Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que saibam sobre o ciclo de vida das estrelas. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Qual o momento em que uma nebulosa passa a ser estrela?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie a atividade (disponível aqui) em Word, via Whatsapp.
Peça para eles numerarem os cards de forma correta com a sequência dos acontecimentos para a formação de uma estrela. Depois, relacione com o mapa conceitual abaixo.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e explique que as estrelas são formadas pela pressão feita pela gravidade nas nebulosas, promovendo o aumento da temperatura e formando uma Protoestrela. Explore o slide sistematização.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_17T&U02
(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes