12048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Consumismo e degradação ambiental

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º ano do EF sobre Consumismo e degradação ambiental

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem as percepções em relação ao gráfico. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como nasce todo esse lixo?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e peça para eles escreverem um roteiro de uma dramatização que aborde os temas a seguir. 

Envie aos grupos o tema da dramatização, via Whatsapp:

Grupo 1 - Empresa de extração do recurso natural;
Grupo 2 - Empresa de fabricação do produto;
Grupo 3 - Empresa de comercialização do produto;
Grupo 4 - Consumidor final do produto;
Grupo 5 - Coleta de lixo.

Cada grupo deve observar e registrar a quantidade de resíduos produzidos em cada atividade desenvolvida pelos elos da cadeia produtiva.

Peça para eles compartilharem as ideias, para que cada grupo possa unir todas as propostas da dramatização e responder:
- Como nasce todo esse lixo?

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui)
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e fale um pouco sobre Economia Linear e seus impactos.


Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_13V&E02

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas