12068
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Captação e interpretação das imagens

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Captação e interpretação das imagens

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca descrever como é realizado o processo da construção da imagem no olho. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE02. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2IhRfAk (formação da imagem) e https://bit.ly/2kgr7rh (câmara escura). Se achar necessário assista ao vídeo no link https://bit.ly/2IX2ZHX (construção de câmara escura com caixa de papelão).

Materiais necessários para a aula: Data show (conforme disponibilidade), caderno, lápis de escrever, sulfites, papel pardo ou cartolinas, caneta hidrográfica ou canetinha colorida. Para a construção de uma câmara escura: uma caixa de sapato, uma folha de papel vegetal ou de papel de seda, tinta preta fosca, folha de cartolina preta fosca ou papel cartão preto fosco, pincel largo (caso opte pela tinta), fita adesiva ou cola, um prego ou objeto com ponta (pode ser tesoura ou chave philips, porém, o ideal é o prego, pois ele deixa o orifício menor e isso favorece a visualização da imagem), uma vela e fósforo, um pano preto ou camiseta grande escura.

Obs: Peça com antecedência que os alunos providenciem a caixa de papelão ou a caixa de sapato e o pano preto. Construa uma câmara escura e faça os testes para ajudar os alunos, caso ocorra alguma dúvida durante a montagem e a visualização. Caso a escola não tenha muitos objetos para serem visualizados ou o clima não esteja favorável, leve para a sala objetos coloridos para serem visualizados, usando a vela acesa. Em último caso, apenas visualize a vela acesa ou a lâmpada acesa de um abajur, por exemplo, mas teste tudo antes para ver os resultados e, assim, poder auxiliar os alunos em suas visualizações.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre como o olho capta as imagens e como elas são interpretadas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Antes de projetar o slide, conte a história da máquina fotográfica, disponível no link: https://bit.ly/2IHWicE. Projete o slide, leia ou imprima o arquivo do link: https://bit.ly/2L2lfhq. Peça aos alunos que olhem bem para a imagem e observem o que há no reflexo do olho. Faça perguntas como: Você consegue dizer como o nosso olho consegue captar as imagens ?; Como é feita a interpretação das imagens que vemos? Ouça o que os alunos têm a dizer, mas sem se preocupar em dar respostas, pois isso será abordado ao longo da aula. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão construir uma câmara escura e compará-la com o olho humano para entender como ocorre a captação e a interpretação das imagens.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia a questão disparadora e faça perguntas como: O olho humano e uma câmera fotográfica, o que eles têm em comum? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios, dependendo da quantidade de materiais. Dê um tempo de 15 minutos para essa primeira atividade. Projete o slide ou imprima a sequência de montagem no link https://bit.ly/2jUThrq e a distribua para os grupos. Explique para os alunos o que é uma câmara escura e porque eles irão construí-la. Para isso leia o texto com antecedência, no link https://bit.ly/2Ig3LR4 . O orifício que deve ser feito na caixa pode variar de tamanho, peça aos alunos que comecem testando um furo bem pequeno, aumentando-o aos poucos até atingir nitidez na tela de papel vegetal. Diga aos alunos que a caixa deve ficar bem escura por dentro, para evitar brilhos que ofusquem a imagem projetada na tela. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas.

Observação: Mostre a sua câmara construída anteriormente para que os alunos vejam como deve ficar a que eles construirão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Dê um tempo de 16 minutos para a segunda atividade. Nesse momento, cada aluno deve apontar o furo para uma paisagem bem clara ou para um objeto iluminado por uma fonte primária de luz (sol, lâmpada acesa ou vela acesa), e observar a imagem no anteparo. Na sequência, peça para os alunos colocarem o pano preto ou a camiseta escura em volta da tela do anteparo, pelo lado de fora e, encobrindo a própria cabeça, como aquele dos fotógrafos lambe-lambes. Dessa maneira, a nitidez da imagem fica garantida. Caso o tempo esteja nublado ou, se for necessário, utilize velas acesa dentro da sala de aula ou um abajur com a lâmpada acesa. Verifique se os desenhos que foram feitos no caderno estão invertidos (de cabeça para baixo). Imprima e distribua a imagem do link https://bit.ly/2rH2k3B (Captação e interpretação das imagens - do olho ao cérebro) para ajudar os alunos na discussão e na escrita da frase. Deixe sulfites ou papéis pardos disponíveis para que os alunos escrevam as frases.

Observação: Quanto mais o objeto estiver iluminado, melhor será a visualização. Cuidado! Avise os alunos que eles não devem apontar a câmara escura direto para o sol pois é perigoso aos olhos!

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima (https://bit.ly/2wW1HbJ) e a cole no quadro. Utilize as informações sobre a comparação da câmera com o olho e diga o nome das partes da câmera fotográfica e a função delas para os alunos. Faça perguntas, de forma a relembrar as funções das partes do olho (tema desenvolvido no plano CIE6_07VE02), por exemplo: Qual é a função da íris? E do cristalino? E da retina? Com qual parte da câmera podemos compará-los? Ouça as suposições dos alunos. Peça que verifiquem suas anotações e identifiquem as partes de uma câmera fotográfica, comparando-as com o olho humano e com a câmara escura feita por eles, verificando o que elas têm em comum. Use as frases escritas pelos alunos no caderno e as ideias deles e proponha a escrita coletiva de um texto conclusivo no quadro. Se achar necessário, recorra ao texto de apoio no link: https://bit.ly/2wIEfhS. Peça aos alunos que corrijam as anotações feitas no caderno. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora: Como podemos comparar o nosso olho com uma câmera fotográfica? Ressalte o que eles descobriram na aula. Espera-se que consigam descrever como é o processo de construção da imagem no olho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca descrever como é realizado o processo da construção da imagem no olho. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE02. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2IhRfAk (formação da imagem) e https://bit.ly/2kgr7rh (câmara escura). Se achar necessário assista ao vídeo no link https://bit.ly/2IX2ZHX (construção de câmara escura com caixa de papelão).

Materiais necessários para a aula: Data show (conforme disponibilidade), caderno, lápis de escrever, sulfites, papel pardo ou cartolinas, caneta hidrográfica ou canetinha colorida. Para a construção de uma câmara escura: uma caixa de sapato, uma folha de papel vegetal ou de papel de seda, tinta preta fosca, folha de cartolina preta fosca ou papel cartão preto fosco, pincel largo (caso opte pela tinta), fita adesiva ou cola, um prego ou objeto com ponta (pode ser tesoura ou chave philips, porém, o ideal é o prego, pois ele deixa o orifício menor e isso favorece a visualização da imagem), uma vela e fósforo, um pano preto ou camiseta grande escura.

Obs: Peça com antecedência que os alunos providenciem a caixa de papelão ou a caixa de sapato e o pano preto. Construa uma câmara escura e faça os testes para ajudar os alunos, caso ocorra alguma dúvida durante a montagem e a visualização. Caso a escola não tenha muitos objetos para serem visualizados ou o clima não esteja favorável, leve para a sala objetos coloridos para serem visualizados, usando a vela acesa. Em último caso, apenas visualize a vela acesa ou a lâmpada acesa de um abajur, por exemplo, mas teste tudo antes para ver os resultados e, assim, poder auxiliar os alunos em suas visualizações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre como o olho capta as imagens e como elas são interpretadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Antes de projetar o slide, conte a história da máquina fotográfica, disponível no link: https://bit.ly/2IHWicE. Projete o slide, leia ou imprima o arquivo do link: https://bit.ly/2L2lfhq. Peça aos alunos que olhem bem para a imagem e observem o que há no reflexo do olho. Faça perguntas como: Você consegue dizer como o nosso olho consegue captar as imagens ?; Como é feita a interpretação das imagens que vemos? Ouça o que os alunos têm a dizer, mas sem se preocupar em dar respostas, pois isso será abordado ao longo da aula. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão construir uma câmara escura e compará-la com o olho humano para entender como ocorre a captação e a interpretação das imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia a questão disparadora e faça perguntas como: O olho humano e uma câmera fotográfica, o que eles têm em comum? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses, não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios, dependendo da quantidade de materiais. Dê um tempo de 15 minutos para essa primeira atividade. Projete o slide ou imprima a sequência de montagem no link https://bit.ly/2jUThrq e a distribua para os grupos. Explique para os alunos o que é uma câmara escura e porque eles irão construí-la. Para isso leia o texto com antecedência, no link https://bit.ly/2Ig3LR4 . O orifício que deve ser feito na caixa pode variar de tamanho, peça aos alunos que comecem testando um furo bem pequeno, aumentando-o aos poucos até atingir nitidez na tela de papel vegetal. Diga aos alunos que a caixa deve ficar bem escura por dentro, para evitar brilhos que ofusquem a imagem projetada na tela. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas.

Observação: Mostre a sua câmara construída anteriormente para que os alunos vejam como deve ficar a que eles construirão.

Slide Plano Aula

Orientações: Dê um tempo de 16 minutos para a segunda atividade. Nesse momento, cada aluno deve apontar o furo para uma paisagem bem clara ou para um objeto iluminado por uma fonte primária de luz (sol, lâmpada acesa ou vela acesa), e observar a imagem no anteparo. Na sequência, peça para os alunos colocarem o pano preto ou a camiseta escura em volta da tela do anteparo, pelo lado de fora e, encobrindo a própria cabeça, como aquele dos fotógrafos lambe-lambes. Dessa maneira, a nitidez da imagem fica garantida. Caso o tempo esteja nublado ou, se for necessário, utilize velas acesa dentro da sala de aula ou um abajur com a lâmpada acesa. Verifique se os desenhos que foram feitos no caderno estão invertidos (de cabeça para baixo). Imprima e distribua a imagem do link https://bit.ly/2rH2k3B (Captação e interpretação das imagens - do olho ao cérebro) para ajudar os alunos na discussão e na escrita da frase. Deixe sulfites ou papéis pardos disponíveis para que os alunos escrevam as frases.

Observação: Quanto mais o objeto estiver iluminado, melhor será a visualização. Cuidado! Avise os alunos que eles não devem apontar a câmara escura direto para o sol pois é perigoso aos olhos!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima (https://bit.ly/2wW1HbJ) e a cole no quadro. Utilize as informações sobre a comparação da câmera com o olho e diga o nome das partes da câmera fotográfica e a função delas para os alunos. Faça perguntas, de forma a relembrar as funções das partes do olho (tema desenvolvido no plano CIE6_07VE02), por exemplo: Qual é a função da íris? E do cristalino? E da retina? Com qual parte da câmera podemos compará-los? Ouça as suposições dos alunos. Peça que verifiquem suas anotações e identifiquem as partes de uma câmera fotográfica, comparando-as com o olho humano e com a câmara escura feita por eles, verificando o que elas têm em comum. Use as frases escritas pelos alunos no caderno e as ideias deles e proponha a escrita coletiva de um texto conclusivo no quadro. Se achar necessário, recorra ao texto de apoio no link: https://bit.ly/2wIEfhS. Peça aos alunos que corrijam as anotações feitas no caderno. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora: Como podemos comparar o nosso olho com uma câmera fotográfica? Ressalte o que eles descobriram na aula. Espera-se que consigam descrever como é o processo de construção da imagem no olho.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    imagem do olho para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    imagem para impressão - Contexto - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    imagem para impressão 2 - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    Imagem para impressão - Sistematização - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    Material para impressão - Contexto - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    Texto 3 para impressão - Sistematização - Captação e interpretação das imagens

  • Documento

    Texto para impressão - Mão na massa - Captação e interpretação das imagens


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

A importância da visão

AULA 02

A estrutura do olho humano

AULA 04

O olho humano pode ser enganado?

AULA 05

Tipos de lente

AULA 06

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

AULA 07

Miopia, hipermetropia e astigmatismo

AULA 08

Prevenção e tratamento das disfunções visuais

AULA 09

Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

AULA 10

De onde vêm as cores que vemos?

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A importância da visão

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A estrutura do olho humano

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Tecidos: células trabalhando em equipe

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Captação e interpretação das imagens

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o sistema nervoso

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Tipos de lente

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os principais órgãos e suas funções

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Observando os tipos de células

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Tecidos: onde os encontramos e como eles são

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os principais órgãos e seus tecidos

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Célula: a unidade básica do corpo dos seres vivos

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sistemas digestório, respiratório e cardiovascular

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Tecidos, órgãos e sistemas nos seres vivos

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Condução do Impulso Nervoso

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o sistema muscular

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Prevenção e tratamento das disfunções visuais

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Digestão, respiração e transporte de substâncias em organismos mais simples

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Características do tecido muscular

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o sistema ósseo

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Por dentro do sistema ósseo

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Interação entre os sistemas locomotor, muscular e nervoso em atletas de alta performance

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Miopia, hipermetropia e astigmatismo

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo De onde vêm as cores que vemos?

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Preparando misturas caseiras com uma fase

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Físicas na Água

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da visão

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Origem e Formação do Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Desvendando o tempo

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Leitura e interpretação de dados do gnômon

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A estrutura do olho humano

6º ano / Ciências / Terra e Universo

As camadas da Terra e sua Atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Água poluída: uma mistura com mais de uma fase

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tecidos: células trabalhando em equipe

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Captação e interpretação das imagens

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Planeta Terra: camadas e atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Químicas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aspectos visuais de misturas

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo o sistema nervoso

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas sólidas e misturas líquidas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Explicando a Mudança de Temperatura

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tipos de lente

6º ano / Ciências / Terra e Universo

O Núcleo e o Manto terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera terrestre e a poluição do ar

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Os movimentos da Terra

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações reversíveis

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificando transformações irreversíveis

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas homogêneas e heterogêneas: do incolor ao colorido

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI08 da BNCC

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da visão

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A estrutura do olho humano

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Captação e interpretação das imagens

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tipos de lente

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção e tratamento das disfunções visuais

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Miopia, hipermetropia e astigmatismo

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

O olho humano pode ser enganado?

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann