9640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Explorando formas de encontrar um perímetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Explorar o conceito de perímetro utilizando diferentes estratégias Utilizar a régua como ferramenta de medida de comprimento.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Explorar o conceito de perímetro utilizando diferentes estratégias
  • Utilizar a régua como ferramenta de medida de comprimento



Conceito-chave

Perímetro de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • régua.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula recordando juntamente com os alunos o conceito de perímetro. Logo após, questione-os sobre qual seria o procedimento necessário para encontrar o perímetro de uma figura que não apresenta claramente a medida de seus lados e quais seriam as ferramentas necessárias para medi-las. Desenhe algumas figuras geométricas na lousa e use-as como exemplos. Por meio de questionamentos, permita que os alunos contribuam com suas opiniões e anote-as na lousa.
Ao final, não apresente a opinião correta aos alunos ou explique os procedimentos. Passe para o próximo slide iniciando a atividade principal de forma desafiadora.

Propósito: Fazer com que o aluno explore o conceito de perímetro e reflita sobre os meios para encontrá-lo.

Discuta com a turma:

  • Vocês se recordam do que é perímetro?
  • Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana se não houver o registro?
  • Que ferramenta podemos utilizar para encontrar as medidas de um retângulo, quadrado ou triângulo em uma folha de papel?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue uma cópia aos alunos da atividade acima conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo em duplas. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e colaboração.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo caso a figura não apresente suas medidas. Recorde-os sobre a revisão das medidas e o uso da régua.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Explorar o conceito de perímetro utilizando diferentes estratégias
  • Utilizar a régua como ferramenta de medida de comprimento



Conceito-chave

Perímetro de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • régua.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula recordando juntamente com os alunos o conceito de perímetro. Logo após, questione-os sobre qual seria o procedimento necessário para encontrar o perímetro de uma figura que não apresenta claramente a medida de seus lados e quais seriam as ferramentas necessárias para medi-las. Desenhe algumas figuras geométricas na lousa e use-as como exemplos. Por meio de questionamentos, permita que os alunos contribuam com suas opiniões e anote-as na lousa.
Ao final, não apresente a opinião correta aos alunos ou explique os procedimentos. Passe para o próximo slide iniciando a atividade principal de forma desafiadora.

Propósito: Fazer com que o aluno explore o conceito de perímetro e reflita sobre os meios para encontrá-lo.

Discuta com a turma:

  • Vocês se recordam do que é perímetro?
  • Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana se não houver o registro?
  • Que ferramenta podemos utilizar para encontrar as medidas de um retângulo, quadrado ou triângulo em uma folha de papel?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue uma cópia aos alunos da atividade acima conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo em duplas. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e colaboração.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
  • Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
  • Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
  • Qual é o perímetro da estrela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo caso a figura não apresente suas medidas. Recorde-os sobre a revisão das medidas e o uso da régua.

Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano