12114
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- QUIZ online: Kahoot.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Siga as orientações presentes até o slide 3, para orientar e questionar os alunos.

Faça uma apresentação de slides e partilhe sua tela com as crianças, mostrando as imagens sugeridas no plano. Caso tenha aplicado a aula 1 desta sequência, você pode retomar alguns de conceitos já trabalhados.

Apresente o problema do slide 4 para as crianças e provoque-as com as questões sugeridas. Proponha a “questão disparadora”, retomando conceitos já trabalhados.

Mão na massa
Para adaptar o “mão na massa” desta aula, faça um QUIZ online através da plataforma Kahoot, ramificando os questionamentos presentes nas orientações do slide 5, a fim de “simular” as variáveis que poderiam ocorrer no plantio e desenvolvimento de uma planta em variados tipos de solo. Sugestões:

1. A cebolinha ficaria mais saudável se fosse plantada onde?
2. Você regaria com qual frequência?
3. Como a planta se desenvolveria na situação apresentada?

Divida a turma em equipes menores e disponibilize o acesso à plataforma, para que todos joguem ao mesmo tempo durante o encontro ao vivo.

Faça interações, peça aos alunos que levantem hipóteses e discutam os conceitos propostos.

Sistematização
Ao término do jogo, apresente a pontuação dos grupos para toda turma e siga as sugestões do slide 6 e 7, para sistematizar as informações com as crianças e solidificar os assuntos trabalhados.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem os alunos durante o acesso a plataforma Kahoot.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U02

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas