Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE4_0403 e CIE4_0404.
Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, cartolina, lápis de grafite, lápis de cor, material reciclável (caixas de papelão, papel de embrulho, copos de iogurte…), fita adesiva, tesoura, fitilhos ou fitas decorativas.
Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Vídeo:
O que as plantas precisam para crescer:
https://somos.twigworld.com.br/film/o-que-as-plantas-precisam-para-crescer-7284/
Textos:
O que uma planta precisa para crescer:
http://www.ehow.com.br/planta-precisa-crescer-estrategia_108003/
Fotossíntese:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/fotossintese
A importância da fotossíntese para a vida no planeta:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-fotossintese-para-vida-no-planeta.htm
O que é fotossíntese:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fotossintese.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Discuta com eles sobre qual a importância do Sol para os seres vivos. Pergunte também o que eles conhecem sobre as plantas (partes, funções, possíveis classificações, relação entre ambiente e seres vivos).
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado. Em seguida, lance alguns questionamentos. Seguem algumas sugestões:
- Qual a necessidade de embalar um presente?
- O presente precisa ser comprado com antecedência?
- Por que a vendedora fez essa pergunta à Carolina?
- Por que essa pergunta gerou dúvida em Carolina?
- O presente que Carolina vai dar à Dona Joana pode ser embalado?
- Qual a melhor data para Carolina comprar esse presente? Por quê?
- Quais os elementos necessários para a vida das plantas?
- Do que as plantas se alimentam?
- Por que as folhas das plantas são verdes? O que acontecerá com elas em 15 dias?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que se imaginem no lugar de Carolina, ou seja, estão comprando uma planta de presente de aniversário para a mãe. Leia a questão disparadora. Permita que os alunos digam seus posicionamentos, levantando hipóteses sobre a abertura na caixa. Provavelmente alguns alunos apontarão a necessidade de água e de oxigênio, tendo em vista conceitos vistos em anos anteriores. Neste momento, é importante instigar os alunos a pensarem na preocupação que a vendedora teve e na resposta mais apropriada que Carolina deve dar a ela, baseando-se nos conhecimentos prévios que as crianças trazem consigo até o momento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos. Em seguida, leia ou projete as orientações para o desenvolvimento da atividade. No momento da listagem, acompanhe as conversas em grupo, verificando os argumentos estabelecidos sobre fazer o furo na caixa ou não. Leve o aluno a refletir sobre a necessidade da entrada da luz pela abertura. É possível que algum aluno levante a possibilidade de que o furo não seja feito e, se isso acontecer, é preciso verificar quais são os argumentos utilizados por ele e discutir junto com a turma acerca destes argumentos. Com a montagem da lista de motivos para abertura ou não na caixa, os alunos provavelmente levantarão a hipótese de que a planta começará a morrer se ficar no ambiente escuro, totalmente fechada.
Para a atividade de ilustração, o grupo precisará desenhar, na cartolina, a planta no ambiente escuro e no ambiente claro, fazendo um comparativo. Por isso a necessidade de pintar com o lápis de cor. Provavelmente no ambiente mais claro a folha será pintada de verde e no ambiente escuro a folha terá cores mais amareladas. Caso alguma criança sinta dificuldade de chegar a essa conclusão, levante questões norteadoras que façam pensar sobre a coloração da cor da folha, ativando conhecimentos prévios. O grupo decidirá, com base na lista e nos desenhos, qual a melhor resposta que Carolina deve dar à vendedora. Aproveite para circular pela sala de aula e verificar a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade. Distribua o material reciclável aos grupos. Este material pode ser solicitado antecipadamente aos alunos e pode ficar armazenado em sala de aula por um período. Serão necessárias caixas de papelão, como caixas de sapato e embalagens diversas, copos de iogurte ou pratinhos plásticos (que podem servir de depósito para água), papéis diversos para embrulhar e outros materiais que sirvam de apoio para a embalagem. Neste momento, as crianças devem explorar a criatividade. O intuito é que percebam a necessidade da planta de água, luz e ar. No momento da confecção das embalagens, realize intervenções, perguntando aos alunos:
- Qual é a melhor forma de possibilitar que a planta receba luz?
- De que forma a planta pode ser molhada?
- Como ela se manterá viva?
- De onde ela vai retirar seu alimento?
No que diz respeito ao último questionamento, as crianças podem indicar várias respostas como, por exemplo, “as plantas não se alimentam” ou “ela retira do solo, pelas raízes”. Aproveite a oportunidade para discutir com os alunos sobre as plantas e os animais possuírem formas diferentes de produção de energia. Os alunos podem sentir dificuldade em perceber a necessidade de deixar a planta em um local com luminosidade, portanto, ao andar pelos grupos, leve-os a refletir sobre a necessidade da luz, dando enfoque à coloração das folhas. Neste momento, pode ser necessário retomar as habilidades trabalhadas anteriormente sobre as plantas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Em uma roda de conversa, proponha que os grupos compartilhem quais foram as conclusões que chegaram e os motivos que os levaram a essas decisões. Além disso, solicite que justifiquem as cores utilizadas para pintar a planta no ambiente escuro e no ambiente com entrada de luz. Peça também para que demonstrem e expliquem a embalagem escolhida. Aproveite as apresentações para realizar questionamentos. Você pode retomar partes do contexto, como:
- Dos elementos que vocês destacaram, quais são necessários para a vida das plantas?
- Do que as plantas se alimentam?
- Porque as folhas das plantas são verdes?
Eles devem apontar elementos como água, oxigênio, luz solar, ar, terra… Nesse momento, podem surgir as palavras energia, sais minerais e água. O professor deve se apropriar dessas nomenclaturas para ajudar as crianças a relacionarem a produção de energia pela planta com a necessidade desses elementos e da luz solar, a partir do processo de fotossíntese. Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico. Verifique se houve ampliação de conceitos iniciais. Registre no quadro os termos apresentados pelos alunos, pois estes termos auxiliarão na construção do conceito final. Para finalizar, pergunte aos alunos qual a função do Sol para as plantas e leve-os a refletir sobre a necessidade da luz para produção de alimento, retomando conceitos vistos anteriormente. Na sequência, utilizando as palavras anotadas no quadro, realize a produção de um texto coletivo, destacando a produção do Sol enquanto elemento essencial na produção de energia.
Caso tenha tempo hábil, como sugestão para aulas posteriores, você poderá utilizar uma caixa de papelão para realizar o experimento e colaborar para a compreensão do fototropismo, que consiste em colocar uma planta na caixa próxima a uma janela. Com o passar dos dias, ocorrerá uma inclinação da planta em direção à luz.
Sugestão de vídeo para visualização do experimento: https://www.youtube.com/watch?v=kVT7Id3WQak
Outro experimento possível é colocar um pedaço de madeira (tábua) na grama e deixar por uns dias. Depois retirar a madeira (tábua) e verificar, junto com os alunos, que o pedaço de grama coberto estará amarelado.