Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática. Para saber mais sobre esse assunto, acesse a página: http://www.cultura.ufpa.br/petfisica/conexaofisica/optica/008.html
Materiais necessários para a aula: Lanternas de diferentes tamanhos e lentes. Cartolina com vazados. Será necessário organizar o ambiente de forma que seja possível ao aluno observar a luminosidade do sol entrando na sala, e a luminosidade da lâmpada. Imagens com diferentes fontes de luz.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre feixes de luz, fale sobre o significado da palavra feixe (conjunto de objetos unidos; grande quantidade de algo). Fale que hoje iremos descobrir sobre a trajetória de um feixe luminoso.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Em seguida pergunte a eles sobre as luzes que chegam até a sala: “Onde e como podemos encontrá-las?”. É esperado que eles falem sobre a luz do sol que entra pelas janelas e portas e a luz da lâmpada. Apresente as figuras do slide. Caso você não tenha acesso ao data show, traga revistas e gravuras que tenham fontes de luz em evidência.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, peça aos alunos para imaginarem as formas das luzes, para onde elas vão e se são bloqueadas. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses como: “Qual seria o caminho percorrido pela luz?”, ou “Existem vários caminhos?”
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.
Questione-os:
- E agora, qual é o caminho da luz?
- Ela faz curva?
- Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
- E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?
Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.
Mão na massa
Orientações: Apague as luzes da sala e acenda as lanternas. Reorganize os alunos de modo que cada grupo receba uma lanterna. Peça para que os grupos se dividem e que alguns deles segurem a cartolina vazada. Peça para que os colegas apontem a lanterna para as cartolinas e verifiquem como a luz atua frente ao obstáculo e depois como ela se comporta quando encontra a fresta na cartolina.
Questione-os:
- E agora, qual é o caminho da luz?
- Ela faz curva?
- Como você descreve o caminho da luz ao atingir o cartão?
- E se tivéssemos mais furos no cartão, o que acha que aconteceria?
Peça para que os alunos registrem as observações e desenhem o caminho percorrido pela luz da lanterna durante o experimento.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante as atividades. Peça que as equipes compartilhem seus desenhos e registros e pergunte à elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final. Pergunte para os alunos: “Como se comporta o feixe de luz?”. Espera-se que digam que a luz caminha em linha reta. Observando a luz da sala, espera-se que eles digam que ela sai de um único ponto e ilumina todo o ambiente. A lanterna pode iluminar grande parte da sala saindo de um único ponto ou seguir como um grande feixe, caminhando em linha reta. Esse debate é importante para que os alunos indiquem os caminhos diversos dos feixes de luz e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.
Sistematização
Orientações: Se desejar ir um pouco além, projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Faça uma retomada dos caminhos que eles desenharam de forma que eles possam fazer um paralelo com o esquema apresentado. Peça que eles coloquem os nomes apresentados na classificação (divergente, convergente e paralela). É importante que percebam que os feixes convergentes não foram apresentados nesta aula, mas serão vistos em aulas posteriores.
Espera-se que tenham entendido os caminhos da luz. Essa aula é uma aula introdutória para o estudo da luz. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se percebam outras características que devem ser consideradas acerca da luz.