12074
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Ciclo menstrual

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Ciclo menstrual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e anotarem dúvidas e percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como e por que as mulheres menstruam?

Mão na massa
Divida a turma em grupos com 5 alunos. Peça para elaborarem um mapa mental com o tema menstruação.

Sinalize cada item como correto e incorretoe justifique cada um.
- É um fenômeno em que o organismo feminino recruta recursos para criar um ambiente adequado para o possível feto, mas não necessita de um grande investimento energético;
- As mudanças que ocorrem na puberdade estão intimamente relacionadas às ações hormonais decorrentes da primeira menstruação;
- É o processo pelo qual o útero se livra do revestimento endometrial após uma ovulação que não resulte em uma gravidez saudável;
- A menstruação é indispensável para que o embrião já implantado possa sobreviver;
- O desenvolvimento do potencial sexual e reprodutivo na puberdade é demonstrado, exclusivamente, por mudanças na região dos órgãos reprodutivos femininos e pela primeira menstruação.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp

Marque uma data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.

Material de apoio (disponível aqui).

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Relacione os aprendizados sobre as transformações no organismo feminino durante a puberdade e a menstruação

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE8_07V&E03

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas