Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a história proposta com os estudantes.
Apresente a questão disparadora:
- Como representar o planeta Terra com uma boa maquete em 3D?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam o texto-base, disponível na aba “materiais e atividades.
Explique que eles deverão construir uma maquete tridimensional para representar o Planeta Terra para e fazer a foto para revista.
A maquete deve ser feita com materiais disponíveis em casa. Motive-os a utilizarem a criatividade. Pode ser feito com massinha de modelar, com KINETIC SAND ou massinha de farinha, nesse caso, envie as orientações para preparo, disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Sistematização
Crie uma simulação da revista “Ciência Nosssa” e publique as fotos dos estudantes. Você pode utilizar o Google Site para fazer isso. Para saber mais acesse link 1, link 2 e link 3.
Marque outra videochamada com toda a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a verificar os materiais disponíveis em casa que podem ser utilizados para representar o planeta Terra na maquete em 3D.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_09T&U03
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
AULA 04
AULA 05
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes