9640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Explorando formas de encontrar um perímetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Explorar o conceito de perímetro utilizando diferentes estratégias Utilizar a régua como ferramenta de medida de comprimento.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_21GRM_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais) régua e folha impressa.
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
O professor pode organizar uma sequência de figuras simples (triângulos e retângulos) em folha impressa para que os alunos encontrem o perímetro de cada uma delas, para retomarem o conceito. Aqui os alunos teriam que criar estratégias para medir os lados e o professor pode perguntar ao final como fizeram para chegar às respostas.
Caso o professor faça isso virtualmente, ele pode organizar as figuras da mesma forma, porém indicando as medidas dos lados. Isso pode ser feito usando o Google Apresentações para exibir as imagens aos alunos e o Google Formulários para o envio das respostas deles.

Atividade principal
O professor pode lançar o desafio aos alunos usando o arquivo disponível aqui nesta etapa. É importante que os alunos trabalhem sempre com as mesmas medições, para que as discussões das soluções sejam feitas sobre um mesmo problema, uma mesma imagem. Portanto, o professor pode enviar a folha já impressa aos estudantes para evitar qualquer discordância nas medições realizadas.

Discussão das soluções
As questões levantadas nesta etapa aos alunos podem ser enviadas junto com a figura da estrela para que eles possam responder logo após resolverem o problema. Nesta etapa o professor pode aproveitar a atividade impressa para também solicitar que eles expliquem por escrito como realizaram os processos de medição para encontrar o perímetro.

Sistematização
O professor pode organizar uma apresentação via Google Apresentações para que os alunos tenham uma referência de consulta ao estudarem. Caso não tenham acesso à internet, o professor pode fazer isso em via impressa.

Encerramento
Pedir que os alunos destaquem os pontos principais da etapa Discussão das soluções no caderno.

Raio X
Propor que os alunos façam as atividades propostas nesta etapa com o auxílio de uma folha impressa (incluindo as atividades complementares).

Convite às famílias
Convidar a família a auxiliar o aluno a elaborar um problema que envolva perímetro para compor seu banco pessoal de problemas, para estudo posterior dos conceitos aprendidos ao longo desta aula.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_21GRM02

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas