12115
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Propriedades dos materiais: Massa e Volume

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Propriedades dos materiais: Massa e Volume

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e também uma atividade diagnóstica, para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Também pode ser aplicada como uma aula preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site: Relações entre massa, volume e capacidade (https://escolakids.uol.com.br/relacoes-entre-massa-volume-e-capacidade.htm) acessado em 30 Abr. 2018.

Materiais necessários para a aula: 1 bolinha de gude, 1 bolinha de metal e 1 borracha do mesmo tamanho. Um kit deve ser preparado para cada grupo de 4 ou 5 crianças, contendo: 3 copos do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre duas propriedades dos materiais: massa e volume. Comente também que eles trabalharão em grupos, realizando uma experimentação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três tipos de bolinhas para a sala. Mostre as bolinhas para as crianças. Nesse primeiro momento, a observação será apenas visual. Pergunte aos alunos:

  • As bolinhas são iguais em todos os aspectos?
  • Quais características semelhantes elas possuem?
  • Quais diferenças elas apresentam?
  • Qual das crianças têm razão? Por quê?
  • Como você resolveria essa situação?

Em seguida, deixe que toquem cada uma das bolinhas e verifiquem qual das crianças está com a razão. Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão experimentos para trabalhar com os conceitos de massa e volume envolvendo diferentes materiais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as massas de diferentes materiais. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível em: Atividade para impressão 1. .Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo-a-passo para compreender a atividade melhor.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo defina os papéis dos seus membros e se organize de acordo com as instruções.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela que foi disponibilizada para cada grupo. A tabela está disponível em Atividade para impressão 2. Caso não seja possível imprimir, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno.

Materiais necessários: Prepare um kit para cada grupo de 4 ou 5 crianças, que contenha: 3 copos de vidro do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar. Caso não haja uma balança para cada grupo, você pode usar somente uma e ir passando ela pelos grupos. O copo de vidro é apenas uma sugestão, pode ser de plástico também, mas que seja transparente, para que todos observem a quantidade de cada material que foi colocada dentro do copo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível em: Atividade para impressão 1. .Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo-a-passo para compreender a atividade melhor.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo defina os papéis dos seus membros e se organize de acordo com as instruções.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela que foi disponibilizada para cada grupo. A tabela está disponível em Atividade para impressão 2. Caso não seja possível imprimir, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno.

Materiais necessários: Prepare um kit para cada grupo de 4 ou 5 crianças, que contenha: 3 copos de vidro do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar. Caso não haja uma balança para cada grupo, você pode usar somente uma e ir passando ela pelos grupos. O copo de vidro é apenas uma sugestão, pode ser de plástico também, mas que seja transparente, para que todos observem a quantidade de cada material que foi colocada dentro do copo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que cada dois grupos compartilhem os resultados um com o outro. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir uns com os outros. Faça a projeção com o slide. Imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Você pode fazer a diferenciação de peso e massa nesse momento apontando, por exemplo, o motivo da palavra “pesam” estar entre aspas no slide (veja texto de apoio abaixo). Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

Material de apoio para o professor:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros grupos. Questione se alguma conclusão foi mudada após a discussão e o porquê. Você pode anotar no quadro ou no próprio slide as conclusões da cada grupo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, apesar de todos os materiais estarem em um copo igual, com capacidade semelhante, o peso variou de acordo com o material que foi colocado dentro.

Retome a questão disparadora e as hipóteses que foram levantadas durante o contexto e apresentação pelos alunos. Ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que os materiais, apesar de estarem ocupando o mesmo espaço (ou tenham o mesmo tamanho), apresentam massas diferentes. Por fim, proponha o desafio:

  • O que pesa mais: um quilo de algodão ou um quilo de pregos?

É uma forma divertida de encerrar a aula e verificar se os alunos compreendem que, embora sejam materiais diferentes, o peso é igual.

Essa aula é uma aula introdutória para o estudo de mistura de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que os alunos utilizem esses conceitos na preparação e na separação de misturas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e também uma atividade diagnóstica, para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Também pode ser aplicada como uma aula preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site: Relações entre massa, volume e capacidade (https://escolakids.uol.com.br/relacoes-entre-massa-volume-e-capacidade.htm) acessado em 30 Abr. 2018.

Materiais necessários para a aula: 1 bolinha de gude, 1 bolinha de metal e 1 borracha do mesmo tamanho. Um kit deve ser preparado para cada grupo de 4 ou 5 crianças, contendo: 3 copos do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre duas propriedades dos materiais: massa e volume. Comente também que eles trabalharão em grupos, realizando uma experimentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três tipos de bolinhas para a sala. Mostre as bolinhas para as crianças. Nesse primeiro momento, a observação será apenas visual. Pergunte aos alunos:

  • As bolinhas são iguais em todos os aspectos?
  • Quais características semelhantes elas possuem?
  • Quais diferenças elas apresentam?
  • Qual das crianças têm razão? Por quê?
  • Como você resolveria essa situação?

Em seguida, deixe que toquem cada uma das bolinhas e verifiquem qual das crianças está com a razão. Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão experimentos para trabalhar com os conceitos de massa e volume envolvendo diferentes materiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as massas de diferentes materiais. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível em: Atividade para impressão 1. .Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo-a-passo para compreender a atividade melhor.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo defina os papéis dos seus membros e se organize de acordo com as instruções.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela que foi disponibilizada para cada grupo. A tabela está disponível em Atividade para impressão 2. Caso não seja possível imprimir, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno.

Materiais necessários: Prepare um kit para cada grupo de 4 ou 5 crianças, que contenha: 3 copos de vidro do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar. Caso não haja uma balança para cada grupo, você pode usar somente uma e ir passando ela pelos grupos. O copo de vidro é apenas uma sugestão, pode ser de plástico também, mas que seja transparente, para que todos observem a quantidade de cada material que foi colocada dentro do copo.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível em: Atividade para impressão 1. .Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo-a-passo para compreender a atividade melhor.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo defina os papéis dos seus membros e se organize de acordo com as instruções.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela que foi disponibilizada para cada grupo. A tabela está disponível em Atividade para impressão 2. Caso não seja possível imprimir, escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno.

Materiais necessários: Prepare um kit para cada grupo de 4 ou 5 crianças, que contenha: 3 copos de vidro do mesmo tamanho, água, areia e bolinhas de isopor ou arroz (suficientes para encher os copos), 1 balança e uma tabela para completar. Caso não haja uma balança para cada grupo, você pode usar somente uma e ir passando ela pelos grupos. O copo de vidro é apenas uma sugestão, pode ser de plástico também, mas que seja transparente, para que todos observem a quantidade de cada material que foi colocada dentro do copo.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que cada dois grupos compartilhem os resultados um com o outro. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir uns com os outros. Faça a projeção com o slide. Imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Você pode fazer a diferenciação de peso e massa nesse momento apontando, por exemplo, o motivo da palavra “pesam” estar entre aspas no slide (veja texto de apoio abaixo). Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

Material de apoio para o professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros grupos. Questione se alguma conclusão foi mudada após a discussão e o porquê. Você pode anotar no quadro ou no próprio slide as conclusões da cada grupo.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, apesar de todos os materiais estarem em um copo igual, com capacidade semelhante, o peso variou de acordo com o material que foi colocado dentro.

Retome a questão disparadora e as hipóteses que foram levantadas durante o contexto e apresentação pelos alunos. Ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que os materiais, apesar de estarem ocupando o mesmo espaço (ou tenham o mesmo tamanho), apresentam massas diferentes. Por fim, proponha o desafio:

  • O que pesa mais: um quilo de algodão ou um quilo de pregos?

É uma forma divertida de encerrar a aula e verificar se os alunos compreendem que, embora sejam materiais diferentes, o peso é igual.

Essa aula é uma aula introdutória para o estudo de mistura de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que os alunos utilizem esses conceitos na preparação e na separação de misturas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano