12061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Uma bússola (convencional ou confeccionada pelos próprios alunos em aula anterior), relógio de sol (placa de papelão com uma haste fixada na vertical, que também pode ser confeccionado pelos alunos em aula anterior), planificação das casas, desenho de uma antena, cola, cópias dos textos.

Professor: você pode consultar como construir com as crianças uma bússola em: http://chc.org.br/construa-uma-bussola/ e como construir um relógio de sol em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidognomon

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para os alunos e comente que hoje irão estabelecer relações entre os pontos cardeais e os instrumentos bússola e relógio de sol.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Retome com eles os elementos apresentados, fazendo questões como:

  • Qual é a tarefa de Carlos e Márcio?
  • O que eles precisam saber para que seja possível realizar essa tarefa?
  • Quais instrumentos eles definiram para utilização?

Comente que eles também serão responsáveis por essa tarefa hoje.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão para os alunos. Retome o que sabem sobre os pontos cardeais, a bússola e o relógio de sol. Diga que hoje farão uma comparação entre os dois instrumentos e os pontos cardeais apresentados por eles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leve os alunos a um espaço aberto da escola, onde haja incidência de sol. Organize-os em grupos de 6. Entregue a planificação das duas casas e solicite que eles montem. Em seguida, separe cada grupo de 6 em dois grupos de 3 alunos. Para cada um, entregue ou a bússola ou o relógio de sol. Cada grupo menor deverá colar na casa a antena voltada para o lado Leste, de acordo com a orientação do instrumento recebido.

Professor, nesse momento é importante que você posicione as casas dos dois grupos menores da mesma maneira (sentido e direção), porém um pouco distantes para que eles consigam realizar a tarefa.

Após os grupos completarem a tarefa, devem colocar as casas lado a lado (na mesma posição indicada pelo professor anteriormente) e o instrumento utilizado em frente à ela. Quando todos os grupos terminarem, peça para que eles comparem a posição da antena. Faça perguntas como:

  • O que vocês perceberam sobre a posição das antenas das duas casas?
  • As antenas ficaram exatamente voltadas para o mesmo lugar?
  • O que vocês acham que aconteceu?”

Deixe que os alunos apresentem brevemente as hipóteses. Peça também que um grupo menor mostre ao outro como encontraram o lado leste e comparem essa posição.

Diga a eles que receberão afirmações sobre os pontos cardeais, sobre a bússola e sobre o relógio de sol. Solicite que leiam e apontem qual das afirmações se refere à explicação para a antena estar naquela posição em cada uma das casas. Passe pelos grupos, a fim de observar se eles conseguem estabelecer a relação entre o escrito e o instrumento utilizado na localização da posição da antena. Se perceber dificuldade, leia a afirmação com eles e faça perguntas como

  • Essa descrição parece estar relacionada mais à bússola ou ao relógio?
  • Como podemos observar essa afirmação apresentada?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e solicite que os grupos, primeiramente, contem aos demais o que perceberam na realização da atividade. É provável que eles indiquem que as antenas não foram colocadas exatamente na mesma posição, ou ainda que perceberam que o lado leste foi apontado com uma pequena diferença por cada instrumento.

Retome a questão disparadora. Peça que os grupos escolham uma afirmação para ler e expliquem à qual instrumento e casa ela foi atribuída. Peça também para que justifiquem a escolha. Os outros grupos podem colaborar com aquele que está falando, colocado também hipóteses e argumentações. Preencha o quadro de descobertas apresentado, colocando as afirmações conforme os alunos validam as hipóteses. É interessante que, se possível, cada aluno tenha uma cópia do quadro ou que ele fique disponível para consulta na sala.

Para saber mais sobre esse assunto, consulte: www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Uma bússola (convencional ou confeccionada pelos próprios alunos em aula anterior), relógio de sol (placa de papelão com uma haste fixada na vertical, que também pode ser confeccionado pelos alunos em aula anterior), planificação das casas, desenho de uma antena, cola, cópias dos textos.

Professor: você pode consultar como construir com as crianças uma bússola em: http://chc.org.br/construa-uma-bussola/ e como construir um relógio de sol em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidognomon

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para os alunos e comente que hoje irão estabelecer relações entre os pontos cardeais e os instrumentos bússola e relógio de sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Retome com eles os elementos apresentados, fazendo questões como:

  • Qual é a tarefa de Carlos e Márcio?
  • O que eles precisam saber para que seja possível realizar essa tarefa?
  • Quais instrumentos eles definiram para utilização?

Comente que eles também serão responsáveis por essa tarefa hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão para os alunos. Retome o que sabem sobre os pontos cardeais, a bússola e o relógio de sol. Diga que hoje farão uma comparação entre os dois instrumentos e os pontos cardeais apresentados por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leve os alunos a um espaço aberto da escola, onde haja incidência de sol. Organize-os em grupos de 6. Entregue a planificação das duas casas e solicite que eles montem. Em seguida, separe cada grupo de 6 em dois grupos de 3 alunos. Para cada um, entregue ou a bússola ou o relógio de sol. Cada grupo menor deverá colar na casa a antena voltada para o lado Leste, de acordo com a orientação do instrumento recebido.

Professor, nesse momento é importante que você posicione as casas dos dois grupos menores da mesma maneira (sentido e direção), porém um pouco distantes para que eles consigam realizar a tarefa.

Após os grupos completarem a tarefa, devem colocar as casas lado a lado (na mesma posição indicada pelo professor anteriormente) e o instrumento utilizado em frente à ela. Quando todos os grupos terminarem, peça para que eles comparem a posição da antena. Faça perguntas como:

  • O que vocês perceberam sobre a posição das antenas das duas casas?
  • As antenas ficaram exatamente voltadas para o mesmo lugar?
  • O que vocês acham que aconteceu?”

Deixe que os alunos apresentem brevemente as hipóteses. Peça também que um grupo menor mostre ao outro como encontraram o lado leste e comparem essa posição.

Diga a eles que receberão afirmações sobre os pontos cardeais, sobre a bússola e sobre o relógio de sol. Solicite que leiam e apontem qual das afirmações se refere à explicação para a antena estar naquela posição em cada uma das casas. Passe pelos grupos, a fim de observar se eles conseguem estabelecer a relação entre o escrito e o instrumento utilizado na localização da posição da antena. Se perceber dificuldade, leia a afirmação com eles e faça perguntas como

  • Essa descrição parece estar relacionada mais à bússola ou ao relógio?
  • Como podemos observar essa afirmação apresentada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e solicite que os grupos, primeiramente, contem aos demais o que perceberam na realização da atividade. É provável que eles indiquem que as antenas não foram colocadas exatamente na mesma posição, ou ainda que perceberam que o lado leste foi apontado com uma pequena diferença por cada instrumento.

Retome a questão disparadora. Peça que os grupos escolham uma afirmação para ler e expliquem à qual instrumento e casa ela foi atribuída. Peça também para que justifiquem a escolha. Os outros grupos podem colaborar com aquele que está falando, colocado também hipóteses e argumentações. Preencha o quadro de descobertas apresentado, colocando as afirmações conforme os alunos validam as hipóteses. É interessante que, se possível, cada aluno tenha uma cópia do quadro ou que ele fique disponível para consulta na sala.

Para saber mais sobre esse assunto, consulte: www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano