12054
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Animais aquáticos

Plano de Aula de ciências com atividades para 2º Ano do EF sobre ANIMAIS AQUÁTICOS

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais:
Ferramenta para compartilhamento do link do vídeo - Google Classroom, por exemplo (disponível aqui);
Paint;
Padlet (disponível aqui);
Google Docs (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com as crianças o link do vídeo “Tiquequê | Caranguejo” (disponível aqui). Peça para elas dançarem e cantarem. Então, levante as seguintes questões disparadoras para discussão:
- CARANGUEJO NÃO É PEIXE?
- TODO ANIMAL QUE VIVE NA ÁGUA É PEIXE?
- COMO SÃO OS ANIMAIS AQUÁTICOS?

Mão na massa
Os alunos serão orientados a pesquisarem alguns exemplos de animais marinhos e fazerem desenhos deles, utilizando o Paint. Após finalizados, os desenhos devem ser compartilhados em um documento do Padlet, e todos os alunos devem apreciar os trabalhos uns dos outros.

Sistematização
Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, retome as questões disparadoras, que devem ser respondidas colaborativamente em um documento do Google Docs:
- CARANGUEJO NÃO É PEIXE?
- TODO ANIMAL QUE VIVE NA ÁGUA É PEIXE?
- COMO SÃO OS ANIMAIS AQUÁTICOS?

Convite às famílias
Os familiares podem pesquisar imagens de animais aquáticos e reproduzi-las na forma de desenho, para exporem na parede de um cômodo da residência.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_04V&E03

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas