Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
Optativas:
- Mural virtual: Padlet
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por uma curta videochamada, pelo Zoom ou Hangouts, e provoque o grupo com a questão disparadora. Faça um documento Powerpoint e partilhe sua tela, mostrando as imagens propostas no “Contexto”.
Faça um bate papo com o grupo, discutindo sobre as questões propostas no slide 3. Pergunte sobre os tipos de poluição que conhecem. A maioria dos alunos deve remeter àquelas causadas pelos gases tóxicos.
Apresente a “questão disparadora” e peça para os alunos que se preparem para resolvê-la. Diga que terão alguns minutos, após a aula, para definirem grupos de trabalho com até 5 integrantes e que devem enviar as divisões para você, por e-mail ou Whatsapp.
Mão na massa
Envie para os grupos um documento colaborativo, tipo Google Apresentações, com vídeo instrutivo sobre a execução de toda a atividade. Siga as orientações dos slides 5 e 6.
Deixe um slide marcado para o trabalho de cada grupo e, nele, insira as imagens do slide 6 com as perguntas a serem respondidas.
Marque um horário para a execução desse trabalho e acompanhe os grupos remotamente. Como é colaborativo, todos devem fazer ao mesmo tempo.
Marque um tempo para a execução da atividade e deixe agendada a próxima videochamada.
Sistematização
Por videochamada, abra as discussões com as questões sugeridas. Peça aos grupos que elejam um aluno de cada para contar sobre o trabalho e, caso outros queiram participar, dê voz a eles.
Ainda na videochamada, discuta as questões colocadas na “sistematização” e faça com que os alunos percebam como a poluição visual também pode ser prejudicial para nossa vida.
Para fechar esse momento, peça para que os alunos avaliem a atividade, escrevam um parágrafo sobre o que aprenderam e postem no mural do Padlet. Disponibilize o link de acesso ao final das discussões.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar as crianças na organização dos grupos de trabalho via Whatsapp, por exemplo.