12113
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Do que é formado o solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Do que é formado o solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Lousa virtual: Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto do plano por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e, caso queira, faça uma apresentação de slides para a aula.

Projete as imagens disponíveis no slide 3 e questione os alunos sobre o desenvolvimento das plantas em diferentes tipos de solo.

Deixe as crianças compartilharem ideias sobre o tema antes de apresentar a questão disparadora.

Mão na massa
Durante a videochamada, adapte o exercício do slide 5, projetando para os alunos imagens de diferentes tipos de solo.

Divida a turma em trios ou quartetos e proponha que realizem uma pesquisa sobre cada tipo de solo apresentado.

Peça para que as crianças anotem tudo o que conseguirem descobrir sobre eles, incluindo as diferenças. Ignore a tabela presente no material de apoio, já que não usaremos os cinco sentidos para realizar a atividade.

Oriente os grupos a usarem o Google Jamboard para escrever com as próprias palavras todos os detalhes que observarem durante o momento de pesquisa.

Sistematização
Ainda em videochamada, feitas todas as anotações pelos grupos, peça para os alunos compartilharem ideias e observações. Oriente-os a escolher um tipo de solo para compartilhar as novas descobertas com a turma.

Incentive que as crianças discutam as impressões, semelhantes ou divergentes, e siga as orientações do slide 7 para finalizar a aula.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U01

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas