12112
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os animais e suas características

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Os animais e suas características

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Mural Virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora

Agende um encontro ao vivo com a turma e apresente o contexto da aula: animais e suas características. Siga as orientações do slide 3 e questione os alunos se eles conhecem todos os animais ilustrados na figura. Em seguida, peça para que as crianças citem outros animais que conhecem e abra um documento em branco para anotar os seres mencionados por elas. Apresente a questão disparadora a toda turma, utilizando os animais que mencionaram para formar uma lista coletiva.

Mão na massa

Organize a turma em grupos com 4 ou 5 integrantes e sugira um meio de comunicação entre eles (Whatsapp, Classroom ou e-mail). Envie a lista coletiva para os alunos e proponha o “mão na massa”: eles devem definir 5 agrupamentos de animais utilizando critérios de classificação diferentes com base na lista que criaram e, além disso, fazer uma postagem na plataforma Padlet (ferramenta que funciona como um mural virtual), apresentando os critérios do grupo.

Incentive as crianças a usarem a criatividade para a elaboração do material que será postado. Os grupamentos podem ser representados por desenhos ou montagens de imagens. Após o término dessa etapa, agende uma nova videochamada com a turma.

Sistematização

Durante a videochamada, projete o mural virtual que foi preenchido com os trabalhos dos alunos. Selecione algumas postagens e peça para as crianças compartilharem o que pensaram para classificar os animais da lista em grupos diferentes. Siga as orientações dos slides finais para a sistematização e reforce com os alunos o papel dos cientistas “sistematas” para a organização e classificação dos diversos grupos de seres vivos.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” e na organização do encontro em grupo dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E02

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas