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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Agricultura e Clima

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Agricultura e Clima

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula de continuidade sobre a temática e também como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema, pois a ideia é que o alunos, preferencialmente, apresentem um conhecimento prévio sobre a inclinação da órbita da Terra e como a distribuição dos raios solares geram as estações do ano em cada hemisfério do globo e na região equatorial. Sendo assim, é recomendado que o plano CIE6_12TU05 já tenha sido abordado para um bom compreendimento do tema.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição. O site do autor do livro também contém muitos assuntos: http://astro.if.ufrgs.br/. Outros links complementares:

Canal de entretenimento, ciência e cultura: https://tvescola.org.br/tve/home;

Todos os climas detalhados do Brasil: https://www.todamateria.com.br/climas-do-brasil/;

Sobre agricultura e clima - Embrapa: https://www.embrapa.br/.

Materiais necessários para a aula: tesoura, material impresso, cartolina e canetinha/lápis de cor/giz de cera, fita adesiva ou cola

Link do material para impressão: https://drive.google.com/open?id=14B2WXtshvsKmwSjmdp0DoAzEAydijg8z15hiqT9wqNA

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala para que fique um ambiente similar ao de uma feira com 6 barraquinhas. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão relacionar como as estações climáticas do ano impactam na agricultura. Comunique os alunos que eles serão encarregados de produzir os alimentos em diferentes estações climáticas, que teremos diferentes produtores de acordo com cada região e que os produtos agrícolas serão afetados pelas estações.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte se eles já foram na sessão de hortifruti. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como: “Que tipo de fruta vocês encontram na época de chuva? E na época de seca?”. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês serão os produtores de diferentes regiões climáticas do Brasil: equatorial, tropical, tropical semi-árido, tropical de altitude, tropical litorâneo e subtropical.” A função dos alunos é se colocarem nas situações climáticas adversas do Brasil e relacionar as dificuldades que eles enfrentam por causa da variação do clima. A ideia é que os alunos simulem as safras dos produtos agrícolas de acordo com cada estação do ano e regiões. Os alunos podem questionar coisas sobre os tipos de legumes e frutas, especialmente quando o legume ou fruta não é típico daquela região, este é um bom momento para deixar a diversidade ser discutida e explorada. Caso julgue necessário, pegue um mapa mundi para relembrá-los brevemente das regiões e dos climas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mantenha os 6 grupos uniformemente distribuídos, diga para os alunos imaginarem que serão os produtores responsáveis pela alimento que será produzido de acordo com cada situação climática. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam a melhor maneira para eles se organizarem e pensar em um jeito de relacionar os alimentos. Neste ponto, o mapa com as linhas equatoriais e dos trópicos será de grande auxílio. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles, é importante manter o foco e estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta primeira parte de preparação é imprescindível que o material já esteja impresso. Delegue o trabalho para cada um dos 6 grupos, uma parte do grupo deve cortar e separar as imagens de acordo com a tabela que consta no material a ser impresso. Enquanto o outro grupo deve escrever com canetinha os nomes da respectiva região de produção em cada cartolina, use uma fita adesiva para colocar a cartolina em uma posição visível para que os alunos identifiquem a barraquinha. Provavelmente, o pessoal da cartolina terminará antes, caso isso ocorra peça para que eles ajudem a outra parte do grupo a terminar de recortar os hortifrutis. Explique a atividade usando o slide projetado e, caso necessário, reorganize a sala para comportar as barraquinhas organizadas no ínicio da aula.

Peça para que eles leiam a tabela de características que acompanham os produtos agrícolas. Observação: este processo é para ser executado entre 7 a 10 minutos.

Materiais necessários: tesoura, material impresso, cartolina e canetinha/lápis de cor/giz de cera, fita adesiva ou cola

Sugestões:

  • Será melhor que a impressão seja colorida para a identificação, entretanto todos os hortifrutis estão identificados caso não seja possível;
  • A quantidade de material impresso deve ser de, no mínimo, seis cópias para que eles tenham como quantificar a proporção de produtos produzidos durante as estações e todos os grupos tenham as tabelas.
  • Você pode sugerir que os alunos façam caixas para a colocar os hortifrutis para que aula fique mais criativa e organizada.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta segunda parte, explique os climas serão variados de acordo com as estações do ano para cada região. A ideia é que eles relacionem a tabela de produção ideal com os eventos climáticos. Comece pelo “Evento 1”. Peça para que eles criem e anotem as hipóteses sobre o que pode acontecer com os produtos deles de acordo com o Evento 1, em seguida peçam para que eles retirem ou reponham da barraquinha a proporção de produtos que eles irão produzir de acordo com o evento. Verifique as hipóteses deles. Ao término de cada evento, fechará um ciclo. Ao término de cada ciclo, peça para que eles vejam o que os outros grupos fizeram e que troquem informações. Peça para que eles repitam o processo para o “Evento 2”, e assim sucessivamente para os próximos.

Observação importante no evento 3: o Clima Tropical Litorâneo se estende desde a região Litoral do Nordeste brasileiro até o Litoral Sudeste brasileiro, assim em meados de Junho a Agosto no Nordeste estará quente, entretanto no Sudeste haverá uma queda de temperatura. A utilização do mapa com a distribuição dos climas é de suma importância. Sugestões:

  • Durante a atividade, pergunte para eles: “Quais são as quatro estações do ano? Elas fazem sentido para todas as regiões?” Por enquanto deixe-os com a ideia em mente, os alunos perceberão que a região equatorial tem apenas duas variações de clima durante os ciclos das estações. Enquanto isso você pode perguntar: “Quando acontece a chuva na sua região? Isso impacta na sua produção? Você produziria mais ou menos produtos? Chuva em excesso pode atrapalhar? Tem produtos iguais em outras regiões? As safras são no mesmo tempo?”

  • Sempre observe para ver se eles se eles estão variando a quantidade de produtos, a ideia é que os alunos percebam que fatores de clima como chuva, temperatura e região impactam na variedade e na quantidade da produção. De maneira geral, o excesso de chuva dificulta a produção, pois não há como reter os nutrientes como o adubo no solo, a maioria das safras são melhores quando as chuvas começam a se regularizar logo após o período chuvoso. Períodos de extrema seca também são prejudiciais para as safras, isso impede as plantas de se desenvolverem. As geadas muitas vezes matam as plantas sensíveis a temperatura, fazendo com que fazendeiros percam toda a safra.

  • Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, os alunos devem apresentar as hipóteses para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo de mudança climática com os resultados esperados, não se preocupe com a inserção da teoria aqui, procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacionar isso com o contexto da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para relacionar os aprendizados da aula. Peça para que alunos relembrem dos eventos 1,2,3 e 4. A ideia é que eles relacionem os eventos com estações do ano de cada região, e que o tempo para que tudo isso tenha ocorrido leva em média um ano. É importante que os alunos concluam com suas hipóteses que durante o ano os produtores devem escolher os melhores momentos e as regiões mais adequadas para obterem os melhores resultados de acordo com as características de cada produto. Provavelmente, os alunos tentarão relacionar os conceitos semelhantes aos descritos a seguir. Se julgar conveniente, discuta estas ideias com o grupo como:

  • Temperatura x sensibilidade dos alimentos
  • Escassez x preços;
    Os outros climas;
  • Outros tipos de produtos;
  • Situações inusitadas como geadas, tornados, terremotos, tufões;
  • Safra e entressafra;
  • Possibilidade de plantio do mesmo produto em diferentes regiões;

Retome o que os alunos haviam visto na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Comente que, atualmente, devido a tecnologia no ramo do agronegócio já é possível plantar frutas típicas de outras regiões em vários outros lugares e em diferentes estações do ano, entretanto isso costuma ser caro.

Dicas de conteúdo:

  • Clima Equatorial é localizado nas regiões perto da linha do Equador. As temperaturas são elevadas e grande e são marcados por quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. Típico da região Norte e parte do Centro-Oeste. A temperatura média é de 25 °C.
  • Clima Tropical é encontrado com maior predominância na região central do Brasil, o clima é bem clássico tendo o inverno com temperatura amena sem chuva, e o verão quente e com bastante chuva.
  • Clima Tropical Semiárido é visto na região do Sertão Nordestino do Brasil, as regiões mais próximas ao Oceano tendem a chover um pouco mais, entretanto nestas regiões as chuvas são bem escassas e a temperatura é extremamente elevada em média 27 °C.
  • Clima Tropical de Altitude é caracterizado na maior parte pela região Sudeste, devido a altitude mais elevada em relação ao mar essas regiões têm temperaturas mais baixas com média entre 18 °C, com mínimas no inverno perto de 7 °C e máximas no verão próximas a 38 °C. As estações do ano são bem definidas.
  • Clima Tropical Litorâneo este clima deve uma atenção especial visto que sua extensão vai desde a região Nordeste até o Sudeste. As temperaturas variam de acordo com cada localização sendo mais quente na região Nordeste. No litoral do Nordeste as chuvas são mais intensas no outono e no inverno, já no litoral do sudeste são classicamente no verão.
  • Clima Subtropical ocorre no Sul apresenta as estações clássicas do ano, entretanto a chuva ocorre com uma regularidade maior no decorrer do ano, neste caso o inverno é bem rigoroso podendo nevar em algumas regiões. A temperatura média fica abaixo dos 18 °C.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações. Nesta parte da sistematização trabalhe com alunos sobre o conceito de como a inclinação da Terra provoca variações climáticas no decorrer do ano. Pergunte para os alunos quando os raios solares são mais intensos no Brasil como um todo. Baseado nisso, quando será mais quente? Quando será mais frio? Por que isso não vale na região Norte e Nordeste do Brasil? É importante que aluno internalize que as regiões Norte e Nordeste estão próximas à linha do Equador, que é onde os raios incidem perpendicularmente sobre o planeta e a distribuição de calor será praticamente homogênea o ano todo, o que faz com seja observável apenas duas estações (chuva ou seca). O que não ocorre nas regiões Sul e Sudeste, onde teremos as quatro estações muito bem definidas. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o conceito de clima, agricultura e as estações do ano com a inclinação da órbita na Terra. Essa aula é uma aula de continuação para o estudo de astronomia e astrofísica. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais, mitos e crenças e afins.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula de continuidade sobre a temática e também como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema, pois a ideia é que o alunos, preferencialmente, apresentem um conhecimento prévio sobre a inclinação da órbita da Terra e como a distribuição dos raios solares geram as estações do ano em cada hemisfério do globo e na região equatorial. Sendo assim, é recomendado que o plano CIE6_12TU05 já tenha sido abordado para um bom compreendimento do tema.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição. O site do autor do livro também contém muitos assuntos: http://astro.if.ufrgs.br/. Outros links complementares:

Canal de entretenimento, ciência e cultura: https://tvescola.org.br/tve/home;

Todos os climas detalhados do Brasil: https://www.todamateria.com.br/climas-do-brasil/;

Sobre agricultura e clima - Embrapa: https://www.embrapa.br/.

Materiais necessários para a aula: tesoura, material impresso, cartolina e canetinha/lápis de cor/giz de cera, fita adesiva ou cola

Link do material para impressão: https://drive.google.com/open?id=14B2WXtshvsKmwSjmdp0DoAzEAydijg8z15hiqT9wqNA

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala para que fique um ambiente similar ao de uma feira com 6 barraquinhas. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão relacionar como as estações climáticas do ano impactam na agricultura. Comunique os alunos que eles serão encarregados de produzir os alimentos em diferentes estações climáticas, que teremos diferentes produtores de acordo com cada região e que os produtos agrícolas serão afetados pelas estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte se eles já foram na sessão de hortifruti. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como: “Que tipo de fruta vocês encontram na época de chuva? E na época de seca?”. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês serão os produtores de diferentes regiões climáticas do Brasil: equatorial, tropical, tropical semi-árido, tropical de altitude, tropical litorâneo e subtropical.” A função dos alunos é se colocarem nas situações climáticas adversas do Brasil e relacionar as dificuldades que eles enfrentam por causa da variação do clima. A ideia é que os alunos simulem as safras dos produtos agrícolas de acordo com cada estação do ano e regiões. Os alunos podem questionar coisas sobre os tipos de legumes e frutas, especialmente quando o legume ou fruta não é típico daquela região, este é um bom momento para deixar a diversidade ser discutida e explorada. Caso julgue necessário, pegue um mapa mundi para relembrá-los brevemente das regiões e dos climas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mantenha os 6 grupos uniformemente distribuídos, diga para os alunos imaginarem que serão os produtores responsáveis pela alimento que será produzido de acordo com cada situação climática. Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam a melhor maneira para eles se organizarem e pensar em um jeito de relacionar os alimentos. Neste ponto, o mapa com as linhas equatoriais e dos trópicos será de grande auxílio. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles, é importante manter o foco e estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta primeira parte de preparação é imprescindível que o material já esteja impresso. Delegue o trabalho para cada um dos 6 grupos, uma parte do grupo deve cortar e separar as imagens de acordo com a tabela que consta no material a ser impresso. Enquanto o outro grupo deve escrever com canetinha os nomes da respectiva região de produção em cada cartolina, use uma fita adesiva para colocar a cartolina em uma posição visível para que os alunos identifiquem a barraquinha. Provavelmente, o pessoal da cartolina terminará antes, caso isso ocorra peça para que eles ajudem a outra parte do grupo a terminar de recortar os hortifrutis. Explique a atividade usando o slide projetado e, caso necessário, reorganize a sala para comportar as barraquinhas organizadas no ínicio da aula.

Peça para que eles leiam a tabela de características que acompanham os produtos agrícolas. Observação: este processo é para ser executado entre 7 a 10 minutos.

Materiais necessários: tesoura, material impresso, cartolina e canetinha/lápis de cor/giz de cera, fita adesiva ou cola

Sugestões:

  • Será melhor que a impressão seja colorida para a identificação, entretanto todos os hortifrutis estão identificados caso não seja possível;
  • A quantidade de material impresso deve ser de, no mínimo, seis cópias para que eles tenham como quantificar a proporção de produtos produzidos durante as estações e todos os grupos tenham as tabelas.
  • Você pode sugerir que os alunos façam caixas para a colocar os hortifrutis para que aula fique mais criativa e organizada.
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Orientações: Nesta segunda parte, explique os climas serão variados de acordo com as estações do ano para cada região. A ideia é que eles relacionem a tabela de produção ideal com os eventos climáticos. Comece pelo “Evento 1”. Peça para que eles criem e anotem as hipóteses sobre o que pode acontecer com os produtos deles de acordo com o Evento 1, em seguida peçam para que eles retirem ou reponham da barraquinha a proporção de produtos que eles irão produzir de acordo com o evento. Verifique as hipóteses deles. Ao término de cada evento, fechará um ciclo. Ao término de cada ciclo, peça para que eles vejam o que os outros grupos fizeram e que troquem informações. Peça para que eles repitam o processo para o “Evento 2”, e assim sucessivamente para os próximos.

Observação importante no evento 3: o Clima Tropical Litorâneo se estende desde a região Litoral do Nordeste brasileiro até o Litoral Sudeste brasileiro, assim em meados de Junho a Agosto no Nordeste estará quente, entretanto no Sudeste haverá uma queda de temperatura. A utilização do mapa com a distribuição dos climas é de suma importância. Sugestões:

  • Durante a atividade, pergunte para eles: “Quais são as quatro estações do ano? Elas fazem sentido para todas as regiões?” Por enquanto deixe-os com a ideia em mente, os alunos perceberão que a região equatorial tem apenas duas variações de clima durante os ciclos das estações. Enquanto isso você pode perguntar: “Quando acontece a chuva na sua região? Isso impacta na sua produção? Você produziria mais ou menos produtos? Chuva em excesso pode atrapalhar? Tem produtos iguais em outras regiões? As safras são no mesmo tempo?”

  • Sempre observe para ver se eles se eles estão variando a quantidade de produtos, a ideia é que os alunos percebam que fatores de clima como chuva, temperatura e região impactam na variedade e na quantidade da produção. De maneira geral, o excesso de chuva dificulta a produção, pois não há como reter os nutrientes como o adubo no solo, a maioria das safras são melhores quando as chuvas começam a se regularizar logo após o período chuvoso. Períodos de extrema seca também são prejudiciais para as safras, isso impede as plantas de se desenvolverem. As geadas muitas vezes matam as plantas sensíveis a temperatura, fazendo com que fazendeiros percam toda a safra.

  • Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, os alunos devem apresentar as hipóteses para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo de mudança climática com os resultados esperados, não se preocupe com a inserção da teoria aqui, procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacionar isso com o contexto da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para relacionar os aprendizados da aula. Peça para que alunos relembrem dos eventos 1,2,3 e 4. A ideia é que eles relacionem os eventos com estações do ano de cada região, e que o tempo para que tudo isso tenha ocorrido leva em média um ano. É importante que os alunos concluam com suas hipóteses que durante o ano os produtores devem escolher os melhores momentos e as regiões mais adequadas para obterem os melhores resultados de acordo com as características de cada produto. Provavelmente, os alunos tentarão relacionar os conceitos semelhantes aos descritos a seguir. Se julgar conveniente, discuta estas ideias com o grupo como:

  • Temperatura x sensibilidade dos alimentos
  • Escassez x preços;
    Os outros climas;
  • Outros tipos de produtos;
  • Situações inusitadas como geadas, tornados, terremotos, tufões;
  • Safra e entressafra;
  • Possibilidade de plantio do mesmo produto em diferentes regiões;

Retome o que os alunos haviam visto na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Comente que, atualmente, devido a tecnologia no ramo do agronegócio já é possível plantar frutas típicas de outras regiões em vários outros lugares e em diferentes estações do ano, entretanto isso costuma ser caro.

Dicas de conteúdo:

  • Clima Equatorial é localizado nas regiões perto da linha do Equador. As temperaturas são elevadas e grande e são marcados por quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. Típico da região Norte e parte do Centro-Oeste. A temperatura média é de 25 °C.
  • Clima Tropical é encontrado com maior predominância na região central do Brasil, o clima é bem clássico tendo o inverno com temperatura amena sem chuva, e o verão quente e com bastante chuva.
  • Clima Tropical Semiárido é visto na região do Sertão Nordestino do Brasil, as regiões mais próximas ao Oceano tendem a chover um pouco mais, entretanto nestas regiões as chuvas são bem escassas e a temperatura é extremamente elevada em média 27 °C.
  • Clima Tropical de Altitude é caracterizado na maior parte pela região Sudeste, devido a altitude mais elevada em relação ao mar essas regiões têm temperaturas mais baixas com média entre 18 °C, com mínimas no inverno perto de 7 °C e máximas no verão próximas a 38 °C. As estações do ano são bem definidas.
  • Clima Tropical Litorâneo este clima deve uma atenção especial visto que sua extensão vai desde a região Nordeste até o Sudeste. As temperaturas variam de acordo com cada localização sendo mais quente na região Nordeste. No litoral do Nordeste as chuvas são mais intensas no outono e no inverno, já no litoral do sudeste são classicamente no verão.
  • Clima Subtropical ocorre no Sul apresenta as estações clássicas do ano, entretanto a chuva ocorre com uma regularidade maior no decorrer do ano, neste caso o inverno é bem rigoroso podendo nevar em algumas regiões. A temperatura média fica abaixo dos 18 °C.

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Orientações: Projete o slide ou leia as informações. Nesta parte da sistematização trabalhe com alunos sobre o conceito de como a inclinação da Terra provoca variações climáticas no decorrer do ano. Pergunte para os alunos quando os raios solares são mais intensos no Brasil como um todo. Baseado nisso, quando será mais quente? Quando será mais frio? Por que isso não vale na região Norte e Nordeste do Brasil? É importante que aluno internalize que as regiões Norte e Nordeste estão próximas à linha do Equador, que é onde os raios incidem perpendicularmente sobre o planeta e a distribuição de calor será praticamente homogênea o ano todo, o que faz com seja observável apenas duas estações (chuva ou seca). O que não ocorre nas regiões Sul e Sudeste, onde teremos as quatro estações muito bem definidas. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o conceito de clima, agricultura e as estações do ano com a inclinação da órbita na Terra. Essa aula é uma aula de continuação para o estudo de astronomia e astrofísica. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais, mitos e crenças e afins.

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