12086
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Agricultura e Clima

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Agricultura e Clima

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a relação que fazem entre as duas imagens. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como as condições climáticas impactam a agricultura no Brasil?

Mão na massa
Divida a turma em seis grupos. Envie, via Whatsapp, a região de cada grupo e peça para eles procurarem imagens de frutas que podem ser cultivadas nas regiões.

Grupo 1- Região equatorial;
Grupo 2- Região tropical;
Grupo 3- Região tropical semiárido;
Grupo 4- Região tropical de altitude;
Grupo 5- Região tropical litorânea;
Grupo 6- Região subtropical.

Nesta etapa, peça para eles criarem e anotarem as hipóteses sobre o que pode acontecer com os produtos, de acordo com cada evento. Solicite que respondam:
- Quais são as quatro estações do ano?
- Elas fazem sentido para todas as regiões?

 

Explique que eles podem se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para que eles relacionem os eventos com estações do ano de cada região, retomando que o tempo para que tudo isso tenha ocorrido leva em média um ano. É importante que os alunos concluam com hipóteses sobre a ideia que, durante o ano, os produtores devem escolher os melhores momentos e as regiões mais adequadas para obterem os melhores resultados de acordo com as características de cada produto.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE9_15T&U02

(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas