12078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Reflexão da Luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Reflexão da Luz

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a qual objeto você compararia a superfície da água do rio retratado na imagem. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível determinar o número de imagens que podem ser formadas utilizando dois espelhos planos?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie a atividade, via Whatsapp.

Solicite que pensem e respondam:

- Chegue perto e se afaste de um espelho plano, observando o que ocorre com sua imagem. Depois, levante a mão direita e observe novamente.

a) Quando você se afasta da superfície do espelho, o que acontece com a sua imagem? Ela se altera? Como?
b) Se fosse possível “pegar” a sua imagem, onde ela estaria localizada?
c) Quando você levanta a mão direita, no espelho sua imagem levanta qual mão? Procure explicar por que isso acontece.

(BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências Física e Química. Capítulo 12: Instrumentos ópticos. p. 158-172. Editora Ática. 9º ano. 2011)

Gabarito (disponível aqui).

Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre:
1ª Lei: O raio incidente, o raio refletido e a reta normal são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano.
2ª Lei: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
(i=r)

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para enviarem a atividade.

Material de apoio (disponível aqui). 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e conclua a aula respondendo a questão disparadora, justificando que, por mais liso e polido que um espelho seja, para que reflita a imagem de um corpo é necessário que haja luz refletida por esse corpo incidindo contra ele mesmo.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_04M&E03

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas