12063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano do EF sobre Cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado os processos de coagulação e de cicatrização, relacionando as estruturas que participam destes processos. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01 e CIE5_06VE02, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, as aulas complementares, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Cartas sobre a sequência de coagulação do sangue e a cicatrização de feridas (encontradas no material complementar deste plano), material audiovisual para apresentação de vídeo, caso a escola possua este recurso.

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=e4cQw70owYA (vídeo contido no fim da aula na Sistematização do conteúdo)

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/fases-da-cicatrizacao/23530

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coagulacao-sanguinea.htm

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/moda/fisiologia-geral-coagulacao-do-sangue/19824

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coagulacao.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos como:

  • Vocês sabem com acontece o processo de cicatrização de feridas?
  • O que é coagulação? Vocês já ouviram falar desse nome?
  • Como vocês imaginam que o sangue para de sair quando nos machucamos?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-a. Após a apresentação, questione-os:

  • O que essas duas situações têm em comum?
  • Quais as possíveis soluções para que possamos bloquear o fluxo da água? E do sangue?
  • Nós aplicamos a mesma solução para os dois casos?
  • O que acontece se não bloquearmos o fluxo de água?
  • E quando não bloqueamos o fluxo de sangue?
  • Será que nosso corpo tem algum mecanismo que ajuda a parar o sangramento quando nos machucamos?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Como será que o nosso corpo interrompe a saída de sangue quando nos machucamos?
  • Por que será que este processo é importante?
  • O que aconteceria se não parássemos de sangrar?

Permita que os alunos respondam aos questionamentos dialogando e refletindo sobre eles. Valorize a fala de cada criança e incentive a participação de todos. Este é um momento para que a turma levante hipóteses sobre a temática da aula, não para que o professor apresente conceitos predefinidos. Registre as hipóteses das crianças para que, posteriormente, possam voltar a elas, corroborando-as ou não.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida em cinco grupos. Cada grupo receberá algumas cartas com conteúdo abordando a sequência do processo de coagulação e cicatrização (as cartas estão à disposição no material complementar deste plano), porém elas estarão misturadas. O desafio de cada grupo é colocá-las na ordem correta que os fatos ocorrem.

Durante a atividade, passe pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:

  • Qual assunto trabalhado nas cartas? Existe alguma relação com o tema da nossa aula?
  • Por qual das cartas vocês começaram?
  • Qual critério usaram para elencar as cartas?
  • Perceberam alguma estrutura do sangue importante citada nas cartas? Quais?
  • Qual a maior dificuldade que seu grupo está enfrentando?
  • Qual estratégia seu grupo está realizando para compreender a ordem correta das cartas?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após os grupos terminarem de elaborar as sequências que acreditam estar corretas, comece a socialização das soluções que encontraram, elaborando coletivamente uma compreensão sobre o assunto, mas não dê a resposta de uma vez.

Continue os questionamentos:

  • Qual o assunto trabalhado nas cartas? Existe alguma relação com o tema da nossa aula?
  • Por qual peça vocês começaram?
  • Quais critérios usaram para elencar as cartas?
  • Perceberam alguma estrutura do sangue importante, citada nas cartas? Quais?

Deixe que os alunos exponham as sequências que escolheram. Faça a mediação, questionando e fazendo uma reflexão sobre as hipóteses dos alunos:

  • Por que vocês colocaram esta carta em posição diferente do outro grupo?
  • Vendo as sequências dos colegas, vocês mudariam algo na sua sequência? Se sim, qual mudança?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Após as primeiras mediações, inicie a Sistematização. Apresente os slides da sequência de Sistematização. Caso não possua recursos para a apresentação, imprima ou escreva-os no quadro.
Retome também a Questão disparadora e as hipóteses elaboradas pelas crianças no início da aula.

À medida que a Sistematização é realizada, vá questionando a sequência que os alunos colocaram, construindo a sequência correta e corrigindo aquelas que não estão de acordo. Retome o processo de coagulação e cicatrização, elencando os elementos que fazem parte deste processo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a Sistematização seguindo as orientações iniciais. Vá questionando a sequência que os alunos colocaram, construindo a sequência correta e corrigindo aquelas que não estão de acordo. Continue retomando o processo de coagulação e cicatrização, elencando os elementos que fazem parte deste processo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua a Sistematização apresentando o vídeo (3min56seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o no quadro realizando a explicação.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e4cQw70owYA

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado os processos de coagulação e de cicatrização, relacionando as estruturas que participam destes processos. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01 e CIE5_06VE02, sobre o sistema circulatório e a composição do sangue. Posteriormente, as aulas complementares, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: Cartas sobre a sequência de coagulação do sangue e a cicatrização de feridas (encontradas no material complementar deste plano), material audiovisual para apresentação de vídeo, caso a escola possua este recurso.

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado dos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=e4cQw70owYA (vídeo contido no fim da aula na Sistematização do conteúdo)

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/fases-da-cicatrizacao/23530

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coagulacao-sanguinea.htm

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/moda/fisiologia-geral-coagulacao-do-sangue/19824

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coagulacao.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos como:

  • Vocês sabem com acontece o processo de cicatrização de feridas?
  • O que é coagulação? Vocês já ouviram falar desse nome?
  • Como vocês imaginam que o sangue para de sair quando nos machucamos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, descreva-a. Após a apresentação, questione-os:

  • O que essas duas situações têm em comum?
  • Quais as possíveis soluções para que possamos bloquear o fluxo da água? E do sangue?
  • Nós aplicamos a mesma solução para os dois casos?
  • O que acontece se não bloquearmos o fluxo de água?
  • E quando não bloqueamos o fluxo de sangue?
  • Será que nosso corpo tem algum mecanismo que ajuda a parar o sangramento quando nos machucamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Como será que o nosso corpo interrompe a saída de sangue quando nos machucamos?
  • Por que será que este processo é importante?
  • O que aconteceria se não parássemos de sangrar?

Permita que os alunos respondam aos questionamentos dialogando e refletindo sobre eles. Valorize a fala de cada criança e incentive a participação de todos. Este é um momento para que a turma levante hipóteses sobre a temática da aula, não para que o professor apresente conceitos predefinidos. Registre as hipóteses das crianças para que, posteriormente, possam voltar a elas, corroborando-as ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A turma será dividida em cinco grupos. Cada grupo receberá algumas cartas com conteúdo abordando a sequência do processo de coagulação e cicatrização (as cartas estão à disposição no material complementar deste plano), porém elas estarão misturadas. O desafio de cada grupo é colocá-las na ordem correta que os fatos ocorrem.

Durante a atividade, passe pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:

  • Qual assunto trabalhado nas cartas? Existe alguma relação com o tema da nossa aula?
  • Por qual das cartas vocês começaram?
  • Qual critério usaram para elencar as cartas?
  • Perceberam alguma estrutura do sangue importante citada nas cartas? Quais?
  • Qual a maior dificuldade que seu grupo está enfrentando?
  • Qual estratégia seu grupo está realizando para compreender a ordem correta das cartas?
Slide Plano Aula

Orientações: Após os grupos terminarem de elaborar as sequências que acreditam estar corretas, comece a socialização das soluções que encontraram, elaborando coletivamente uma compreensão sobre o assunto, mas não dê a resposta de uma vez.

Continue os questionamentos:

  • Qual o assunto trabalhado nas cartas? Existe alguma relação com o tema da nossa aula?
  • Por qual peça vocês começaram?
  • Quais critérios usaram para elencar as cartas?
  • Perceberam alguma estrutura do sangue importante, citada nas cartas? Quais?

Deixe que os alunos exponham as sequências que escolheram. Faça a mediação, questionando e fazendo uma reflexão sobre as hipóteses dos alunos:

  • Por que vocês colocaram esta carta em posição diferente do outro grupo?
  • Vendo as sequências dos colegas, vocês mudariam algo na sua sequência? Se sim, qual mudança?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Após as primeiras mediações, inicie a Sistematização. Apresente os slides da sequência de Sistematização. Caso não possua recursos para a apresentação, imprima ou escreva-os no quadro.
Retome também a Questão disparadora e as hipóteses elaboradas pelas crianças no início da aula.

À medida que a Sistematização é realizada, vá questionando a sequência que os alunos colocaram, construindo a sequência correta e corrigindo aquelas que não estão de acordo. Retome o processo de coagulação e cicatrização, elencando os elementos que fazem parte deste processo.

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a Sistematização seguindo as orientações iniciais. Vá questionando a sequência que os alunos colocaram, construindo a sequência correta e corrigindo aquelas que não estão de acordo. Continue retomando o processo de coagulação e cicatrização, elencando os elementos que fazem parte deste processo.

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua a Sistematização apresentando o vídeo (3min56seg) contido no slide. Caso não possua recursos para a apresentação, ilustre-o no quadro realizando a explicação.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e4cQw70owYA

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano