Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esse é um plano sequência do desenvolvido no código CEI9_17TU01. Este conjunto de códigos tratam de temas subsequentes, como a formação das estrelas provenientes do arranjo presente durante sua fase em nebulosa.
Materiais necessários para a aula: material impresso - resolução de atividades, cards do Mão na Massa e texto para impressão.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Abra a aula solicitando o conceito de estrelas. Espere uma resposta semelhante a “um corpo celeste que brilha”, com objetivo de levar a turma a um entendimento a respeito da característica de que elas liberam energia. Use esta informação como pontapé inicial para a aula. Leia o título da aula novamente com os alunos e veja o que eles têm a dizer sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o título da matéria divulgada no site do Mundo Educação e converse com os alunos sobre as estrelas e seu ciclo. Relacione a conversa para que apareçam as seguintes respostas:
1 - Os elementos químicos que compõem a estrela são o Hidrogênio e o Hélio, além de poeira cósmica (conceitos apresentados na aula CIE9_17TU01, caso queira aprofundar);
2 - As estrelas são formadas através das nebulosas, que são conhecidas como “berço” das estrelas;
Durante as respostas, indique que há uma tabela com todos os elementos químicos presentes na natureza e os artificiais, denominada de tabela periódica. Esta tabela apresenta os já citados gases, assim como todos os elementos conhecidos que nos cercam.
O texto da reportagem será trabalhado no mão na massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Apresente o mapa conceitual acima para seus alunos, explicando que os espaços em branco devem ser preenchidos com as futuras cartas que receberão. Explique que a intenção é que eles percebam como as estrelas saem do seu estágio de nebulosa, que é uma nuvem de concentração de materiais espaciais, até um dos três destinos descritos:
a) As anãs brancas (da qual nosso Sol virá a se fornar);
b) As Supernova (estágio de colapso da estrela)
c) O buraco Negro, por possuir uma massa esmagadora e muita energia.
Link para a matéria completa: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ciclo-vida-das-estrelas.htm
O texto presente no site deve ser apresentado para os alunos, para que sirva de fonte de pesquisa.
Mão na massa
Continuação
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Indique aos alunos que eles devem comparar as linhas do tempo criadas por cada grupo para perceber possíveis variações. Peça para que eles expliquem aos outros grupos porque escolheram determinada organização. Durante este momento, peça que os estudantes escrevam com caneta VERMELHA, caso queiram fazer alguma alteração no plano sequência que haviam construído.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o texto com os estudantes e peça novamente que os alunos organizem as ideias e marquem com caneta PRETA a sequência real que eles observarão sobre os eventos que levam a formação da estrela.
Como explicado no arquivo Cards Estelares (Resolução de atividade 1 e 2 - Mão na Massa - CIE9_17TU02) - material exclusivo para o professor, é interessante que os estudantes tenham dúvidas quanto aos itens 10 e 11, uma vez que são dois caminhos para o qual a estrela pode tomar. Indique que essa é uma explicação que virá futuramente no desenvolvimento do conteúdo da matéria.
Resolução da atividade proposta no Mão na Massa 1 - https://docs.google.com/document/d/1DujcEmCfvUL5BN1Ml4ib_qgpWWXGGu3_e9ktcvWEl08/edit
Texto complementar - https://docs.google.com/document/d/1u1NFrtZU_c_QdaeAziiqHAs-6pPElFPFTFXaYDV64vc/edit