12077
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem no caderno: "O que há no permafrost que conservou tão bem o mamute"?
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como o aquecimento global está ligado ao permafrost?

Mão na massa
Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa” e peça aos grupos que façam a pesquisa sobre as perguntas abaixo.

Divida a turma em grupos de cinco alunos. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Envie as perguntas:

- O que é permafrost?
- Onde há permafrost?
- Quais seres vivos o permafrost conserva?
- O que está causando o derretimento do permafrost?
- Quais gases o permafrost armazena?
- Quais as consequências locais do derretimento do permafrost?
- Quais as consequências globais do derretimento do permafrost?

 Peça para os representantes dos grupos enviarem as respostas para você.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha que os grupos compartilhem as explicações. Retorne a questão disparadora e finalize esclarecendo que o aquecimento global está relacionado ao permafrost, pois tem ocasionado o derretimento dele e causando enormes prejuízos, tanto ambientais quanto sociais, como: deslizamento de solos, ocasionando danos à moradias e agricultura; aparecimento de microrganismos diferentes aos quais convivemos atualmente; liberação de gases de efeito estufa, como o gás metano e o carbônico, os quais consequentemente aumentarão o aquecimento global.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar na análise do vídeo (disponível aqui), ajudando os estudantes a entenderem o efeito estufa/aquecimento global.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_14T&U03

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas