apenas quatro itens: father - grandmother - mother - sister;
  • Montar séries com o odd man out mais óbvio: aunt - mother - teacher - uncle;
  • A última série é mais difícil. Se achar melhor, pode substituí-la por uma mais fácil, como: aunt - mom - mother - mum (aunt – não é sinônimo de mother)

2) Riddles - Os alunos devem resolver a charada.

Who is he/she?

a) He is my father’s brother. He is my ________ (uncle)

b) She is my mother’s sister. She is my ________ (aunt)

c) She is my father’s mother. She is my ________ (grandmother)

d) She is my father’s daughter. She is my ________ (sister)

e) She is my father’s wife. She is my ________ (mother)

Propósito: Aquecer os alunos de forma divertida para o aprendizado proposto.

Orientações: Este slide é só para mostrar as respostas da atividade do slide anterior. Pode usar caso achar útil.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you’re going to describe your family in writing. We are going to talk about fathers, mothers, brothers, sisters, etc. And then we’re going to write a paragraph about them.

Tempo Sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler uma carta de um pen pal descrevendo-se e a sua família e aproximar aos alunos ao uso do simple present.

Orientações:

1) Projete o slide ou escreva no quadro o texto da carta.

2) Pergunte: What kind of letter is this? (os alunos devem responder: A letter to a pen-pal) Who is writing? (os alunos devem responder: João)

3) Peça para cada aluno ler uma frase ou fazer uma leitura compartilhada.

3) Explique/revise a expressão “What are you like?” (Como você é?).

4) Explique que usarão esta carta como modelo para escrever sua própria ao final de seis aulas.

Propósito: Ouvir crianças falando sobre membros de suas famílias.

Expectativa: Que os alunos compreendam o básico sobre o que as crianças dizem no vídeo: as palavras e termos que utilizam quando falam sobre irmãos, irmãs, pais, etc. Explique aos alunos que eles não precisam entender tudo o que as crianças dizem sobre suas famílias.

Orientações: 1) Acesse o vídeo “What is Family?” (link https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU ) em sala ou baixe-o e projete-o para a sala, pelo menos duas vezes.

2) Peça para que anotem no mínimo seis frases que as crianças usam contendo palavras ligadas à família. Você pode tocar o vídeo duas ou três vezes, pausar, etc., de modo que os alunos tenham tempo de anotar algo. O alunos devem anotar coisas como: My family is me, my mum and my cat. ).

3) Peça a alguns alunos para lerem o que conseguiram anotar.

4) Escreva e comente algumas das principais frases do vídeo na lousa: My family is fun. / My family is my me, my mum (mom) and my cat. / They’re a bit Scottish and they’re a bit Italian. / And my grandparents live in Turkey.

Você pode perguntar, por exemplo, What is her family like? (Her, her mom and her cat.) / Who is she talking about? (Her parents.) / Where do her grandparents live? (In Turkey.)

Se desejar, foque um pouco no uso do verb to be. Você pode dizer: Notice that we use I am or I’m, he is or he’s and they are or they’re to describe people.

5) Pergunte: Are all families the same? (No.) / Are pets part of our family? (Yes / No.)

6) Se desejar, e se houver tempo, comente algumas falas mais interessantes, como: I’m an only child. (Sou filha única.)

?Material complementar:

  • A partir de 1:58 no vídeo, as crianças mostram desenhos que fizeram de suas famílias. Se puder combinar com o professor de artes, seria uma atividade interdisciplinar muito interessante produzir desenhos semelhantes.
  • Se desejar, consulte o documento com a transcrição das falas das crianças no vídeo neste link.

Propósito: Escrever um parágrafo descrevendo a si mesmo e a sua família.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases como “I’m a boy / girl / I’m 12 years old,” etc, para descrever suas famílias, como no modelo. Eles podem escrever também sobre onde moram, o que os pais fazem, onde estudam, etc. Os alunos não precisam, neste estágio, entrar em detalhes como descrição física (cor de olhos ou cabelos, por exemplo).

Orientações:

1) Após a leitura do modelo, os alunos escrevem seu parágrafo no caderno.

2) Lembre-os do que é um pen-pal, (A friend from a different place that we write to by email or letter) e de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.

3) Depois de terminarem, você pode circular possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.

4) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para a turma.

?Material complementar:

Para os fast-finishers (alunos que terminam rápido):

  • Você pode trazer mais alguns brain teasers (quebra-cabeças) como os do slide 2. Por exemplo: He is my father’s father. He is my ________ (grandfather).
  • Pedir-lhes que desenhem sua Family Tree.
  • Em vez de uma carta, podem usar cartões postais como meio de atingir o objetico da atividade (apresentar-se por escrito).
  • Outra sugestão é solicitar às crianças que criem seus próprios cartões postais usando imagens recortadas de revistas. As imagens podem ser coladas em cartolina, por exemplo. Se esta sugestão for seguida, o professor pode fazer uma exposição dos postais produzidos pela turma (ou dos postais trazidos de casa), em um mural (ou fixados numa parede da sala). Esta etapa não é necessária. Seria apenas outra maneira de contextualizar e compartilhar a atividade.
  • Outra alternativa de output para esta aula, além da sugerida carta a um pen pal, é um mini book ou foldable book. Ele pode ir sendo construído nessas seis aulas sobre uso do simple present e do present continuous para comunicar informações pessoais. Exemplo de mini book / foldable: https://www.youtube.com/watch?v=EP5SonqP9Hk

Feedback

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que estão progredindo, aprendendo vocabulário e habilidades novas e relevantes, como escrever uma carta em inglês.

Orientações: Este slide pode ser apresentado para os alunos para resumir o que foi trabalhado na aula. Ele serve ainda, caso opte por não exibi-lo, para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum tipo feedback. Você pode avaliar os estudantes observando a participação deles nas diversas fases da aula.

Resumindo: Nesta aula

  • aprendemos / revisamos o simple present do verbo to be.
  • aprendemos / revisamos palavras relacionada com family.
  • aprendemos a falar / escrever sobre family.
  • continuamos a série de atividades que resultarão na produção de uma carta a um pen pal.

Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado: vocabulário sobre família

. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar o slide já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: Video What is Family? (https://www.youtube.com/watch?v=DzlxG2B2neU)
  2. OUTPUT: Students will write a paragraph about their family.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes