Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a relação que fazem entre as duas imagens. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como as condições climáticas impactam a agricultura no Brasil?
Mão na massa
Divida a turma em seis grupos. Envie, via Whatsapp, a região de cada grupo e peça para eles procurarem imagens de frutas que podem ser cultivadas nas regiões.
Grupo 1- Região equatorial;
Grupo 2- Região tropical;
Grupo 3- Região tropical semiárido;
Grupo 4- Região tropical de altitude;
Grupo 5- Região tropical litorânea;
Grupo 6- Região subtropical.
Nesta etapa, peça para eles criarem e anotarem as hipóteses sobre o que pode acontecer com os produtos, de acordo com cada evento. Solicite que respondam:
- Quais são as quatro estações do ano?
- Elas fazem sentido para todas as regiões?
Explique que eles podem se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para que eles relacionem os eventos com estações do ano de cada região, retomando que o tempo para que tudo isso tenha ocorrido leva em média um ano. É importante que os alunos concluam com hipóteses sobre a ideia que, durante o ano, os produtores devem escolher os melhores momentos e as regiões mais adequadas para obterem os melhores resultados de acordo com as características de cada produto.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla
Código: CIE9_15T&U02
(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes