Atividade para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Captação e interpretação das imagens
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca descrever como é realizado o processo da construção da imagem no olho. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE02. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2IhRfAk (formação da imagem) e https://bit.ly/2kgr7rh (câmara escura). Se achar necessário assista ao vídeo no link https://bit.ly/2IX2ZHX (construção de câmara escura com caixa de papelão).
Materiais necessários para a aula: Data show (conforme disponibilidade), caderno, lápis de escrever, sulfites, papel pardo ou cartolinas, caneta hidrográfica ou canetinha colorida. Para a construção de uma câmara escura: uma caixa de sapato, uma folha de papel vegetal ou de papel de seda, tinta preta fosca, folha de cartolina preta fosca ou papel cartão preto fosco, pincel largo (caso opte pela tinta), fita adesiva ou cola, um prego ou objeto com ponta (pode ser tesoura ou chave philips, porém, o ideal é o prego, pois ele deixa o orifício menor e isso favorece a visualização da imagem), uma vela e fósforo, um pano preto ou camiseta grande escura.
Obs: Peça com antecedência que os alunos providenciem a caixa de papelão ou a caixa de sapato e o pano preto. Construa uma câmara escura e faça os testes para ajudar os alunos, caso ocorra alguma dúvida durante a montagem e a visualização. Caso a escola não tenha muitos objetos para serem visualizados ou o clima não esteja favorável, leve para a sala objetos coloridos para serem visualizados, usando a vela acesa. Em último caso, apenas visualize a vela acesa ou a lâmpada acesa de um abajur, por exemplo, mas teste tudo antes para ver os resultados e, assim, poder auxiliar os alunos em suas visualizações.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre como o olho capta as imagens e como elas são interpretadas.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Antes de projetar o slide, conte a história da máquina fotográfica, disponível no link: https://bit.ly/2IHWicE. Projete o slide, leia ou imprima o arquivo do link: https://bit.ly/2L2lfhq. Peça aos alunos que olhem bem para a imagem e observem o que há no reflexo do olho. Faça perguntas como: Você consegue dizer como o nosso olho consegue captar as imagens ?; Como é feita a interpretação das imagens que vemos? Ouça o que os alunos têm a dizer, mas sem se preocupar em dar respostas, pois isso será abordado ao longo da aula. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão construir uma câmara escura e compará-la com o olho humano para entender como ocorre a captação e a interpretação das imagens.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia a questão disparadora e faça perguntas como: O olho humano e uma câmera fotográfica, o que eles têm em comum? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 31 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios, dependendo da quantidade de materiais. Dê um tempo de 15 minutos para essa primeira atividade. Projete o slide ou imprima a sequência de montagem no link https://bit.ly/2jUThrq e a distribua para os grupos. Explique para os alunos o que é uma câmara escura e porque eles irão construí-la. Para isso leia o texto com antecedência, no link https://bit.ly/2Ig3LR4 . O orifício que deve ser feito na caixa pode variar de tamanho, peça aos alunos que comecem testando um furo bem pequeno, aumentando-o aos poucos até atingir nitidez na tela de papel vegetal. Diga aos alunos que a caixa deve ficar bem escura por dentro, para evitar brilhos que ofusquem a imagem projetada na tela. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas.
Observação: Mostre a sua câmara construída anteriormente para que os alunos vejam como deve ficar a que eles construirão.
Mão na massa
Orientações: Dê um tempo de 16 minutos para a segunda atividade. Nesse momento, cada aluno deve apontar o furo para uma paisagem bem clara ou para um objeto iluminado por uma fonte primária de luz (sol, lâmpada acesa ou vela acesa), e observar a imagem no anteparo. Na sequência, peça para os alunos colocarem o pano preto ou a camiseta escura em volta da tela do anteparo, pelo lado de fora e, encobrindo a própria cabeça, como aquele dos fotógrafos lambe-lambes. Dessa maneira, a nitidez da imagem fica garantida. Caso o tempo esteja nublado ou, se for necessário, utilize velas acesa dentro da sala de aula ou um abajur com a lâmpada acesa. Verifique se os desenhos que foram feitos no caderno estão invertidos (de cabeça para baixo). Imprima e distribua a imagem do link https://bit.ly/2rH2k3B (Captação e interpretação das imagens - do olho ao cérebro) para ajudar os alunos na discussão e na escrita da frase. Deixe sulfites ou papéis pardos disponíveis para que os alunos escrevam as frases.
Observação: Quanto mais o objeto estiver iluminado, melhor será a visualização. Cuidado! Avise os alunos que eles não devem apontar a câmara escura direto para o sol pois é perigoso aos olhos!
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Projete a imagem ou a imprima (https://bit.ly/2wW1HbJ) e a cole no quadro. Utilize as informações sobre a comparação da câmera com o olho e diga o nome das partes da câmera fotográfica e a função delas para os alunos. Faça perguntas, de forma a relembrar as funções das partes do olho (tema desenvolvido no plano CIE6_07VE02), por exemplo: Qual é a função da íris? E do cristalino? E da retina? Com qual parte da câmera podemos compará-los? Ouça as suposições dos alunos. Peça que verifiquem suas anotações e identifiquem as partes de uma câmera fotográfica, comparando-as com o olho humano e com a câmara escura feita por eles, verificando o que elas têm em comum. Use as frases escritas pelos alunos no caderno e as ideias deles e proponha a escrita coletiva de um texto conclusivo no quadro. Se achar necessário, recorra ao texto de apoio no link: https://bit.ly/2wIEfhS. Peça aos alunos que corrijam as anotações feitas no caderno. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora: Como podemos comparar o nosso olho com uma câmera fotográfica? Ressalte o que eles descobriram na aula. Espera-se que consigam descrever como é o processo de construção da imagem no olho.
Materiais complementares
imagem do olho para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens
imagem para impressão - Contexto - Captação e interpretação das imagens
imagem para impressão 2 - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens
Imagem para impressão - Sistematização - Captação e interpretação das imagens
Material para impressão - Contexto - Captação e interpretação das imagens
Texto 3 para impressão - Sistematização - Captação e interpretação das imagens
Texto para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Cartaz virtual: Apresentações Google ou Canva.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam o texto “História da máquina fotográfica”, disponível na aba “materiais e atividades”.
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática da aula.
Apresente a questão disparadora:
- Como podemos comparar o nosso olho com um máquina fotográfica?
Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “Física: As câmeras e o nosso olho - Manual do Mundo” (disponível aqui).
Motive-os a tentar reproduzir uma câmara escura com os materiais que possuem em casa.
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.
Mostre aos grupos a imagem de Captação e interpretação das imagens do olho ao cérebro, disponível na aba “materiais e atividades”. Peça que escrevam um cartaz virtual explicando como podemos comparar nosso olho com uma máquina fotográfica.
O cartaz virtual pode ser criado no Apresentações Google (disponível aqui) ou na versão gratuita da platoforma Canva (disponível aqui).
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos possam compartilhar os cartazes. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a verificar a possibilidade de construir uma câmara escura com os materiais disponíveis em casa, bem como auxiliá-los a estabelecer uma comunicação com o grupo para produção do cartaz virtual.
Objetivos de aprendizagem
Descrever como é o processo da construção da imagem no olho.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Sândira de Oliveira Barbosa
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda