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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O nascimento das estrelas

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º Ano do EF sobre o nascimento das estrelas

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse é um plano sequência do desenvolvido no código CEI9_17TU01. Este conjunto de códigos tratam de temas subsequentes, como a formação das estrelas provenientes do arranjo presente durante sua fase em nebulosa.

Materiais necessários para a aula: material impresso - resolução de atividades, cards do Mão na Massa e texto para impressão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Abra a aula solicitando o conceito de estrelas. Espere uma resposta semelhante a “um corpo celeste que brilha”, com objetivo de levar a turma a um entendimento a respeito da característica de que elas liberam energia. Use esta informação como pontapé inicial para a aula. Leia o título da aula novamente com os alunos e veja o que eles têm a dizer sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da matéria divulgada no site do Mundo Educação e converse com os alunos sobre as estrelas e seu ciclo. Relacione a conversa para que apareçam as seguintes respostas:

1 - Os elementos químicos que compõem a estrela são o Hidrogênio e o Hélio, além de poeira cósmica (conceitos apresentados na aula CIE9_17TU01, caso queira aprofundar);

2 - As estrelas são formadas através das nebulosas, que são conhecidas como “berço” das estrelas;

Durante as respostas, indique que há uma tabela com todos os elementos químicos presentes na natureza e os artificiais, denominada de tabela periódica. Esta tabela apresenta os já citados gases, assim como todos os elementos conhecidos que nos cercam.

O texto da reportagem será trabalhado no mão na massa.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora com os alunos e observe as falas deles, tentando ajudar nas principais dúvidas que possam vir a ocorrer, abrindo um caminho para as atividades do Mão na Massa.

Link sobre a origem das estrelas: http://acervociencia.com/2016/06/astronomia/sistema-solar/o-ciclo-de-vida-e-morte-do-sol/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Apresente o mapa conceitual acima para seus alunos, explicando que os espaços em branco devem ser preenchidos com as futuras cartas que receberão. Explique que a intenção é que eles percebam como as estrelas saem do seu estágio de nebulosa, que é uma nuvem de concentração de materiais espaciais, até um dos três destinos descritos:

a) As anãs brancas (da qual nosso Sol virá a se fornar);

b) As Supernova (estágio de colapso da estrela)

c) O buraco Negro, por possuir uma massa esmagadora e muita energia.

Link para a matéria completa: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ciclo-vida-das-estrelas.htm

O texto presente no site deve ser apresentado para os alunos, para que sirva de fonte de pesquisa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Caso exista a possibilidade de imprimir, realize a impressão do material presente no link (https://docs.google.com/document/d/1fa9NqMkf_3p3JJo2TaXGQluaC_8dWo3u2HRr392qrY4/edit). Caso não, realize a projeção deste e do próximo slide e peça que os estudantes copiem suas próprias cartas.

Divida a sala em grupos (máximo de 5 alunos) para cortar/copiar os cards acima. Solicite aos alunos a correta sequência dos acontecimentos para a formação de uma estrela. Peça que eles organizem, colocando uma numeração em cada carta usando caneta AZUL de 1 a 11, para organizarem suas ideias de criação de uma estrela.

Link para melhor entender o conceito de fusão nuclear: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2997/n/o_vaivem_da_fusao_nuclear

Link para reprodução de vídeo em sala sobre o processo de fusão nuclear e seu impacto, se utilizado de forma correta pelo homem: http://www.dw.com/pt-br/cientistas-querem-reproduzir-a-energia-do-sol/av-19068176

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Indique aos alunos que eles devem comparar as linhas do tempo criadas por cada grupo para perceber possíveis variações. Peça para que eles expliquem aos outros grupos porque escolheram determinada organização. Durante este momento, peça que os estudantes escrevam com caneta VERMELHA, caso queiram fazer alguma alteração no plano sequência que haviam construído.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o texto com os estudantes e peça novamente que os alunos organizem as ideias e marquem com caneta PRETA a sequência real que eles observarão sobre os eventos que levam a formação da estrela.

Como explicado no arquivo Cards Estelares (Resolução de atividade 1 e 2 - Mão na Massa - CIE9_17TU02) - material exclusivo para o professor, é interessante que os estudantes tenham dúvidas quanto aos itens 10 e 11, uma vez que são dois caminhos para o qual a estrela pode tomar. Indique que essa é uma explicação que virá futuramente no desenvolvimento do conteúdo da matéria.

Resolução da atividade proposta no Mão na Massa 1 - https://docs.google.com/document/d/1DujcEmCfvUL5BN1Ml4ib_qgpWWXGGu3_e9ktcvWEl08/edit

Texto complementar - https://docs.google.com/document/d/1u1NFrtZU_c_QdaeAziiqHAs-6pPElFPFTFXaYDV64vc/edit

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esse é um plano sequência do desenvolvido no código CEI9_17TU01. Este conjunto de códigos tratam de temas subsequentes, como a formação das estrelas provenientes do arranjo presente durante sua fase em nebulosa.

Materiais necessários para a aula: material impresso - resolução de atividades, cards do Mão na Massa e texto para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Abra a aula solicitando o conceito de estrelas. Espere uma resposta semelhante a “um corpo celeste que brilha”, com objetivo de levar a turma a um entendimento a respeito da característica de que elas liberam energia. Use esta informação como pontapé inicial para a aula. Leia o título da aula novamente com os alunos e veja o que eles têm a dizer sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da matéria divulgada no site do Mundo Educação e converse com os alunos sobre as estrelas e seu ciclo. Relacione a conversa para que apareçam as seguintes respostas:

1 - Os elementos químicos que compõem a estrela são o Hidrogênio e o Hélio, além de poeira cósmica (conceitos apresentados na aula CIE9_17TU01, caso queira aprofundar);

2 - As estrelas são formadas através das nebulosas, que são conhecidas como “berço” das estrelas;

Durante as respostas, indique que há uma tabela com todos os elementos químicos presentes na natureza e os artificiais, denominada de tabela periódica. Esta tabela apresenta os já citados gases, assim como todos os elementos conhecidos que nos cercam.

O texto da reportagem será trabalhado no mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora com os alunos e observe as falas deles, tentando ajudar nas principais dúvidas que possam vir a ocorrer, abrindo um caminho para as atividades do Mão na Massa.

Link sobre a origem das estrelas: http://acervociencia.com/2016/06/astronomia/sistema-solar/o-ciclo-de-vida-e-morte-do-sol/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Apresente o mapa conceitual acima para seus alunos, explicando que os espaços em branco devem ser preenchidos com as futuras cartas que receberão. Explique que a intenção é que eles percebam como as estrelas saem do seu estágio de nebulosa, que é uma nuvem de concentração de materiais espaciais, até um dos três destinos descritos:

a) As anãs brancas (da qual nosso Sol virá a se fornar);

b) As Supernova (estágio de colapso da estrela)

c) O buraco Negro, por possuir uma massa esmagadora e muita energia.

Link para a matéria completa: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/ciclo-vida-das-estrelas.htm

O texto presente no site deve ser apresentado para os alunos, para que sirva de fonte de pesquisa.

Slide Plano Aula

Orientações: Caso exista a possibilidade de imprimir, realize a impressão do material presente no link (https://docs.google.com/document/d/1fa9NqMkf_3p3JJo2TaXGQluaC_8dWo3u2HRr392qrY4/edit). Caso não, realize a projeção deste e do próximo slide e peça que os estudantes copiem suas próprias cartas.

Divida a sala em grupos (máximo de 5 alunos) para cortar/copiar os cards acima. Solicite aos alunos a correta sequência dos acontecimentos para a formação de uma estrela. Peça que eles organizem, colocando uma numeração em cada carta usando caneta AZUL de 1 a 11, para organizarem suas ideias de criação de uma estrela.

Link para melhor entender o conceito de fusão nuclear: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2997/n/o_vaivem_da_fusao_nuclear

Link para reprodução de vídeo em sala sobre o processo de fusão nuclear e seu impacto, se utilizado de forma correta pelo homem: http://www.dw.com/pt-br/cientistas-querem-reproduzir-a-energia-do-sol/av-19068176

Slide Plano Aula

Continuação

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Indique aos alunos que eles devem comparar as linhas do tempo criadas por cada grupo para perceber possíveis variações. Peça para que eles expliquem aos outros grupos porque escolheram determinada organização. Durante este momento, peça que os estudantes escrevam com caneta VERMELHA, caso queiram fazer alguma alteração no plano sequência que haviam construído.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o texto com os estudantes e peça novamente que os alunos organizem as ideias e marquem com caneta PRETA a sequência real que eles observarão sobre os eventos que levam a formação da estrela.

Como explicado no arquivo Cards Estelares (Resolução de atividade 1 e 2 - Mão na Massa - CIE9_17TU02) - material exclusivo para o professor, é interessante que os estudantes tenham dúvidas quanto aos itens 10 e 11, uma vez que são dois caminhos para o qual a estrela pode tomar. Indique que essa é uma explicação que virá futuramente no desenvolvimento do conteúdo da matéria.

Resolução da atividade proposta no Mão na Massa 1 - https://docs.google.com/document/d/1DujcEmCfvUL5BN1Ml4ib_qgpWWXGGu3_e9ktcvWEl08/edit

Texto complementar - https://docs.google.com/document/d/1u1NFrtZU_c_QdaeAziiqHAs-6pPElFPFTFXaYDV64vc/edit

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - O nascimento violento das estrelas

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa (resolução) - O nascimento violento das estrelas


Sobre o plano select-down

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PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

As nebulosas

AULA 03

Supernovas - colapso das estrelas

AULA 04

O buraco negro

AULA 05

O Sol e os processos vitais

AULA 06

O Sol e a extinção

AULA 07

Composição química do universo

AULA 08

Desmistificando as estrelas cadentes

AULA 09

Erupções solares

AULA 10

Tempestades cósmicas no espaço

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