Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Lousa virtual: Google Jamboard.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto do plano por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e, caso queira, faça uma apresentação de slides para a aula.
Projete as imagens disponíveis no slide 3 e questione os alunos sobre o desenvolvimento das plantas em diferentes tipos de solo.
Deixe as crianças compartilharem ideias sobre o tema antes de apresentar a questão disparadora.
Mão na massa
Durante a videochamada, adapte o exercício do slide 5, projetando para os alunos imagens de diferentes tipos de solo.
Divida a turma em trios ou quartetos e proponha que realizem uma pesquisa sobre cada tipo de solo apresentado.
Peça para que as crianças anotem tudo o que conseguirem descobrir sobre eles, incluindo as diferenças. Ignore a tabela presente no material de apoio, já que não usaremos os cinco sentidos para realizar a atividade.
Oriente os grupos a usarem o Google Jamboard para escrever com as próprias palavras todos os detalhes que observarem durante o momento de pesquisa.
Sistematização
Ainda em videochamada, feitas todas as anotações pelos grupos, peça para os alunos compartilharem ideias e observações. Oriente-os a escolher um tipo de solo para compartilhar as novas descobertas com a turma.
Incentive que as crianças discutam as impressões, semelhantes ou divergentes, e siga as orientações do slide 7 para finalizar a aula.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE3_10T&U01
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes