Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_06NUM01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema presente nesta atividade e solicite que tentem resolvê-lo. Você pode enviar a imagem do slide ou enviar o documento com a atividade, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJu4Aj7ZZh5fxz3BW46H2KcxWa3SNjbUJs2CWMm3873zBqBX8tFzUSMwKraQ/ativaula-mat5-06num01.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviá-las em formato de imagem (foto).
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão do problema. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize as reflexões, mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo sobre as considerações presentes. Caso considere viável explore a construção “Dividindo a pizza” realizada no GeoGebra, você a encontra no link a seguir: https://www.geogebra.org/m/wydnr2v3,
Sistematização
Professor(a), solicite que os estudantes procurem o significado da palavra igual e da palavra equivalente e registrem em seus cadernos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona você pode sugerir que os estudantes leiam as definições encontradas.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam por “frações equivalentes”. Caso considere viável, compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem exemplos.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre frações equivalentes. Proponha que eles apresentem aos seus familiares as diferentes possibilidades de divisão de uma pizza. Proponha que eles indaguem e investiguem: Por que será que a pizza tradicionalmente é dividida em 8 pedaços?
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_06NUM01
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes