12117
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A importância do Sol para as plantas

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A importância do Sol para as plantas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Para desenhos e ilustrações - Paint Brush

Optativas:
- Ferramenta colaborativa para nuvem de palavras: Mentimenter.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula com uma curta videochamada pelo Zoom ou Hangouts e provoque o grupo com as questões propostas.

Apresente a “questão disparadora” e provoque a turma para descobrir qual é o presente. Não conte, ainda, que ele é uma planta.

Faça uma adivinha rápida com o grupo e projete o mentimeter com a nuvem de palavras, para que os alunos descubram o presente. Após a adivinha, finalize a aula com os questionamentos e questão disparadora.

Mão na massa
Ainda em videochamada, separe os alunos em grupos e peça para que se comuniquem via Whatsapp, para resolverem o mão na massa. Disponibilize um documento colaborativo, tipo Google docs, e-mail ou Classroom, para que registrem as ideias e façam a ilustração. Sugira que os grupos usem o Paint e salvem os desenhos no documento. Provoque-os sobre as cores. Peça que ilustrem a caixa da planta.

Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem os desenhos e caixas. Peça para que cada grupo conte sobre a atividade.

Intervenha naquelas representações que não ficaram adequadas, garantindo a conceituação correta, ou seja, que as plantas precisam de luz.

Projete cada um dos documentos durante as discussões e peça aos alunos que completem ou corrijam os conceitos trabalhados.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, ajudando na realização dos desenhos e na busca de outras ferramentas para a execução. Auxiliarão também na formação dos grupos de trabalho

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_04V&E01

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas