12111
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As características dos animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre As características dos animais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documento colaborativo: Google Apresentações.
- Questionário online: Google formulários.

Optativas:
- Gravação vídeo aulas: Loom ou Google Meet.

Contexto e questão disparadora

Contextualize a aula, enviando em um momento anterior um questionário por e-mail ou via Classroom, para que as crianças respondam. Ele pode ser criado com base nas questões do slide 2. É importante criar algumas alternativas de respostas a fim de que sejam coletadas para a criação de um gráfico que possa ser apresentado aos grupos.

Em uma videochamada, via Hangouts ou Zoom, retome o questionário com o grupo apresentando os gráficos de resposta. O Google Forms permite a criação de excelentes gráficos.

Projete os gráficos e peça que as crianças discutam sobre as respostas dadas. É provável que o padrão de respostas seja muito parecido. Faça os questionamentos do final do slide 3, para que as crianças criem mais hipóteses sobre as mudanças ocorridas com elas e no entorno.

Na sequência, faça um gancho entre as questões discutidas e aquelas que envolvem outros seres vivos, como os animais que passaram por transformações ao longo do tempo. 

Mão na massa

Inicie a aula com uma videochamada. Siga os passos indicados do “mão na massa”, mas possibilite aos alunos criarem uma atividade ainda maior.

Crie um documento colaborativo no Google Apresentações e o envie para os alunos. Divida-os em grupos e indique, neste material, um slide de trabalho para cada grupo.

Coloque nele uma tabela, com duas colunas, e peça para pesquisarem e encaixarem as respostas em 2 grupos: animais terrestres e aquáticos. Esse trabalho será realizado online e você poderá partilhar o documento em sua tela enquanto os alunos trabalham coletivamente.

Diga que os alunos de cada grupo devem abrir mais um slide para elencar as características dos animais pesquisados. Ao final, a turma produzirá um material coletivo e variado. 

Sistematização

Ainda na videoconferência, promova a apresentação dos grupos e das aprendizagens. Sugira a produção de um texto coletivo para registro das aprendizagens.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento de responderem ao questionário, auxiliando nas possíveis dúvidas ou dificuldades.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E02

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas