Atividade para impressão - Mão na Massa - Misturas no dia a dia
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar misturas do cotidiano e suas propriedades
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade à unidade de Misturas (CIE4_01ME), e pode ser utilizada após o plano de aula CIE4_01_ME01, que é uma aula introdutória sobre esse assunto. O objetivo maior dessa aula é introduzir o conceito de misturas relacionadas com o dia a dia das crianças. É uma aula bastante intuitiva, ainda não começarão a trabalhar com os conceitos de química. As misturas envolvendo os conceitos químicos serão abordadas nos próximos planos.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas das atividades, pedaços de cartolina ou sulfite, cola, tesoura e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as misturas que conhecemos e que fazem parte do nosso cotidiano. Oriente que trabalharão em duplas realizando uma atividade que depois será compartilhada com a turma..
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, peça que leiam o trecho da reportagem da Revista Recreio. Se for possível, imprima o trecho da reportagem para que façam leitura silenciosa previamente, para depois iniciar a discussão. Se não for possível imprimir, o professor pode fazer a leitura oral ou pedir para que cada aluno leia um pedaço para todo o grupo.
Após a leitura, pergunte para os alunos:
- Qual é o prato típico da cozinha brasileira?
- Quais são os principais nutrientes presentes no feijão?
- E no arroz?
- Por que essa mistura de arroz com feijão faz tão bem para o nosso organismo?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vocês farão uma atividade em duplas para descobrir outras misturas que dão certo no nosso dia-a-dia”.
A reportagem completa pode ser encontrada no site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-comer-arroz-e-feijao-faz-bem.phtml#.WvMl1e8vxdh - Acessado em 9 de Abr. de 2018
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre misturas que costumamos utilizar no nosso dia a dia. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as fichas para a atividade no arquivo disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1GA_EkMey8QjwL7InxaziivEGyytTmk6D/view?usp=sharing.
Caso você não tenha impressora, pode sugerir que as duplas ou trios façam os desenhos e que façam uma legenda indicando cada alimento que for desenhado. É importante que todas as duplas ou trios trabalhem com os mesmos alimentos, portanto os cartões devem conter: arroz, feijão, água, leite em pó, farinha, achocolatado, suco em polpa e café.
O objetivo maior dessa aula é introduzir o conceito de misturas relacionadas com o dia a dia das crianças. É uma aula bastante intuitiva, ainda não começarão a trabalhar com os conceitos de química. As misturas envolvendo os conceitos químicos irão ser abordadas nos próximos planos.
Pergunte para a classe:
- Quais desses elementos costumamos misturar no nosso dia a dia?
Peça que as duplas ou os trios arrumem os cartões com esses alimentos da forma que costumam misturá-los no dia a dia. Em seguida, peça para que colem essas misturas em um papel A3, para que apresentem os grupos que formaram para a classe.
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas. Há várias possibilidades, dependendo da região onde a escola está localizada, e os grupos podem inclusive perguntar se podem usar o mesmo alimento para várias misturas. Na verdade, é bom que eles enxerguem isso, podendo, ao colar, fazerem flechas ou linhas ligando a água ao leite em pó, ao suco e ao café, por exemplo.
Pergunte para as duplas ou trios:
- Quais critérios vocês utilizaram para misturar esses alimentos? Por que vocês decidiram misturar dessa forma?
Não se preocupe em elaborar qualquer definição nesse momento.
Materiais necessários: Fichas impressas da atividade ou desenhadas pelos grupos de alunos com a respectiva legenda.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada grupo compartilhe suas misturas com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É conveniente marcar o tempo para a troca entre os grupos, para que não se estenda além do necessário e os alunos percam o foco.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que alguns grupos compartilhem suas misturas e pergunte se as misturas eram iguais às dos outros colegas.
Pergunte para os alunos:
- O que vocês levaram em consideração para fazer as misturas de alimentos?
- Vocês costumam consumir essas misturas?
- Quais outras misturas vocês poderiam sugerir?
Esse debate é importante para que os alunos indiquem os critérios que utilizaram para realizar as misturas e sugiram outras para ampliar a discussão, percebendo a importância da observação no ensino de Ciências.
Sistematização
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. A sistematização será importante para que reflitam que, dependendo das características dos alimentos, eles poderão ser misturados ou não. É claro que a parte do sabor e da regionalidade também deve ser considerada.
Se achar que a turma pode alcançar, comente com os alunos que assim como misturaram alimentos há muitas misturas na natureza, e que essas misturas são feitas com substâncias. Destaque que substâncias puras dificilmente são encontradas na natureza. Se achar conveniente, pode diferenciar substâncias simples (oxigênio) e compostas (água). Você pode dar outros exemplos de substâncias (nitrogênio, ozônio…) e de misturas de substâncias (gás carbônico, gasolina…).
Retome as hipóteses que os alunos levantaram durante a questão disparadora e ressalte o que foi aprendido na aula. A frase final fará um link com as próximas aulas, já que a temática será encaminhada para a diferenciação entre misturas homogêneas e heterogêneas.
Material para o professor:
Misturas e substâncias simples - https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm - Acessado em 16 de Maio de 2018.
Substâncias puras e misturas - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mistura-e-substancias-puras.htm - Acessado em 16 de Maio de 2018.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Lousa virtual: Google Jamboard.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Disponibilize, antes da aula, o texto sugerido, por e-mail ou Google Classroom. Siga as orientações sugeridas no plano para instigar os alunos e apresente a “questão disparadora”.
Mão na massa
Explique aos alunos que agora vocês farão uma atividade em grupos.
Faça a divisão da turma, conforme orientação do slide 4 ou em grupos maiores. Estimule a conversa e explique que podem discutir e se reunir pelo Whatsapp.
Organize as imagens sugeridas no material complementar em um documento Google Jamboard. Para registros dos grupos, deixe os nomes dos integrantes organizados por slides, você pode fixar post its.
Peça aos grupos para executarem a atividade sugerida, porém, em um cartaz virtual. Eles devem fazer as associações, colocando as figuras que combinam mais próximas. Você pode sugerir que façam uma tabela para separar.
Enquanto fazem os registros, provoque os alunos sobre as questões do slide 5.
Dê um tempo para a execução da atividade e provoque os alunos com as questões do slide 6.
Sistematização
Ainda em videochamada com a turma, peça para que um integrante de cada grupo compartilhe as conclusões. Faça intervenções para que os alunos compreendam os conceitos trabalhados e finalize a aula com a leitura do slide 8. Antes de encerrar a aula, registre as considerações do grupo, proponha a escrita de um parágrafo coletivo e registre em tela compartilhada para que os alunos tenham os registros.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem os alunos na organização dos grupos de Whatsapp, para a realização do “mão na massa”.
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer misturas presentes no dia a dia, e seus componentes.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido