12109
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Feixe de luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Feixe de luz

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática. Para saber mais sobre esse assunto, acesse a página: http://www.cultura.ufpa.br/petfisica/conexaofisica/optica/008.html

Materiais necessários para a aula: Lanternas de diferentes tamanhos e lentes. Cartolina com vazados. Será necessário organizar o ambiente de forma que seja possível ao aluno observar a luminosidade do sol entrando na sala, e a luminosidade da lâmpada. Imagens com diferentes fontes de luz.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre feixes de luz, fale sobre o significado da palavra feixe (conjunto de objetos unidos; grande quantidade de algo). Fale que hoje iremos descobrir sobre a trajetória de um feixe luminoso.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Em seguida pergunte a eles sobre as luzes que chegam até a sala: “Onde e como podemos encontrá-las?”. É esperado que eles falem sobre a luz do sol que entra pelas janelas e portas e a luz da lâmpada. Apresente as figuras do slide. Caso você não tenha acesso ao data show, traga revistas e gravuras que tenham fontes de luz em evidência.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça aos alunos para imaginarem as formas das luzes, para onde elas vão e se são bloqueadas. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses como: “Qual seria o caminho percorrido pela luz?”, ou “Existem vários caminhos?”

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.

Questione-os:

  • E agora, qual é o caminho da luz?
  • Ela faz curva?
  • Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
  • E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?

Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.

Questione-os:

  • E agora, qual é o caminho da luz?
  • Ela faz curva?
  • Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
  • E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?

Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Peça que as equipes compartilhem seus desenhos e registros e pergunte à elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final. Pergunte para os alunos: “Como se comporta o feixe de luz?”. Espera-se que digam que a luz caminha em linha reta. Observando a luz da sala, espera-se que eles digam que ela sai de um único ponto e ilumina todo o ambiente. A lanterna pode iluminar grande parte da sala saindo de um único ponto ou seguir como um grande feixe, caminhando em linha reta. Esse debate é importante para que os alunos indiquem os caminhos diversos dos feixes de luz e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Se desejar ir um pouco além, projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Faça uma retomada dos caminhos que eles desenharam de forma que eles possam fazer um paralelo com o esquema apresentado. Peça que eles coloquem os nomes apresentados na classificação (divergente, convergente e paralela). É importante que percebam que os feixes convergentes não foram apresentados nesta aula, mas serão vistos em aulas posteriores.

Espera-se que tenham entendido os caminhos da luz. Essa aula é uma aula introdutória para o estudo da luz. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se percebam outras características que devem ser consideradas acerca da luz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática. Para saber mais sobre esse assunto, acesse a página: http://www.cultura.ufpa.br/petfisica/conexaofisica/optica/008.html

Materiais necessários para a aula: Lanternas de diferentes tamanhos e lentes. Cartolina com vazados. Será necessário organizar o ambiente de forma que seja possível ao aluno observar a luminosidade do sol entrando na sala, e a luminosidade da lâmpada. Imagens com diferentes fontes de luz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre feixes de luz, fale sobre o significado da palavra feixe (conjunto de objetos unidos; grande quantidade de algo). Fale que hoje iremos descobrir sobre a trajetória de um feixe luminoso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Em seguida pergunte a eles sobre as luzes que chegam até a sala: “Onde e como podemos encontrá-las?”. É esperado que eles falem sobre a luz do sol que entra pelas janelas e portas e a luz da lâmpada. Apresente as figuras do slide. Caso você não tenha acesso ao data show, traga revistas e gravuras que tenham fontes de luz em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça aos alunos para imaginarem as formas das luzes, para onde elas vão e se são bloqueadas. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses como: “Qual seria o caminho percorrido pela luz?”, ou “Existem vários caminhos?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.

Questione-os:

  • E agora, qual é o caminho da luz?
  • Ela faz curva?
  • Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
  • E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?

Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.

Slide Plano Aula

Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.

Questione-os:

  • E agora, qual é o caminho da luz?
  • Ela faz curva?
  • Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
  • E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?

Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Peça que as equipes compartilhem seus desenhos e registros e pergunte à elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final. Pergunte para os alunos: “Como se comporta o feixe de luz?”. Espera-se que digam que a luz caminha em linha reta. Observando a luz da sala, espera-se que eles digam que ela sai de um único ponto e ilumina todo o ambiente. A lanterna pode iluminar grande parte da sala saindo de um único ponto ou seguir como um grande feixe, caminhando em linha reta. Esse debate é importante para que os alunos indiquem os caminhos diversos dos feixes de luz e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.

Slide Plano Aula

Orientações: Se desejar ir um pouco além, projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Faça uma retomada dos caminhos que eles desenharam de forma que eles possam fazer um paralelo com o esquema apresentado. Peça que eles coloquem os nomes apresentados na classificação (divergente, convergente e paralela). É importante que percebam que os feixes convergentes não foram apresentados nesta aula, mas serão vistos em aulas posteriores.

Espera-se que tenham entendido os caminhos da luz. Essa aula é uma aula introdutória para o estudo da luz. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se percebam outras características que devem ser consideradas acerca da luz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano