Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Quais tipos de tarefas as células desempenham trabalhando em equipe?
Mão na massa
A proposta desta atividade é evidenciar que, para algumas tarefas, o trabalho em equipe pode ser muito mais eficaz que o trabalho individual. Isso pode ser verificado de diversas maneiras, uma delas é utilizando o jogo Minecraft. Esse jogo é bastante famoso entre os estudantes dessa faixa etária. Caso eles ainda não o conheçam, oriente-os a utilizarem o teste gratuito (disponível aqui).
Peça aos estudantes que utilizam o jogo para construírem a escola sozinhos e cronometre quanto tempo eles levam para concluir.
Em seguida, organize os estudantes em grupos de 3 a 5 alunos e oriente-os a construírem a mesma escola, mas agora em equipe. Peça aos grupos para cronometrarem quanto tempo é necessário para realizar a atividade em grupo.
Para saber como jogar Minecraft em equipe (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem quanto tempo foi necessário para construir a escola sozinhos e em equipe. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes na utilização do jogo individual e em equipe.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_05V&E03
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
AULA 02
AULA 07
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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