12075
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados à duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01 e CIE8_08VE02.

Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis, reportagem do Contexto impressa e mapa da empatia impresso.

Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet, você poderá solicitar que os estudantes acessem o vídeo sugerido previamente em suas casas. Ou ainda, dependendo do contexto de sua turma, você poderá se inspirar nos depoimentos das jovens do vídeo e criar histórias que serão impressas e entregues aos estudantes ou registradas no quadro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre os efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essa fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a manchete e/ou distribua cópias da primeira parte da reportagem à turma. Neste momento não é importante a leitura da reportagem completa, apenas trabalhe o texto antes do subtítulo “Retrocesso na educação sexual”. Faça uma leitura coletiva. Link da reportagem: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/sinto-saudade-de-ser-crianca-em-uma-decada-gravidez-de-meninas-de-10-a-14-anos-nao-diminui-no-brasil.ghtml

Converse com eles sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Quais angústias é possível perceber na primeira fala da adolescente apresentada no texto?
  • Você acredita que esta sensação e sentimento de desamparo pode acarretar em consequências piores? Cite algumas.
  • Quais barreiras sociais esta adolescente possivelmente sofrerá sendo uma mãe solteira, pobre e tão jovem?
  • O texto relata que aos 15 anos ela sofreu um aborto. Você acredita que diante dessas realidades vividas por diversas jovens como ela (ou piores) é possível condenar o ato do aborto?
  • Segundo o texto, a gravidez entre meninas dessa idade ocorre em todo o país, principalmente, nas áreas mais pobres. Você consegue encontrar alguma justificativa para esse dado? Consegue também formular possíveis soluções?
  • Atualmente, no Brasil, existe uma grande barreira imposta pela sociedade quanto ao acesso à educação sexual por nossos jovens. Você entende que este impedimento à informação é um deserviço no combate à gravidez precoce? Ou acredita que isso irá favorecê-la, pois informação demais pode levar a uma curiosidade maior que levará à diminuição da idade de jovens sexualmente ativos? Procure argumentos que justifiquem a sua opinião.

Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimentos sobre o assunto.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: O tempo destinado para cada momento desta etapa dependerá das suas escolhas em relação aos trechos do vídeo sugeridos abaixo. Os alunos deverão ser estimulados a se perceber no lugar de uma garota adolescente grávida. Durante a apresentação de um vídeo com depoimentos reais, eles devem preencher um mapa da empatia com suas percepções sobre os sentimentos destas garotas, perceber as dificuldades e necessidades pelas quais elas passam, desenvolvendo um sentimento de respeito. Além de estimular as garotas da turma a praticar a sororidade, conceito ainda pouco utilizado em nossa sociedade. Para compreender melhor como é realizado esse preenchimento você poderá ler previamente os seguintes textos: https://pt.linkedin.com/pulse/mapa-de-empatia-ferramenta-estrat%C3%A9gica-para-melhoria-do-medeiros. https://books.google.com.br/books/about/Business_Model_Generation_Inovação_em.html?id=UYqVAwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false (OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2011, páginas 130 à 133).

Você irá escolher entre quatro sugestões de trechos de um mesmo vídeo de acordo com a realidade de sua turma. O primeiro mostra depoimentos misturados de 3 garotas e suas famílias. Os outros são depoimentos separados de cada uma delas e com histórias distintas. Acesse aqui o vídeo.

Trechos sugeridos:

  • 1º trecho - 00:00 até 09:15
  • 2º trecho - 13:56 até 25:30 (Depoimento de Ana - 12 anos)
  • 3º trecho - 25:47 até 30:01 (Depoimento de Lúcia - 14 anos)
  • 4º trecho - 36:39 até 41:16 (Depoimento de Maria - 15 anos)

(nomes fictícios utilizados na reportagem)

O mapa pode ser projetado para o aluno que deverá reproduzi-lo em uma folha ou pode ser entregue já impresso (Anexo para impressão). Este modelo é adaptado de Osterwalder e Pigneur (2011). Caso tenha na turma/escola algum caso de jovem grávida e que queira ser voluntária a dar seu depoimento, sugiro que promova uma roda de conversa, onde esta garota terá oportunidade de ser ouvida enquanto os demais montam o mapa da empatia. Neste caso, você deve conversar com a estudante previamente e perceber quais perguntas eles poderiam fazer de forma a não constrangê-la.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, você irá promover um debate sobre as histórias de vida dessas garotas e o compartilhamento dos mapas construídos, podendo fazer questionamentos como:

  • Qual a maior dificuldade dessas garotas, além das questões financeiras?
  • Todas as adolescentes grávidas são amparadas pela família?
  • Vocês conhecem algum caso que queiram e possam comentar de garotas que não tiveram esse mesmo apoio familiar?
  • Quais problemas psicológicos podem surgir diante desta nova realidade?
  • Quais atitudes devem ser valorizadas quando nos deparamos com essas situações? (Estimule suas alunas a ter sororidade frente a um caso de gravidez precoce. Para isso sugiro uma leitura antecipada sobre o tema: http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/comportamento/o-que-e-sororidade-significado-dicionario-e-como-praticar-m0118-732062.html )
  • Quais atitudes vocês imaginam que uma adolescente grávida, em um momento de aflição, pode tomar? Vocês concordam ou a compreendem? (Instigue os alunos a falar sobre o tema aborto caso ele não seja mencionado. Neste momento você poderá falar da legislação brasileira referente ao aborto - https://ferciardo.jusbrasil.com.br/artigos/177420435/do-aborto-artigo-124-a-128-do-codigo-penal).
  • Como vocês evitariam que essa história acontecesse com vocês? (Contemplação dos métodos contraceptivos conhecidos pelos alunos - levantamento de conhecimentos prévios para as aulas futuras)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e traga os alunos para uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores e nesta aula. Fortaleça a importância da prevenção e do respeito. Durante a diálogo com os alunos, você apresentará (projetar ou imprimir o slide; ou registrar os dados no quadro) a tabela do artigo científico intitulado “Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção”, mostrando para os alunos a taxa de sentimentos positivos e negativos exposto por mães adolescentes, e questioná-los se essa tabela embasa o conhecimento construído ao longo da aula (artigo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100009). Sugiro que use esse artigo como argumentos para seu discurso e de possíveis falas dos alunos, podendo trazer dados de outros artigos relacionados ao tema.

Como sugestão segue abaixo leituras complementares para este momento:

Por fim, peça que os alunos pensem na garota que foi apresentada a eles durante a primeira etapa (Contexto), pensem em sua história e escrevam um pequeno conselho para a mesma, demonstrando empatia e, consequentemente, sororidade por parte das meninas da turma. Neste pequeno texto eles devem mostrar seu afeto e respeito. E, assim, compreenderem que essas meninas não precisam de julgamentos, mas de apoio. Depois, voluntariamente, alguns alunos poderão compartilhar com a turma a sua escrita.

Como sugestão de atividade complementar, você poderá combinar com o(a) professor(a) de língua portuguesa, para que utilize o tema “Impactos de uma gravidez não planejada na adolescência” em uma produção textual (dissertativa argumentativa). Caso o(a) professor(a) de língua portuguesa esteja trabalhando o gênero textual carta, o mesmo pode solicitar que os alunos utilizem o conselho elaborado nesta aula para montar uma carta para esta garota. Pode também sugerir que o(a) professor(a) de arte trabalhe esse tema em forma de teatro por exemplo, possibilitando a elaboração de projetos interdisciplinares.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados à duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01 e CIE8_08VE02.

Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis, reportagem do Contexto impressa e mapa da empatia impresso.

Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet, você poderá solicitar que os estudantes acessem o vídeo sugerido previamente em suas casas. Ou ainda, dependendo do contexto de sua turma, você poderá se inspirar nos depoimentos das jovens do vídeo e criar histórias que serão impressas e entregues aos estudantes ou registradas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre os efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essa fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete a manchete e/ou distribua cópias da primeira parte da reportagem à turma. Neste momento não é importante a leitura da reportagem completa, apenas trabalhe o texto antes do subtítulo “Retrocesso na educação sexual”. Faça uma leitura coletiva. Link da reportagem: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/sinto-saudade-de-ser-crianca-em-uma-decada-gravidez-de-meninas-de-10-a-14-anos-nao-diminui-no-brasil.ghtml

Converse com eles sobre a situação abordada no texto. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Quais angústias é possível perceber na primeira fala da adolescente apresentada no texto?
  • Você acredita que esta sensação e sentimento de desamparo pode acarretar em consequências piores? Cite algumas.
  • Quais barreiras sociais esta adolescente possivelmente sofrerá sendo uma mãe solteira, pobre e tão jovem?
  • O texto relata que aos 15 anos ela sofreu um aborto. Você acredita que diante dessas realidades vividas por diversas jovens como ela (ou piores) é possível condenar o ato do aborto?
  • Segundo o texto, a gravidez entre meninas dessa idade ocorre em todo o país, principalmente, nas áreas mais pobres. Você consegue encontrar alguma justificativa para esse dado? Consegue também formular possíveis soluções?
  • Atualmente, no Brasil, existe uma grande barreira imposta pela sociedade quanto ao acesso à educação sexual por nossos jovens. Você entende que este impedimento à informação é um deserviço no combate à gravidez precoce? Ou acredita que isso irá favorecê-la, pois informação demais pode levar a uma curiosidade maior que levará à diminuição da idade de jovens sexualmente ativos? Procure argumentos que justifiquem a sua opinião.

Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimentos sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: O tempo destinado para cada momento desta etapa dependerá das suas escolhas em relação aos trechos do vídeo sugeridos abaixo. Os alunos deverão ser estimulados a se perceber no lugar de uma garota adolescente grávida. Durante a apresentação de um vídeo com depoimentos reais, eles devem preencher um mapa da empatia com suas percepções sobre os sentimentos destas garotas, perceber as dificuldades e necessidades pelas quais elas passam, desenvolvendo um sentimento de respeito. Além de estimular as garotas da turma a praticar a sororidade, conceito ainda pouco utilizado em nossa sociedade. Para compreender melhor como é realizado esse preenchimento você poderá ler previamente os seguintes textos: https://pt.linkedin.com/pulse/mapa-de-empatia-ferramenta-estrat%C3%A9gica-para-melhoria-do-medeiros. https://books.google.com.br/books/about/Business_Model_Generation_Inovação_em.html?id=UYqVAwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false (OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2011, páginas 130 à 133).

Você irá escolher entre quatro sugestões de trechos de um mesmo vídeo de acordo com a realidade de sua turma. O primeiro mostra depoimentos misturados de 3 garotas e suas famílias. Os outros são depoimentos separados de cada uma delas e com histórias distintas. Acesse aqui o vídeo.

Trechos sugeridos:

  • 1º trecho - 00:00 até 09:15
  • 2º trecho - 13:56 até 25:30 (Depoimento de Ana - 12 anos)
  • 3º trecho - 25:47 até 30:01 (Depoimento de Lúcia - 14 anos)
  • 4º trecho - 36:39 até 41:16 (Depoimento de Maria - 15 anos)

(nomes fictícios utilizados na reportagem)

O mapa pode ser projetado para o aluno que deverá reproduzi-lo em uma folha ou pode ser entregue já impresso (Anexo para impressão). Este modelo é adaptado de Osterwalder e Pigneur (2011). Caso tenha na turma/escola algum caso de jovem grávida e que queira ser voluntária a dar seu depoimento, sugiro que promova uma roda de conversa, onde esta garota terá oportunidade de ser ouvida enquanto os demais montam o mapa da empatia. Neste caso, você deve conversar com a estudante previamente e perceber quais perguntas eles poderiam fazer de forma a não constrangê-la.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, você irá promover um debate sobre as histórias de vida dessas garotas e o compartilhamento dos mapas construídos, podendo fazer questionamentos como:

  • Qual a maior dificuldade dessas garotas, além das questões financeiras?
  • Todas as adolescentes grávidas são amparadas pela família?
  • Vocês conhecem algum caso que queiram e possam comentar de garotas que não tiveram esse mesmo apoio familiar?
  • Quais problemas psicológicos podem surgir diante desta nova realidade?
  • Quais atitudes devem ser valorizadas quando nos deparamos com essas situações? (Estimule suas alunas a ter sororidade frente a um caso de gravidez precoce. Para isso sugiro uma leitura antecipada sobre o tema: http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/comportamento/o-que-e-sororidade-significado-dicionario-e-como-praticar-m0118-732062.html )
  • Quais atitudes vocês imaginam que uma adolescente grávida, em um momento de aflição, pode tomar? Vocês concordam ou a compreendem? (Instigue os alunos a falar sobre o tema aborto caso ele não seja mencionado. Neste momento você poderá falar da legislação brasileira referente ao aborto - https://ferciardo.jusbrasil.com.br/artigos/177420435/do-aborto-artigo-124-a-128-do-codigo-penal).
  • Como vocês evitariam que essa história acontecesse com vocês? (Contemplação dos métodos contraceptivos conhecidos pelos alunos - levantamento de conhecimentos prévios para as aulas futuras)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e traga os alunos para uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores e nesta aula. Fortaleça a importância da prevenção e do respeito. Durante a diálogo com os alunos, você apresentará (projetar ou imprimir o slide; ou registrar os dados no quadro) a tabela do artigo científico intitulado “Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção”, mostrando para os alunos a taxa de sentimentos positivos e negativos exposto por mães adolescentes, e questioná-los se essa tabela embasa o conhecimento construído ao longo da aula (artigo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100009). Sugiro que use esse artigo como argumentos para seu discurso e de possíveis falas dos alunos, podendo trazer dados de outros artigos relacionados ao tema.

Como sugestão segue abaixo leituras complementares para este momento:

Por fim, peça que os alunos pensem na garota que foi apresentada a eles durante a primeira etapa (Contexto), pensem em sua história e escrevam um pequeno conselho para a mesma, demonstrando empatia e, consequentemente, sororidade por parte das meninas da turma. Neste pequeno texto eles devem mostrar seu afeto e respeito. E, assim, compreenderem que essas meninas não precisam de julgamentos, mas de apoio. Depois, voluntariamente, alguns alunos poderão compartilhar com a turma a sua escrita.

Como sugestão de atividade complementar, você poderá combinar com o(a) professor(a) de língua portuguesa, para que utilize o tema “Impactos de uma gravidez não planejada na adolescência” em uma produção textual (dissertativa argumentativa). Caso o(a) professor(a) de língua portuguesa esteja trabalhando o gênero textual carta, o mesmo pode solicitar que os alunos utilizem o conselho elaborado nesta aula para montar uma carta para esta garota. Pode também sugerir que o(a) professor(a) de arte trabalhe esse tema em forma de teatro por exemplo, possibilitando a elaboração de projetos interdisciplinares.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano