12059
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre elos de uma corrente na cadeia alimentar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete o texto dos slides 3 e 4, usando uma apresentação de slides. Provoque o grupo com as perguntas propostas. Apresente a “questão disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa. Procure deixá-los instigados.

Mão na massa
Ainda em videochamada, separe os alunos em grupos. Faça a demonstração sugerida no slide 6.

Produza um único documento colaborativo, via Docs ou Apresentações Google. Deixe disponíveis, em cada slide, algumas das imagens propostas no material complementar, de modo que possam ser arrastadas para o documento.

Envie esse documento para a turma com a orientação do “Mão na massa” e os slides separados por grupos de alunos. Cada slide deve conter o nome/número de um grupo.

Faça as adaptações seguintes: divida as cadeias alimentares por grupos, de modo que cada um forme, pelo menos, duas cadeias. Sugira que os alunos insiram setas para indicarem qual ser vivo se alimenta de quem.

Finalizada essa parte, peça para que visitem os slides de outros grupos, para verificarem as cadeias montadas. Solicite que cada grupo apresente uma sequência montada.

Sistematização
Convide as crianças a partilharem o que descobriram seguindo as orientações dos slides 8, 9 e 10. Apresente a descoberta da aula, explicando o que é cadeia alimentar e explorando a cadeia do slide 9.
Formule conceitos do slide 10 com o grupo, escreva-os em um documento projetado por vídeo e peça aos alunos que registrem.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_04V&E03

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas