12060
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Vírus e vetores

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre Vírus e vetores

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs ou Apresentações.
- Ferramenta de vídeo: Youtube
- Projeção de texto e imagem: Powerpoint
- Mural online: Padlet

Optativas:
Questionário: Google Formulários

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, por Google meet ou Zoom, inserindo o trabalho sugerido nos slides 2 e 3 do “contexto”. Faça todos os questionamentos sugeridos. Faça um Powerpoint e projete os infográficos sugeridos.

Você pode abrir um chat, para que as crianças participem de forma mais ativa, ou fazer um formulário, via Google, com algumas das perguntas sugeridas. Se optar pelo formulário, dê um tempo para os alunos responderem o projete os gráficos com as respostas.

Partilhe a “questão disparadora”, fazendo as perguntas sugeridas, de modo a deixar a turma muita curiosa.

Mão na massa
Ainda pelo vídeo, projete o texto informativo sugerido e faça a leitura para os alunos. Ouça as hipóteses e faça questionamentos para instigar a turma.

Peça aos alunos que respondam à questão proposta no slide e registre tudo que for dito por eles, de modo que as respostas fiquem partilhadas com toda a turma. Faça as intervenções necessárias para construção das hipóteses e consolidação das aprendizagens.

Analise, junto do grupo, a tabela sugerida no slide 6, e registre, também em tela partilhada, as informações mais relevantes.

Sistematização
Ainda em videochamada, apresente o vídeo sugerido no slide 7. Peça para que os alunos se organizem em grupos para criarem as paródias, conforme o que aprenderam na aula. Eles podem escrever ou gravar vídeos. Peça para que os materiais produzidos sejam partilhados pelo padlet. Disponibilize um link para que todos tenham acesso.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na criação das paródias ou vídeos, e na postagem no Padlet. Depois, poderão retomar todo o material juntos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_06V&E03

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas