12058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - O que é transformação mecânica

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre o que é transformação mecânica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Compartilhamento de materiais: Google docs.

Optativas:
Coleta de informações rápidas: Mentimeter.

Contexto e questão disparadora

Faça uma conferência com a turma ou grave a introdução desta aula explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à transformação de materiais e alimentos. Se você aplicou as aulas 1 ou 2 dessa sequência, isso não se fará necessário.

Contextualize a história de uma forma diferente. Inicie a aula mostrando um suco de frutas que você fez e pergunte aos alunos como é possível a fruta se transformar em suco.

Diga aos alunos que deverão registrar as respostas pelo Mentimeter. Crie a nuvem de palavras na ferramenta e disponibilize o código da atividade, para que os alunos escrevam os instrumentos que são capazes de fazer a transformação nas frutas. Note que muitos instrumentos podem aparecer, como mixer, espremedores de frutas, liquidificadores, trituradores etc.

Mão na massa

Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa” e oriente seu grupo a fazer um suco de frutas.

Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, pedindo para que acompanhem esse experimento.

Oriente as crianças a selecionarem diferentes frutas e, quando usarem o instrumento para transformá-la, usem as frutas uma a uma.

Envie, por e-mail, um documento colaborativo com uma tabela para registro. Nesse documento deve conter uma tabela para cada aluno, já nomeada. Nela, oriente as crianças a registrarem as características dos alimentos antes e depois da ação mecânica.

Incentive as crianças a usarem frutas diferentes, verificando o estado delas antes e depois da ação mecânica. Lembre-as de verificarem o que acontece com o estado das frutas quando a ação é feita utilizando elas separadas e juntas.

Você pode ampliar a tabela de registro, pedindo para que batam o gelo e registrem como ele se comporta com a ação mecânica.

Sistematização

Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha que os alunos compartilhem as criações e percepções sobre os alimentos e as transformações que podem ocorrer por meio da ação mecânica. É importante que as diferentes texturas e formas sejam partilhadas nesse momento.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na realização do experimento e experimentarem juntas os sucos feitos pelas crianças.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_02M&E03

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas