12119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo o sistema nervoso

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Conhecendo o sistema nervoso

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diego Moraes de SOuza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte das habilidades de Ciências. Será possível observar que as duas habilidades serão contempladas, mas não em sua totalidade. Em aula subsequente a proposta terá sua continuidade. Esta aula é considerada uma aula introdutória sobre a temática e servirá para identificar os saberes dos alunos sobre o tema.

Para maior aprofundamento do tema a ser desenvolvido durante as aulas, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_0juQEk4sKg

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas da atividade, papel cartolina e pincel marcador.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos, quais órgãos estão envolvidos e as principais funções por eles desempenhadas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e leia o texto no slide ou em uma ficha impressa para que os alunos, com base nesse texto, levantem suas hipóteses mais a frente. Em seguida, peça para que deem as mãos uns aos outros. Peça para que um dos alunos que estão nas pontas do semicírculo aperte a mão do seu colega que está ao lado e, que se repita assim por diante até chegar no último. Após essa dinâmica inicial e com base no que foi lido do texto, levante questões como:

  • Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente?
  • Como o meu corpo reage a esse estímulo de apertar as mãos?

Espera-se que os comentários dos estudantes seja que, possivelmente, o cérebro que comanda todas as nossas ações e reações.

Após esse e outros comentários, explique qual será a atividade de hoje: a turma, ainda em semicírculo, levantará hipóteses e discussões sobre como e quem controla nosso corpo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Agora, leia a questão disparadora. Oriente os alunos para que continuem levantando suas hipóteses e, em caso de haver dúvidas e questionamentos por parte dos alunos, responda-os. Caso julgue necessário, anote as dúvidas e questionamentos mais frequentes. Lembre-se: o importante é estimulá-los cada vez mais a pensar no tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para este slide, serão necessários 15 minutos.

Agora, organize os alunos em grupos de 3 ou 4 membros. Explique a atividade projetando o slide para a turma. Caso não possua um projetor, leia uma ficha impressa. Depois. peça para que troquem experiências do que cada um pensa sobre o tema. Peça para que os estudantes registrem no caderno as conclusões. Durante a troca de conhecimentos entre alunos, ande pela sala e apenas observe o que estão fazendo. Se em algum momento o trio não estiver interagindo, intervenha propondo questionamentos como:

  • Quem é responsável por receber o estímulo quando furamos o pé?
  • Qual será a resposta para esse estímulo de furar o pé?
  • Qual foi o estímulo recebido pelo animal que está sendo atacado por um predador?

Continue acompanhando o trabalho e colabore com outros trios que tiverem dúvidas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Para esta etapa, serão necessários 5 minutos.

Neste momento, peça para que um grupo compartilhe com outro o resultado das hipóteses levantadas por cada um.

Ande pela sala e observe se os trios estão interagindo e contribuindo com o trabalho do outro. Possivelmente alguns trios terão hipóteses e questionamentos parecidos. Neste caso, anote os questionamentos para que sejam utilizados no final da aula a fim de ressaltar o que os alunos aprenderam.

Se julgar conveniente, marque o tempo e avise o momento que cada trio irá contar sua organização e o momento que apresentarão sugestões para o outro trio. Para finalizar, diga para cada um do trio escrever no papel cartolina as hipóteses levantadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Para esse slide, serão necessários 8 minutos.

Oriente os estudantes a fazerem uma roda, para que todos possam expressar as ideias que foram anotadas no papel cartolina. Inicialmente, escolha um trio para apresentar as hipóteses com a turma e questione-o:

  • Suas hipóteses são as mesmas do outro trio?
  • Você modificaria alguma hipótese depois da conversa com o outro trio?

Após os alunos exporem, retome com a questão disparadora:

  • Como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos?

Provavelmente eles dirão que o cérebro é o órgão responsável pelo controle de nossas ações e reações em relação ao meio interno e externo. Caso a maioria tenha chegado a essa conclusão, explique que o cérebro é um órgão bastante responsável por receber esses estímulos, mas que também funciona em conjunto com outros sistemas que interagem entre si e realizam os nossos movimentos voluntários e movimentos involuntários.

Esse debate é importante para continuar estimulando os alunos a terem mais curiosidade de informações importantes sobre o sistema que controla nossas ações e emoções, o Sistema Nervoso.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Nessa etapa, serão necessários 5 minutos.

Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos:

  • Para que todas as nossas ações recebam respostas adequadas e de forma rápida, o sistema nervoso age de forma integrada com outros sistemas como: sistema ósseo e sistema muscular.

Os alunos perceberão que não é somente o cérebro que é totalmente responsável para que, tanto nós seres humanos quanto outros animais, realizemos movimentos, sejam eles voluntários, como o ato de mexer as mãos, ou involuntário, como o bater do coração.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula até o momento. Espera-se que os alunos tenham compreendido a importância de saber quem de fato é responsável pelos nossos movimentos. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que eles compreendam o funcionamento do sistema nervoso quando este é estimulado, e as estruturas responsáveis por receber e responder esses estímulos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte das habilidades de Ciências. Será possível observar que as duas habilidades serão contempladas, mas não em sua totalidade. Em aula subsequente a proposta terá sua continuidade. Esta aula é considerada uma aula introdutória sobre a temática e servirá para identificar os saberes dos alunos sobre o tema.

