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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Dedução da fórmula resolutiva da equação quadrática

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre conhecer e compreender a fórmula resolutiva da equação quadrática.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_06ALG04)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre seus alunos que toda equação quadrática pode ser vista (ou reduzida) assim: Ax² + Bx + C = 0. Sugira a leitura do link https://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/requacoes.html para desfazer o mito de que uma fórmula foi inventada pelo hindu Bháskara.

Atividade principal
- Determine que assistam ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=gW9DEsXfp7c

Ou qualquer outro que pesquisem na internet sobre a demonstração da fórmula de resolução de equação do segundo grau.

- Determine ainda um prazo para resolverem as equações abaixo usando a demonstração e a fórmula final diretamente para compararem os resultados:
a) x² - 5x + 6 = 0
b) x² - 6x = 0
c) x² -16 = 0
d) x² + x + 1 = 0

Discussão das soluções
Pergunte se é possível identificar em quais situações a fórmula é vantajosa de se usar.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que toda equação do 2º grau pode ser vista desse modo: Ax² + Bx + C = 0, mesmo as incompletas, e é vantagem usar a fórmula quando a fatoração não é evidente e, normalmente, acontece em equações completas com A, B e C diferentes de ZERO.

- Reforce sobre a importância de se pensar sobre o discriminante na existência de raízes (respostas).

Raio X
Quizz:
     a) O que se pode afirmar se o discriminante for negativo?

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e visitem os links indicados para uma curiosidade sobre as equações e a derrubada de um mito.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_06ALG04

(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.


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