Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a qual objeto você compararia a superfície da água do rio retratado na imagem. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível determinar o número de imagens que podem ser formadas utilizando dois espelhos planos?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie a atividade, via Whatsapp.
Solicite que pensem e respondam:
- Chegue perto e se afaste de um espelho plano, observando o que ocorre com sua imagem. Depois, levante a mão direita e observe novamente.
a) Quando você se afasta da superfície do espelho, o que acontece com a sua imagem? Ela se altera? Como?
b) Se fosse possível “pegar” a sua imagem, onde ela estaria localizada?
c) Quando você levanta a mão direita, no espelho sua imagem levanta qual mão? Procure explicar por que isso acontece.
(BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências Física e Química. Capítulo 12: Instrumentos ópticos. p. 158-172. Editora Ática. 9º ano. 2011)
Gabarito (disponível aqui).
Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre:
1ª Lei: O raio incidente, o raio refletido e a reta normal são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano.
2ª Lei: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
(i=r)
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para enviarem a atividade.
Material de apoio (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e conclua a aula respondendo a questão disparadora, justificando que, por mais liso e polido que um espelho seja, para que reflita a imagem de um corpo é necessário que haja luz refletida por esse corpo incidindo contra ele mesmo.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.