Para maior aprofundamento do tema a ser desenvolvido durante as aulas, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_0juQEk4sKg

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas da atividade, papel cartolina e pincel marcador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma e informe que eles irão discutir como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos, quais órgãos estão envolvidos e as principais funções por eles desempenhadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e leia o texto no slide ou em uma ficha impressa para que os alunos, com base nesse texto, levantem suas hipóteses mais a frente. Em seguida, peça para que deem as mãos uns aos outros. Peça para que um dos alunos que estão nas pontas do semicírculo aperte a mão do seu colega que está ao lado e, que se repita assim por diante até chegar no último. Após essa dinâmica inicial e com base no que foi lido do texto, levante questões como:

  • Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente?
  • Como o meu corpo reage a esse estímulo de apertar as mãos?

Espera-se que os comentários dos estudantes seja que, possivelmente, o cérebro que comanda todas as nossas ações e reações.

Após esse e outros comentários, explique qual será a atividade de hoje: a turma, ainda em semicírculo, levantará hipóteses e discussões sobre como e quem controla nosso corpo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Agora, leia a questão disparadora. Oriente os alunos para que continuem levantando suas hipóteses e, em caso de haver dúvidas e questionamentos por parte dos alunos, responda-os. Caso julgue necessário, anote as dúvidas e questionamentos mais frequentes. Lembre-se: o importante é estimulá-los cada vez mais a pensar no tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para este slide, serão necessários 15 minutos.

Agora, organize os alunos em grupos de 3 ou 4 membros. Explique a atividade projetando o slide para a turma. Caso não possua um projetor, leia uma ficha impressa. Depois. peça para que troquem experiências do que cada um pensa sobre o tema. Peça para que os estudantes registrem no caderno as conclusões. Durante a troca de conhecimentos entre alunos, ande pela sala e apenas observe o que estão fazendo. Se em algum momento o trio não estiver interagindo, intervenha propondo questionamentos como:

  • Quem é responsável por receber o estímulo quando furamos o pé?
  • Qual será a resposta para esse estímulo de furar o pé?
  • Qual foi o estímulo recebido pelo animal que está sendo atacado por um predador?

Continue acompanhando o trabalho e colabore com outros trios que tiverem dúvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Para esta etapa, serão necessários 5 minutos.

Neste momento, peça para que um grupo compartilhe com outro o resultado das hipóteses levantadas por cada um.

Ande pela sala e observe se os trios estão interagindo e contribuindo com o trabalho do outro. Possivelmente alguns trios terão hipóteses e questionamentos parecidos. Neste caso, anote os questionamentos para que sejam utilizados no final da aula a fim de ressaltar o que os alunos aprenderam.

Se julgar conveniente, marque o tempo e avise o momento que cada trio irá contar sua organização e o momento que apresentarão sugestões para o outro trio. Para finalizar, diga para cada um do trio escrever no papel cartolina as hipóteses levantadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Para esse slide, serão necessários 8 minutos.

Oriente os estudantes a fazerem uma roda, para que todos possam expressar as ideias que foram anotadas no papel cartolina. Inicialmente, escolha um trio para apresentar as hipóteses com a turma e questione-o:

  • Suas hipóteses são as mesmas do outro trio?
  • Você modificaria alguma hipótese depois da conversa com o outro trio?

Após os alunos exporem, retome com a questão disparadora:

  • Como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos?

Provavelmente eles dirão que o cérebro é o órgão responsável pelo controle de nossas ações e reações em relação ao meio interno e externo. Caso a maioria tenha chegado a essa conclusão, explique que o cérebro é um órgão bastante responsável por receber esses estímulos, mas que também funciona em conjunto com outros sistemas que interagem entre si e realizam os nossos movimentos voluntários e movimentos involuntários.

Esse debate é importante para continuar estimulando os alunos a terem mais curiosidade de informações importantes sobre o sistema que controla nossas ações e emoções, o Sistema Nervoso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Nessa etapa, serão necessários 5 minutos.

Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos:

  • Para que todas as nossas ações recebam respostas adequadas e de forma rápida, o sistema nervoso age de forma integrada com outros sistemas como: sistema ósseo e sistema muscular.

Os alunos perceberão que não é somente o cérebro que é totalmente responsável para que, tanto nós seres humanos quanto outros animais, realizemos movimentos, sejam eles voluntários, como o ato de mexer as mãos, ou involuntário, como o bater do coração.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula até o momento. Espera-se que os alunos tenham compreendido a importância de saber quem de fato é responsável pelos nossos movimentos. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que eles compreendam o funcionamento do sistema nervoso quando este é estimulado, e as estruturas responsáveis por receber e responder esses estímulos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano