12072
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A tecnologia na produção das vacinas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre A tecnologia na produção das vacinas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:

- Como são feitas as vacinas?

Peça aos estudantes que formulem perguntas que gostariam de responder sobre como são feitas as vacinas. Registre as perguntas em um documento e compartilhe sua tela com a turma, para que todos possam ver. Você também pode contribuir com perguntas do tipo:

- Coloca-se o vírus vivo na vacina?
- O que mais tem dentro da vacina, além do agente causador da doença?
- Como são adquiridos os patógenos para fabricação da vacina?
- Como se desenvolve uma nova vacina?
- É difícil desenvolver uma nova vacina?

Mão na massa
Organize a turma em 4 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Envie aos grupos um material para orientar a pesquisa e o arquivo “Para auxiliar a pesquisa dos grupos de estudos”, disponível na aba “materiais e atividades”.

Material do grupo 1: Vídeo “Saiba como é produzida a vacina contra influenza” (disponível aqui).
Material do grupo 2: Vídeo “Existe perigo na vacina?” (disponível aqui).
Material do grupo 3: Material jornalístico, entrevista “Fazer uma nova vacina é muito (mas muito) difícil” (disponível aqui).
Material do grupo 4: Material institucional “Como descobrimos novas vacinas” (disponível aqui).

Oriente os grupos a utilizarem o material fornecido para tentar responder as perguntas levantadas pela turma no momento da contextualização.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e oriente os grupos a compartilharem as respostas que conseguiram encontrar.
Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”. Você pode aproveitar esse momento para propor uma discussão sobre os desafios para criação de uma vacina para o Coronavírus.

“Vacina contra o coronavírus tem resultado positivo na fase inicial do ensaio clínico” (disponível aqui).

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar acompanhando o estudo do material enviado e motivando reflexões sobre como são feitas as vacinas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_10V&E03

(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas